SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 28 de julho de 2011

" PREFEITURA TOMBA CASA DE FREI TITO DE ALENCAR "

MEMÓRIA


FOTO: NATINHO RODRIGUES - DIÁRIO DO NORDESTE
" O imóvel tombado pela Prefeitura está localizado
na Rua Rodrigues Júnior, 364, no Centro de Fortaleza "










" O cearense ficou conhecido por lutar, durante a Ditadura Militar,

pelo retorno da democracia no Brasil "







 " A prefeita Luizianne Lins assinou, na tarde de ontem, documento que decreta o tombamento da casa de Frei Tito de Alencar Lima, localizada na Rua Rodrigues Júnior, nº 364, no Centro de Fortaleza. A edificação, portanto, não poderá mais ser vendida ou demolida.

A titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Fátima Mesquita, comemorou o tombamento do imóvel onde viveu o cearense Frei Tito de Alencar Lima, conhecido por lutar, durante o período da Ditadura Militar, pelo retorno da democracia no Brasil. Naquela época, Frei Tito foi submetido aos mais variados tipos de tortura física e psicológica.

"O tombamento da casa é uma forma de respeitar uma pessoa que sofreu para fazer a diferença", declara Fátima Mesquita, afirmando que a construção, apesar de não ser um monumento de grande porte arquitetônico, traz em si uma grande importância imaterial.

Preocupação

A secretária lembra que muitas comunidades vinham demonstrando preocupação e procurando a Prefeitura a fim de evitar a possível destruição da casa. "Muitas pessoas estavam atentas ao destino do imóvel", diz. Fátima Mesquita informa que a Secultfor ainda irá conversar sobre a decisão de preservação com os proprietários do local.

O processo de tombamento da casa de Frei Tito de Alencar se deu por meio de quatro solicitações de políticos. A primeira ocorreu no dia 14 de junho deste ano. Em 5 de julho, de acordo com a Secultfor, o pedido foi apresentado ao Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), que aprovou o encaminhamento da solicitação ao gabinete da prefeita, ocorrido no dia 13 de julho, para ser viabilizado o decreto de tombamento definitivo da edificação."



RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA CIDADE


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1017536

Nenhum comentário:

Postar um comentário