SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 28 de julho de 2011

MUSEU DO CEARÁ

" Museu do Ceará precisa de mais estrutura "





" Museu do Ceará tem problemas de conservação e desagrada visitantes "


" Denis Melo leva as filhas Beatrice e Lua Clara, de 13 e 11 anos, para visitar o Museu do Ceará pela primeira vez. “A memória é uma das grandes riquezas da humanidade”, afirma. As meninas estão animadas para conhecer parte da história cearense: “Desde segunda-feira queria vir”, lembra Beatrice. “É bom conhecer o passado”, aponta Lua.

Mesmo reconhecendo a importância do lugar, Denis notou problemas estruturais: infiltrações e rachaduras nas paredes, buracos no teto e piso frouxo. Os aparelhos de ar-condicionado das salas do térreo não funcionam, como noticiado na coluna Vertical, do O POVO, da última terça-feira. “Não dá para se sentir bem em um lugar assim. O prédio também tem história”, sentencia Denis.

Uma funcionária afirma que, quando necessário, os próprios encarregados da manutenção fazem pequenos reparos, mas que, como o prédio é tombado, não é possível consertar tudo. As reformas devem ser autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Secretaria da Cultura (Secult), que gerencia o Museu.

A diretora do Museu do Ceará, Cristina Holanda, conta que as infiltrações são causadas por problemas na instalação hidráulica. Segundo ela, um laudo técnico já foi encaminhado para a Coordenadoria de Patrimônio Cultural, da Secult. “Agora, só resta esperar”, afirma.


Calor recente

O problema no ar-condicionado foi causado pela explosão de um transformador na rua Visconde de Saboia no dia 20 de junho, que danificou os aparelhos. Segundo o coordenador do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa), Otávio Menezes, o conserto ainda não tem prazo. “Estamos providenciando. A Coelce já esteve lá vendo o que funciona. Os encaminhamentos estão sendo feitos”, diz.

Atualmente, a fachada do museu está sendo lavada para receber nova pintura através de uma parceria entre Prefeitura, Governo e Tintas Coral.


ENTENDA A NOTÍCIA


O Museu do Ceará foi criado em 1932 e, desde 1990, funciona no Palacete Senador Alencar. O prédio foi concluído em 1871 para sediar a Assembleia Provincial na época do Brasil imperial. Em 1973 foi tombado pelo Iphan."



Mariana Freire


FONTE:  JORNAL O POVO  Online/OPOVO/Fortaleza

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/07/28/noticiafortalezajornal,2272583/museu-do-ceara-precisa-de-mais-estrutura.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário