SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

EX-GOVERNADOR DO CEARÁ GOZAGA MOTA ESTREIA DA LITERATURA



                                                  IMAGEM: DIÁRIO DO NORDESTE
" Ilustração da capa do livro "Textos para reflexão", de Gonzaga Mota, feita pelo artista local Kazane "


" Ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota lança dia 11 de fevereiro, sexta-feira, seu primeiro livro não-técnico, uma coletânea de crônicas elaboradas ao longo de sua carreira política "

" Meditações sobre política, arte, educação, família e outros temas diversos, a partir do resgate de memórias e de situações cotidianas. Com essa proposta, o político e ex-governador do Ceará Gonzaga Mota lança hoje o livro "Textos para reflexão" (Imeph, 2010, 141 páginas), na Livraria Cultura.

Autor de diversas publicações na área econômica, Gonzaga Mota, faz sua estreia na literatura não-técnica. "Textos para reflexão" reúne pequenos artigos extraídos de pronunciamentos feitos ao longo da carreira do ex-governador - na Câmara dos Deputados (quando Deputado Federal), em periódicos nacionais e em palestras realizadas no Brasil e em alguns países da América Latina (na época em que participou do Parlamento Latino Americano).

Ao todo, são 68 textos, todos de fácil leitura, que não seguem ordem cronológica, possibilitando ao leitor escolher pela temática que mais lhe agradar naquele momento.

A ideia de reuni-los para uma coletânea surgiu em meados do ano passado, a pedido de amigos. Há aqueles que abordam questões políticas e sociais, como "Ideologia e Pragmatismo", "Conservador, progressista ou liberal?" e "Drogas: um problema mundial"; outros voltados à educação, como "Educação e desenvolvimento" e "Choque de educação"; até os mais pessoais, cujo tom tende mais à crônica, como "Zé Limeira", personagem famoso da época do Abrigo Central, localizado na Praça do Ferreira.

Alguns textos destacam-se pela singularidade das situações descritas, como em "Carlos Drummond de Andrade", no qual relata seu breve encontro com o grande poeta brasileiro em uma floricultura do Rio de Janeiro. Na ocasião, Drummond ajudou-o a escrever um cartão para sua esposa.

Além da apresentação, escrita pelo próprio Mota, e do Perfil do autor, redigido por Antônio Câmara (na qual são destacadas as atuações técnicas, acadêmicas e políticas do autor), o livro traz ainda dois poemas. No início, o de Francisco Otaviano, "Ilusões da Vida"; no final, o de Fernando Pessoa, "Navegar é preciso".

O político revela que o próximo trabalho literário já está a caminho. "É um livro de poemas. Em breve estará na gráfica e deve ser lançado em maio", conta Mota."


MAIS INFORMAÇÕES


Lançamento do livro "Textos para reflexão", de Gonzaga Mota.
 Dia  11 de fevereiro, às 19 horas
 Livraria Cultura (Av. Dom Luis, 1010, Meireles, Shopping Varanda Mall).
 Contato: (85) 4008.0800


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=930577

Nenhum comentário:

Postar um comentário