SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O PÚBLICO E O PRIVADO... QUAL O LIMITE ????


----------------------------------------------------------------------------------



" No avião, um empresário, um governador, uma cachorra, a babá da cachorra… Ou: Cid, o Saddam do Ceará "

" Na VEJA desta semana, Felipe Patury informou na coluna Holofote que o empresário Alexandre Grendene, com muitos negócios no Ceará, cedeu um jato Falcon 7X para o governador Cid Gomes passar alguns dias de férias nos EUA. Aí começou a desconversa. Cid não falava a respeito; Grendene também não e tal… O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) entrou com um requerimento na Assembléia para que ela cobrasse explicações do governador. Leiam agora o que informa a Folha. Volto em seguida:

Assembleia libera Cid de explicar uso de avião

 Por 40 votos a 1, a Assembléia Legislativa do Ceará rejeitou, ontem, o requerimento do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) que cobrava do governador Cid Gomes (PSB) explicações sobre uma viagem aos EUA no avião particular do empresário Alexandre Grendene em janeiro. A empresa, uma das maiores indústrias de calçados, recebe incentivos fiscais no Estado e, no ano passado, doou R$ 1,2 milhão para a reeleição de Cid.

Segundo Grendene, o governador pegou uma “carona” no jatinho a convite dele.

Único a votar a favor do requerimento, Férrer vai ao Ministério Público Estadual com uma representação por improbidade administrativa. O empresário disse que é amigo de Cid há 20 anos. “Eu estava em Fortaleza e fiquei sabendo que o governador também ia para lá [EUA]. Fomos eu, minha esposa, a minha cachorra, a babá da cachorra, o [empresário] Júlio Ventura, o governador e a esposa dele”, falou.

Grendene disse que qualquer empresa que chega ao Ceará ganha os benefícios. Cid disse, anteontem, que não se pronunciaria sobre o assunto por se tratar de um período de férias.
A procuradora-geral de Justiça do Ceará, Socorro França, vai analisar o caso.


Voltei

Quarenta a um? Percentualmente, nem Saddam Hussein tinha essa maioria no Parlamento do Iraque. Hosni Mubarak, então, nem pensar… Só da Irmandade Muçulmana havia 88 parlamentares… Cid deixa qualquer ditador árabe no chinelo.

A tática mudou um pouquinho. De início, ninguém dizia nada. Depois, veio a fase “o avião é meu, e nele viaja quem eu quero”. Como um governador de estado está submetido a leis — e receber favor de empresário que goza de benefícios do Estado pode resultar em perda de mandato e cassação de direitos políticos —, então a viagem, finalmente admitida, virou uma carona.

Grendene parece que tentou ser engraçado, quem sabe um tanto cínico, ao incluir a cachorra entre os convivas — e a babá da bichinha, é claro! Lembrei de uma música do Léo Jaime cantada pelo Eduardo Dusek, lá dos anos 80: “Troque seu cachorro por uma criança pobre…”

Ah, sim: o doutor sabe ganhar dinheiro com calçados, mas é ruim de lógica. Ainda que seja verdade que todo empresário que se instala no Ceará recebe incentivos fiscais, não é verdade que todo empresário que se instala no Ceará cede um jato ao governador. Se o incentivo os iguala, o presentinho os distingue.

Se Grendene quiser, posso explicar de novo, do começo…"

Por Reinaldo Azevedo
 
FONTE: BLOG DO RINALDO AZEVEDO
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário