SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO VI ANUNCIA QUE RENUNCIARÁ

" Bento XVI anuncia que renunciará em 28 de fevereiro "

" A notícia foi dada durante um discurso pronunciado em latim, em um consistório do Vaticano. Até março, novo Papa deve ser escolhido "






" Bento XVI já havia tomado sua decisão de renunciar ao papado em março do ano passado, na volta de uma viagem que o levou a Cuba e ao México, revelou nesta segunda-feira, 11, em um editorial, o diretor do Ossevatore Romano, o jornal do Vaticano.
O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda que vai renunciar o pontificado no próximo dia 28 de fevereiro. A notícia foi dada durante um discurso pronunciado em latim, em um consistório do Vaticano. Bento XVI alegou que suas forças não são mais idôneas para exercer de forma adequada o ministério patrino.

"Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando", disse o pontífice. Ele renunciará às 20h (16h de Brasília) na data anunciada.


Veja também:
> Bispo do Crato diz que Bento XVI queria mais pressa na reabilitação de Padre Cícero
> Padre Clairton Alexandrino diz que anúncio de renúncia do Papa foi uma surpresa


No último domingo, 10, o Papa Bento XVI escreveu em sua conta do Twitter que "todos somos pecadores". "Devemos ter confiança na força da misericórdia de Deus. Embora sejamos todos pecadores, a sua graça nos transforma e renova", disse o pontífice.
Escolha do sucessor
A Igreja Católica inicia o processo de escolha do novo Papa em março. A expectativa é de que até a Páscoa o sucessor de Bento XVI seja anunciado, de acordo com informações da imprensa do Vaticano.

Entre os cardeais que farão parte do conclave, cinco são brasileiros. A última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, apresentava um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave. Para poder participar da escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

Trajetória
Joseph Alois Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927. Bento XVI é Papa desde o dia 19 de Abril de 2005. Ele assumiu o cargo depois de ser eleito como o 265º Papa, à época, com 78 anos, sendo oo sucessor de João Paulo II, que morreu no dia dois de abril de 2005. 
Discurso de renúncia
Leia a íntegra do discurso em que Bento XVI anuncia, durante  encontro com autoridades eclesiásticas, que deixa o pontificado:

“Caríssimos irmãos,

Convoquei-vos para este consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.

Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado.

Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os padres cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

BENEDICTUS PP XVI”


http://www.opovo.com.br/app/galeria/2013/02/11/interna_galeria_fotos,648/confira-trajetoria-do-papa-bento-xvi.shtml

Confira trajetória do Papa Bento XVI


FONTE:  JORNAL O POVO OLNINE
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/mundo/2013/02/11/noticiasmundo,3004070/bento-xvi-anuncia-que-renunciara-em-28-de-fevereiro.shtml
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário