SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ADEUS DO PAPA BENTO XVI

Do G1, em São Paulo

" Com renúncia de Bento XVI, começa oficialmente o período de Sé Vacante "

" A partir de agora, ele é Papa Emérito, e conclave escolherá seu sucessor.
'Sou um simples peregrino', disse ele na despedida em Castel Gandolfo." 

Membro da Guarda Suíça fecha as portas da residência papal de verão, em Castel Gandolfo, para marcar o fim do pontificado de Bento XVI, nesta quinta-feira (28) (Foto: AP)   

 " Membro da Guarda Suíça fecha as portas da residência papal de verão,

 em Castel Gandolfo, para marcar o fim do pontificado de Bento XVI, nesta quinta-feira (28) (Foto: AP)

" A renúncia do Papa Bento XVI começou a valer oficialmente às 20h desta quinta-feira (28) no Vaticano, 16h de Brasília.
Começa assim o período da Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica provisoriamente sem líder -geralmente por conta da morte de um Papa e, neste caso excepcional da renúncia.
 A guarnição da Guarda Suíça que acompanhou Bento XVI à residência papal de Castel Gandolfo se retirou do local, e a bandeira papal branca e amarela foi abaixada.
A partir desse momento, a segurança de Bento XVI está garantida pela Gendarmaria Vaticana.

Os aposentos papais no Vaticano também foram trancados, e só voltarão a ser ocupados pelo próximo pontífice.
O site do Vaticano também registrou a situação de Sé Vacante.
Durante a Sé Vacante, os assuntos da igreja ficam sob a responsabilidade do Camerlengo. O atual Camerlengo é o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
Papa Emérito
Bento XVI deixou o Vaticano cerca de três horas antes rumo à residência, onde deve ficar cerca de dois meses.

Depois desse período, o agora Papa Emérito, que vai continuar usando o nome de Bento XVI, vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano, que está sendo reformado para recebê-lo.
Conclave

Agora, os cardeais se organizam para escolher o sucessor, após os oito anos de pontificado de Bento XVI, marcados por controvérsias e escândalos.

O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, deve convocar formalmente nesta sexta-feira, o conclave. A primeira reunião preparatória  para definir a data de início deve ocorrer na próxima segunda, 4 de março, disse informalmente o cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe.

O Papa Bento XVI acena para os fiéis da sacada da residência de Castel Gandolfo, pouco após deixar o Vaticano nesta quinta-feira (28) (Foto: Reuters)O Papa Bento XVI acena para os fiéis da sacada da residência de Castel Gandolfo, pouco após deixar o Vaticano nesta quinta-feira (28) (Foto: Reuters)
'Peregrino'
Ao chegar à pequena vila de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma, Bento XVI disse aos fiéis que o esperavam que agora não é mais pontífice, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".

"Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h. Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra", disse o alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, da sacada, antes de se recolher ao edifício.
Bento XVI tinha deixado o Vaticano, em um helicóptero da Força Aérea Italiana, às 17h07 locais (13h07 de Brasília).

Antes de embarcar, o pontífice recebeu adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.
Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.
Renúncia surpreendente
O pontífice alemão havia anunciado em 11 de fevereiro que, no dia 28, renunciaria ao cargo. O anúncio, inédito na história recente da Igreja Católica, foi considerado surpreendente.

Bento XVI argumentou que, por conta da idade avançada, não tinha mais forças para liderar a Igreja Católica, após 8 anos de um mandato que, segundo ele próprio, teve "águas agitadas", como o escândalo do VatiLeaks e as investigaçõeso de casos de pedofilia envolvendo o clero em vários países.

arte trajetória papa bento (Foto: 1)
Cardeais
Na manhã desta quinta, Bento XVI prometeu "incondicional reverência e obediência" ao seu sucessor no Trono de Pedro, ao falar brevemente no seu encontro de despedida com os cardeais.

"Continuarei próximo a vocês em oração, especialmente nos próximos dias, em que elegem o novo Papa, ao qual hoje declaro incondicionais reverência e obediência", disse.
Bento XVI também apelou para que a Igreja Católica permaneça unida, reiterando um apelo que fez várias vezes ao longo de suas aparições públicas desde o dia 11.
O Papa destacou a proximidade, a solidariedade e os conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de governo.
"Nestes anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.
Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".
"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", disse.
Bento XVI disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
'Gratidão'
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano,  expressaram sua "gratidão" a Bento XVI por seus anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo".

Cerca de 144 cardeais participam do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano, segundo Federido Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Eles receberam Bento XVI com um aplauso de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente do pontífice, beijando sua mão.
Alguns cardeais deram presentes ao Papa, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ele não detalhou quais foram os presentes."


FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO  - G1
http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/02/com-renuncia-de-bento-xvi-comeca-oficialmente-o-periodo-de-se-vacante.html

FERNANDO CÂNCIO LANÇARÁ A 6ª EDIÇÃO DA COLETÂNEA " FORTALEZA DOS MEUS AMORES "


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO PROFESSORES !


FOTO APEOC




--------------------------------------------------------------------------


" STF decide que piso nacional de professor vale a partir de abril de 2011"

" Lei que criou remuneração é de 2008, mas foi validada pelo STF em 2011.
Estados deverão pagar salários retroativos desde abril de 2011."


Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
 
" O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) por maioria, oito votos a um, que o piso nacional de salário do professor deve ser pago pelos estados a partir de 27 de abril de 2011, data em que o próprio Supremo considerou constitucional a lei que estabeleceu a remuneração básica.
Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Para 2013, segundo o Ministério da Eduação, o valor do piso é de R$ 1.567.
A decisão foi tomada no julgamento de recursos apresentados pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, que alegaram que não tinham condições financeiras de pagar os valores retroativos.
O relator do processo e presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, foi o único contrário ao pagamento retroativo desde 2011 - ele queria que os estados fossem obrigados a pagar os valores atrasados desde 2008.
 "Visivelmente, esses estados todos não querem cumprir a lei. Eles ingressam com embargos, daqui a pouco virão outros embargos", disse Barbosa. O ministro Marco Aurélio Mello, então, questionou: "Mas eles não têm numerário". E Barbosa rebateu: "Eles têm numerário para outras coisas. Seguramente têm", afirmou.
Joaquim Barbosa argumentou que os estados já tiveram prazo para se adequar e fazer o pagamento adequado aos professores.
O ministro Teori Zavascki foi o primeiro a atender o pedido dos estados para que o piso só valesse a partir de 27 de abril. Ele foi seguido por Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Marco Aurélio. O ministro Dias Toffoli, que foi advogado-geral da União na época da criação da lei, se declarou impedido de analisar o caso.
Zavascki argumentou que os gastos poderiam comprometer o Orçamento dos estados. "A informação que se tem é que os gastos são elevados em alguns estados comprometendo seriamente a previsão orçamentária."
Lewandowski concordou e afirmou que somente a partir da decisão do Supremo é que os estados puderam adequar seus gastos.
A defesa do governo do Rio Grande do Sul argumentou no julgamento que, caso o estado tivesse de pagar o retroativo, o passivo somaria R$ 3 bilhões, verba anual de toda a segurança pública."


FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO G-1
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/02/stf-decide-que-piso-nacional-de-professor-vale-partir-de-abril-de-2011.html

VOCÊ SABE O QUE QUER ?

Foto

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LULA SERÁ HOMENAGEADO PELA UNILAB

Foto

" E OS DOIS FORMARÃO UMA SÓ CARNE "

                                   CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

ATENÇÃO PROFESSORES !


" A Comissão Geral de Negociação APEOC-SEDUC, em conjunto com a Comissão Técnica de Acompanhamento da Aplicação da Lei 15.064 - lei esta que garantiu mais recursos para aplicação na valorização do magistério -, esteve reunida hoje, dia 25/2/2013 (segunda), para dar continuidade às negociações de efetivação do pagamento do ABONO GERAL do FUNDEB.
Na ocasião, outros pontos foram questionados e discutidos para informação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.


Concurso Público
  • Será realizado pelo CESPE/UNB. Edital sai em Março/2013.


Ampliação Definitiva de Carga Horária
  • Posição favorável da SEDUC. Será realizada, no próximo dia 05/3/2013, reunião conjunta APEOC-Procuradoria Geral do Estado(PGE)-SEDUC para fechamento de proposta de Projeto de Lei (PL).


Aposentadoria de Professores detentores de Gratificação Extraclasse
  • Reunião, com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), marcada para o dia 05/03/2013.


Seleção de Gestores e Eleição para Diretores de Escolas
  • Reafirmada pela SEDUC a realização de seleção com eleição de diretores, de acordo com a atual legislação.


Equiparação da Regência de Classe de Mestres (de 10% para 20%) e de Doutores (de 10% para 40%) Aposentados
  • O Sindicato APEOC, na luta, garantiu a extensão do aumento da gratificação para ativo lotado nas CREDEs-SEDUC, pois a lei original garantia apenas aos professores em efetiva regência.
  • Na continuidade da negociação, o Sindicato APEOC está conquistando a extensão do benefício para todos os professores aposentados (mestres e doutores) que fazem jus à paridade e à integralidade.
  • O processo já seguiu para a CEPREV-SEPLAG, para que haja a implantação da gratificação de regência de classe.


Elevação das Gratificações do Secretário Escolar, Coordenadores e Universalização da Gratificação dos Diretores para DNS-3
  • O Sindicato cobrou agilidade.
  • A SEDUC, após consulta à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), informou que a mensagem deverá ser votada na quinta, dia 28/02/2013.


Progressão dos Profissionais do Magistério de 2011 e 2012 e Descompressão da Carreira
  • A SEDUC reconhece a necessidade de agilização para cumprir o que está posto em lei.
  • Estudos para definição do número de aptos, e critérios para classificação por tempo de serviço e avaliação serão realizados pela Comissão Geral de Negociação.
  • Sobre descompressão na carreira, será ponto prioritário na pauta 2013, após fechamento da pauta 2012.


Decreto regulamentando as Gratificações nas Escolas Profissionalizantes
  • Estudos na Procuradoria Geral do Estado (PGE) em fase de encerramento.


Lei disciplinando a implementação do 1/3 na jornada hora-atividade para Planejamento e Lotação 2013
  • O Sindicato APEOC argumentou e propôs e a SEDUC assumiu o compromisso de regulamentar, em lei estadual, a garantia de 1/3 de planejamento.
  • A SEDUC aguarda regulamentação legal, no âmbito nacional, para definição das 26 (interação) /14 (extraclasse).


Benefício-Alimentação para Professores contratados por tempo determinado
  • Compromisso assumido em 2012 e ratificado nesta reunião ficando estabelecido como ponto prioritário para efetivação em 2013.


Distribuição de Tablets
  • A Secretária de Educação do Estado do Ceará, Izolda Cela, informou que serão distribuídos, inicialmente, para todos os professores em regência de classe (efetivos e temporários).


Pagamento de Professores Temporários (contratos celebrados até Janeiro de 2013)
  • A Coordenadora de Recursos Humanos da SEDUC, Marta Emília, após cobrança do Sindicato APEOC, afirmou que o pagamento deverá sair em 1º de março de 2013.


Ano Letivo de 2013
  • O Sindicato APEOC apresentou sua posição de preservação da carga horária máxima do professor de 40 horas semanais e a garantia dos 15 dias de Férias após o segundo semestre letivo.


ABONO GERAL do FUNDEB
  • O pagamento será realizado no dia 28 de março de 2013, em Folha Suplementar;
  • O montante de recursos (preliminar) é de no mínimo 33 milhões e 800 mil reais;
  • O pagamento será proporcional aos meses trabalhados no ano de 2012;
  • A Comissão Técnica da APEOC e SEDUC continuam os estudos para finalização de números do ABONO GERAL FUNDEB/2012.
É necessário registrar que os avanços consolidados pelo Sindicato APEOC resultam da luta da categoria: da sua capacidade de mobilização, proposição; negociação e articulação.


Negociação Qualificada e com Mobilização
  • Data base: 1º. de janeiro;
  • Pagamento das progressões 2009 sem avaliação de desempenho, retroativo, para 100% dos aptos;
  • Pagamento da progressão 2010 sem avaliação de desempenho, também retroativo, para 100% dos aptos (proporcionando, as duas progressões, um ganho de 10% para cerca de 4.000 professores)
  • Aumento do Teto-Referência para recebimento do Benefício;
  • Alimentação (VR) de R$ 2.000,00 para RS 4.000,00;
  • Aumento do valor do VR de R$ 6,00 para R$10,00 (conquistamos um aumento de mais de 60%)
  • Nivelamento Salarial (Equivalente a Vencimento e Regência de Classe; em LEI) dos professores graduados contratados temporariamente com os professores efetivos no início da carreira;
  • Manutenção do processo de eleição de diretores nas escolas estaduais;
  • Convocação, nomeação e lotação dos 300 professores que haviam solicitado reclassificação, e dos que não haviam concluído curso, oriundos do concurso de 2009, que também foi conquistado com Ação na justiça, mobilização e negociação, para chamamentos dos aprovados e classificados.


Movimento Grevista Deflagrado, e apoiado pela sociedade cearense
Barramos o projeto neoliberal de liquidação da carreira que estava transposto na “tabela maldita”, através da utilização da arma sagrada da GREVE: NO MOMENTO CERTO! E SEMPRE ARTICULADA COM A SOCIEDADE!


Suspensão do Movimento Grevista, com
negociação consequente e com avanços registrados e afirmados em documento
  • Ganho real de 7,5% para ativos e aposentados, em novembro de 2011;
  • Derrotamos a proposta do conselho do FUNDEB – versão maquiada da “tabela maldita”;
  • Manutenção da estrutura de carreira do nível superior com base na lei 12.066;
  • Lei APEOC 15.064 – única no Brasil que obriga, através de INSTRUMENTO LEGAL ESTADUAL, o aumento do percentual mínimo para valorização do magistério, que, no FUNDEB, é de 60%; e que, com a “LEI APEOC”, sobe para 77% em 2012, e 80% em 2013 e 2014.
  • Frutos da “LEI APEOC”: Nas negociações, o Governo do Estado propôs 75%; o Sindicato APEOC conseguiu elevar este índice para 77% e 80%.
  • Duas datas de valorização da carreira de professor: Uma, específica (outubro 2012), junho(2013) (Recomposição FUNDEB); e, outra, em janeiro (reajuste geral dos servidores);
  • Manutenção da regência de classe em 10%: para graduados e especialistas (Governo do Estado propôs a retirada desta “manutenção”)
  • Aumento da regência de classe para mestres e doutores, respectivamente, de 10% para 20%; e de 10% para 40%. "

A luta continua!
Sindicato APEOC: Sempre lutando pela Educação e pelos Educadores!


FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS DO SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/34-ultimas-noticias/6059-abono-geral-fundeb-sai-dia-28-de-marco.html
 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA

Foto

PÁSCOA NÃO É COMÉRCIO

Foto

" BICICLOTECA: QUEM QUER FAZ "

" Educação e cultura – Bicicloteca "

Quem quer faz.

Bicicloteca Robson Mendonça Educação Blog do Mesquita

" Ex-morador de rua, após perder mulher e filhos em acidente de trânsito, Robson Mendonça buscava consolo nos livros. Como não havia bibliotecas que emprestassem livros para quem não tinha endereço fixo, depois do mergulho na dor, Robson deixou de morar nas ruas e criou o projeto da Bicicloteca, que atende exatamente aos moradores de rua."

Fonte: Radio RuaUma web rádio que tem como proposta a difusão da produção artística e cultural. Shows, entrevistas, transmissão ao vivo e a divulgação do mais variados eventos fazem parte da programação dessa RÁDIO ITINERANTE. Em breve perto da sua esquina."


FONTE: BLOG DO MESQUITA
http://mesquita.blog.br/
 

QUEREMOS DEUS 2013

" Hoje é dia de encontro de fé "

" O Queremos Deus está na 24° edição e neste ano o tema será a juventude, por causa da jornada mundial que ocorre no RJ neste ano. Durante o evento, alimentos serão arrecadados para ajudar as vítimas da seca "

 


FOTO: EDIMAR SOARES
" Como no ano passado (foto), padre Antônio Furtado rezará o terço no Queremos Deus. O encontro é realizado pela Comunidade Católica Shalom "



" Já está tudo pronto para a 24ª edição do Queremos Deus. O evento acontece neste domingo, 24, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão. São esperadas 60 mil pessoas, segundo a organização do evento. Foi montado um esquema especial de logística e segurança, que inclui ônibus extras saindo dos sete terminais de transporte urbano de Fortaleza.

A edição deste ano será voltada para a juventude. O tema é “Que ninguém te menospreze por seres jovem, ...sede exemplo na Fé”. O estudante Victor Santiago, 22, vai ao Queremos Deus pela terceira vez e aprovou a escolha da temática desta edição. “Em julho, vamos ter Jornada Mundial da Juventude e acho que os jovens estão assumindo o seu lugar dentro da igreja”, avalia.

O organizador do evento, Paulo Mindêllo, pondera que, embora a temática seja voltada para o jovem, o Queremos Deus está aberto para todos os públicos, inclusive os não-católicos. “O evento será para gente de todos os credos e idades, sem segregação”, convida. Quanto à expectativa de um público de 60 mil pessoas, ele diz basear-se nas edições anteriores, que tiveram públicos próximos disso.

Além da presença do padre Antônio Furtado, que rezará o terço, a dupla Ítalo e Renno fará apresentação no evento. O cantor e escritor catarinense Diego Fernandes também é esperado. O encerramento será com uma missa celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi.

Ainda há ingressos à venda, mas quem deixar para última hora poderá comprar na entrada do CEU. O valor é R$ 1 mais um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados ajudarão as vítimas da seca no Interior. No local será possível comprar blusas do Queremos Deus e outros acessórios.

A segurança do evento será garantida pela Polícia Militar, que disponibilizará 49 policiais com três viaturas, seis motocicletas e três cavalos da Cavalaria da PMCE. Além desse contingente, 50 seguranças particulares darão suporte ao público.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) designou 64 agentes para ajudar no controle do trânsito no entorno do CEU. Os agentes deverão orientar os motoristas que forem pelas avenida Dedé Brasil e Alberto Craveiro. A região passa por obras de mobilidade.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Queremos Deus é organizado pela Comunidade Católica Shalom e está na sua 24° edição este ano. O evento falará da juventude. Além das orações, devem acontecer shows. Há um aparato logístico montado para garantir a tranquilidade do público.

SERVIÇO

Queremos Deus
Onde: CEU (avenida Alberto Craveiro, 2.222, Castelão). A entrada será pela avenida Dedé Brasil.Horário: 13h30min
Venda de ingressos: Livraria Paulus, Paulinas, Lojas Beth Set e Livraria Canção Nova

Linhas de ônibus que passam próximo ao local do evento:
Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor (024); Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu (041); Castelão/ Parangaba (311); Dias Macedo/ Parangaba (312); Jardim União/ Parangaba (321); Passaré/ Parangaba (391); Jardim União/ Centro (603); Conj. José Walter/ BR 116/ Av. L (605); Conj. José Walter/ BR 116/ Av. N (606); Passaré/ Centro (633); Canindezinho/ Iguatemi (705).
Aparato logístico:
49 policiais militares; 15 bombeiros; 64 agentes da AMC. Serão 40 banheiros químicos para atender o público e uma praça de alimentação com quatro tendas e outros sete pontos espalhados por todo o CEU.

Transporte: 39 ônibus extras foram distribuídos nos sete terminais da Capital. Eles farão o deslocamento direto para o CEU. Os ônibus partirão dos terminais às 13 horas. O estacionamento do CEU tem capacidade para 500 carros."


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/02/23/noticiasjornalfortaleza,3011125/hoje-e-dia-de-encontro-de-fe.shtml

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2013












Transfiguração de Jesus - Lc 9,28b-36


" Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para orar. Enquanto orava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. Dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias. Apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a saída deste mundo que Jesus iria consumar em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Quando acordaram, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E enquanto esses homens iam se afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Nem sabia o que estava dizendo. Estava ainda falando, quando desceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Ao entrarem na nuvem, os discípulos ficaram cheios de temor. E da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!" Enquanto a voz ressoava, Jesus ficou sozinho. Os discípulos ficaram calados e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto. "

FONTE: PAULINAS ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

sábado, 23 de fevereiro de 2013

EUNÍCIO OLIVEIRA SE PREPARA PARA 2014

eunício oliveira
" Da coluna Política, no O POVO deste sábado (23),
 pelo jornalista Érico Firmo: "

  
" Ninguém no Ceará se articula com tanta intensidade com vistas a 2014 quanto Eunício Oliveira. E, enquanto os movimentos dos demais personagens são tímidos e erráticos, o peemedebista parece saber bem o que quer.
Na condição de líder do PMDB, ele ganhou espaço de destaque na propaganda eleitoral do partido que irá ao ar no próximo mês. A direção nacional do partido informa que serão priorizados quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. "


FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

ALMIR GOMES: O MÉDICO-ESCRITOR-POETA



Ensaio

POR LÚCIO ALCÂNTARA

" Um painel amazônico "



" Almir Gomes de Castro médico, íntimo dos ossos frequenta as letras com assídua obstinação "
" Nessa trajetória literária, não distinguiu gênero. Foi dos haikais ao conto, da poesia ao romance, com merecido reconhecimento de mestres da literatura."



" Almir Gomes de Castro dedica-se à literatura em três gêneros: a poesia, o conto e o romance. Em tudo, a terra e a
tradição falam mais alto, uma vez que dela, de seu cotidiano, o autor extrai personagens ou imagens poéticas "


FOTO: THIAGO GASPAR

" Não se trata, pois, de um estreante, mas de autor experimentado agora a nos brindar com um novo romance, "Kuriquiã", na linha de antecedentes que casam realidade e ficção, estilo que marca sua produção literária. O olho atento do observador associado a imaginação fértil que cria a fábula além dos fatos. Dono de alentada fortuna crítica que atesta a qualidade de sua obra constituída por mais de dez livros publicados, iniciou sua caminhada literária pela poesia o que, segundo escreveu José Alcides Pinto na orelha do livro de contos "O Ceará sempre escutará" (Gráfica e Editora Pouchain Ramos, 2006) teve a vantagem de testar "sua sensibilidade e vocação artística". Como poeta transitou da forma clássica dos sonetos românticos e dos alexandrinos para o modernismo dos versos livres. Versátil, enveredou pela prosa de ficção, contos e romances, gênero no qual veio a se fixar com notável êxito. Tornou-se no curso da carreira um escritor maduro cuja evolução estilística situou-o no campo do regionalismo onde faz companhia a consagrados mestres. Assim o afirmam críticos que se debruçaram sobre sua obra, com destaque para "O Último Berro"(Edições Livro Técnico, 2003), romance considerado como uma inovação na ficção nacional.

As fontes

Almir Gomes de Castro impregnou sua escrita de suas vivências no interior e da experiência adquirida como médico, o que sugere em alguns textos traços autobiográficos. Essa é a porção realista de seu estilo. A denúncia social, a preocupação com os desvalidos, o retrato da injustiça palmilhando as veredas do êxodo. A par desse aspecto, o autor lança mão na elaboração de sua obra do fantástico, do sobrenatural, tecendo uma composição feita de realismo e magia. O resultado é um texto inspirado na realidade, influenciada pela fantasia, fruto da imaginação e criatividade do autor. Essa é, de modo geral, a marca do seu estilo. (Texto I)

A estética

"Kuriquiã", sua produção mais recente, continua a explorar o veio do realismo fantástico. E o que traz de novo esse amplo painel amazônico dentro do qual se movem os personagens na tentativa de domar a selva sem que cheguem de fato a compreendê-la? Primeiro, o cenário. O palco do enredo foi deslocado do sertão adusto do nordeste, onde vegeta a caatinga raquítica, para a luxúria da Amazônia, colosso feito de água e verde. O cearense transplantado para lá come e fala como se daqui não houvesse saído. Os pés na selva, a cabeça no sertão. (Texto II)

Elementos da ação

Segundo, o tom épico do livro, a saga dos colonizadores, o embate com a floresta e a cultura autóctone alimentada de lendas e misticismo. Desfilam nessa sequência de investidas colonizadoras sobre a região ciclos econômicos malogrados feitos de apogeus e fracassos, tal o da borracha, dos ícones arquitetônicos de Manaus e da tragédia dos muitos mortos anônimos esquecidos em covas rasas no seio da selva, enganados pela esperança da fortuna, punidos pela natureza, vítimas de exploradores desumanos. Pulsa vida nas palavras do autor nas épicas individuais e coletivas que ressumam do livro, narradas ou mencionadas de leve, a conquista do Acre pelo exército improvisado de Plácido de Castro, os soldados da borracha que alimentaram com a vida a máquina de guerra dos aliados, a metáfora dos dormentes feitos de carne humana da estrada de ferro Madeira-Mamoré, a corrida do ouro que transformou Serra Pelada em um formigueiro humano movido pela cobiça e a utopia trágica dos jovens de Aragarças que um dia sonharam mudar o mundo. Dessas incursões exploratórias predadoras vinga-se a floresta de forma perceptível com as inundações e a dinâmica das doenças antigas e novas. Enquanto isso os cientistas alertam o mundo para os efeitos climáticos nocivos dessa destruição diante de um ceticismo paralítico dos povos e seus líderes. A experiência sugere que o mote sociológico é a integração e não a conquista. A adaptação ao meio, a absorção da rica cultura local que faça do povoamento da região um destino e não uma aventura.

FIQUE POR DENTRO
Um breve retrato do artista

O ficcionista, ensaísta e poeta Jorge Tufic, tecendo juízos sobre a obra de Almir Gomes de Castro, afirma que este "explode, como as galáxias, a cada livro que escreve". Ressalta, ainda, a sua sede pela escritura, uma vez que esta, percorrendo inúmeros gêneros, parece brotar de algo imperioso. Entrega-se, constantemente, ao fluxo da memória, além de emprestar aos fatos uma dinâmica moderna. Para Andréa Larissa, Almir Gomes de Castro realiza um "estudo aprofundado e detalhado da realidade", ressaltando que, a partir disso, ele apresenta a capacidade de recriar épocas, levando o leitor a vivenciar, com intensidade, o cotidiano que afeta as personagens. Assim, nele a terra e a tradição falam mais alto; e tudo se reveste de um intenso realismo.

Trechos
TEXTO I

O mar mastigava ondas. Os libaneses singravam águas mediterrâneas rumo ao Ocidente. Muita história deste povo criador do alfabeto. Nós, descendentes diretos desses viajantes de entanho, guardamos no sangue o som dos poemas. Lemos e relemos anotações de fundo do baú dos tios paternos. Estevam, cristão devoto; José, pregador da palavra de Cristo. Ambos com a doença de vender e comprar o que quer que seja. O mercantilismo impregnado até na alma. Não poderiam ficar parados, precisavam desvendar outros mundos. (p. 25)

TEXTO II

A mata estreitava. Entrava o barco pelo Rio Negro, Solimões, fugindo de vez em quando por igarapés de muita água, seguindo a orientação de seus guias. Um tucano engolia um roedor. Macacos pulavam de galho em galho. Ancoravam próximo a uma caverna. Águas cristalinas convidavam para a descida. Ninguém resistia à tamanha beleza e a um mergulho rejuvenescedor. O índio comunicava-se com gestos. Parecia entender quando perguntavam de quem e por que fugia. Retraía-se sem querer conversa. Trespassou um tambaqui de cinco quilos com sua vara de pesca. Fogueira estalava. Água borbulhava chamando a fome. Aquela terra recebia fenícios três mil anos depois. José vistoriou toda a caverna. Pedra por pedra, sinal por sinal. Ali encontrou inscrições que supostamente provariam a presença de seu povo. (p. 30) "





 

   


             LÚCIO ALCÂNTARA             
                Colaborador*            

 *Da Academia Cearense de Letras







FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1235515

LULA RECEBERÁ TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA CONCEDIDO PELA UNILAB

                                FOTO: ARQUIVO



SEMINÁRIO E TÍTULO 

" Lula cumprirá agenda no Ceará "


" O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Ceará dia 1º de março para receber o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A iniciativa de concessão do título a Lula partiu do reitor da Unilab, Paulo Speller, e foi aprovada no dia 6 de dezembro de 2012 pelo Conselho Superior da Universidade.

A solenidade de entrega do título será realizada, às 15 horas, no Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção. Doutor Honoris Causa é a honraria máxima atribuída por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou nas relações com a sociedade. mais de 80 títulos de instituições no Brasil e no exterior.

No dia 28 de fevereiro Lula participa em Fortaleza de seminário sobre os 10 anos do PT no Governo Federal. O encontro terá início às 14h30, no Hotel Oásis Atlântico, com ato político com a participação de dirigentes locais e nacionais do PT. Às 16h começa a mesa temática “Combate à pobreza”, com exposição de Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e comentários de Roberto Amaral, cientista político e ex-ministro da Ciência e Tecnologia."




FONTE: JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/02/23/noticiasjornalpolitica,3010878/lula-cumprira-agenda-no-ceara.shtml

O ESTORIL É DO POVO

Movimento 

" O destino do Estoril "

" Mobilização na internet propõe que o Estoril, na Praia de Iracema, se transforme em um espaço cultural com gestão compartilhada entre artistas, produtores e poder público "

 


FOTO:  SARA MAIA
" Estoril: o movimento de artistas propõe uma gestão compartilhada "




" O Movimento Arte e Resistência (MAR), composto por diversos artistas, produtores culturais e sociedade civil, propõe uma ocupação artística do Estoril, prédio histórico situado na Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema. A campanha “O Estoril também é meu”, encabeçada pelos manifestantes, ganha adeptos nas redes sociais. O prédio, de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), não possui projeto definido na atual gestão e poderia voltar a sua função original de restaurante.

Após a entrega do Estoril restaurado, o espaço abrigou atividades esporádicas como a Feira da Música, o Manifesta e a Bienal de Dança. Na página “Estoril de Todas as Artes”, criada pelos manifestantes no Facebook, a descrição “defende que o Estoril não deve ser entregue à iniciativa privada, mas mantido como um espaço cultural”. Uma petição também circula na internet devido “ao desconforto da possibilidade da perda de mais um espaço público para o poder privado”. Até o início da tarde de ontem, 938 pessoas haviam assinado o documento destinado ao prefeito Roberto Cláudio.

A preocupação surgiu porque a Prefeitura, ano passado, lançou edital para contratação de empresa que assumisse um bar-restaurante no local. Entretanto, dia 31 de dezembro, ainda na gestão Luizianne Lins, o edital foi suspenso e um contrato para exploração do espaço foi assinado com a empresa Walk Produções.

Documento devidamente anulado pela nova gestão como consta no Diário Oficial do Município do dia 22 de janeiro de 2013.

Na próxima segunda, 25, às 19 horas, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), o MAR se reúne para debater a questão. “A população tem que fazer parte desse processo de construção do novo Estoril. Temos que discutir publicamente, de forma participativa e dialógica com município”, defende a psicóloga Ivna Magalhães. A reunião é aberta à população. De acordo com a diretora de teatro Herê Aquino, o secretário foi convidado por meio de ofício entregue na Secultfor na última segunda-feira, 18. Entretanto, o mesmo afirma não ter recebido a convocatória. “Tenho disponibilidade para dialogar, mas não recebi convite”. A diretora sugere possibilidades de uso do espaço. “Queremos que seja um espaço de troca, formação, ensaio, exposição, apresentação. Tudo gratuito, aberto ao público”, afirma.

Uma das demandas solicitadas para a reunião é que Magela apresente as propostas para sua gestão. O secretário afirma que isto acontecerá quinta-feira, 28, no próprio Estoril, onde também fará a cerimônia de posse dos representantes do Conselho Municipal de Cultura. “Vou empossar o novo conselho, apresentar minha equipe e o novo organograma da secretaria”. A cerimônia será às 9 horas. “Estou fazendo essa posse lá para mostrar que é importante resgatar o espaço. Inclusive o Estoril já precisa de uma nova reforma”, reconhece Magela.

A diretora Herê Aquino acredita que não deve haver espaço gastronômico no local. “Apesar de já ter sido um bar, era alternativo. Ednardo, Fagner, Belchior andavam por lá na década de 1980. Hoje acredito que não caiba um restaurante lá dentro, mas será dialogado com o secretário para construirmos juntos”, afirma.

Questionado sobre as propostas de gestão para o futuro do espaço, o secretário afirmou que, dia 28, também será lançado um novo edital para que um dos espaços se torne gastronômico. “A gente precisa ter espaços que contemplem diferentes usos. O restaurante será apenas um espaço de convivência como sempre teve”, garante. O secretário informou que, em cerca de três meses, os editais de ocupação artística serão lançados.

Saiba mais

O tombamento municipal do imóvel, construído na década de 1920, deu-se através da Lei n° 6.199, de 19 de setembro de 1986. O investimento na última reforma, iniciada em 2008 e terminada em 2010, foi de R$ 250 mil. Sem manutenção, o espaço já necessita de novos reparos na parte elétrica, portões, paredes e telhado, devido a infiltrações."


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/02/23/noticiasjornalvidaearte,3010752/o-destino-do-estoril.shtml

" COLÉGIO CEARENSE COMPLETA 100 ANOS DE FUNDAÇÃO "

Memória 

" O Colégio Cearense do Sagrado Coração comemora hoje o centenário de fundação numa festa que deverá reunir 1.400 ex-alunos com missa, discursos e atrações musicais. A escola fechou as portas em 2007 "


 


FOTO: TATIANA FORTES/ ESPECIAL PARA O POVO
" O Colégio Cearense funcionava na avenida Duque de Caxias, no Centro. Hoje, o local abriga a Faculdade Marista "


 
" Data da década de 1910 a construção dos primeiros prédios com mais de quatro andares numa jovem Fortaleza, com pouco mais de 48 mil habitantes. Na época, a Capital urbanizava-se com olhos de desbravadora para a região leste. Surgiu, nesse contexto, o Colégio Cearense do Sagrado Coração, em 1913, que hoje comemora o centenário de fundação com homenagens que incluem missa, discurso e atrações musicais. A proposta de festejar o centenário partiu de ex-alunos, que se mobilizaram em redes sociais.

Nas mãos dos três padres fundadores - Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé - a escola mudou de endereço três vezes nos anos iniciais, até criar raízes na avenida Duque de Caxias, 101. Os irmãos maristas, congregação voltada para a missão de educar, assumiram a escola em 1916, quando a rua ainda era de terra batida. “Era areal, até distante de onde estava a cidade. Com essa visão de futuro e o terreno barato para construir o colégio, (os irmãos) iniciaram na Duque de Caxias”, detalha o ex-diretor do Colégio Cearense (1982-1990) e atual gestor da Faculdade Católica Cearense, irmão Ailton Arruda.

Órfãos das aulas de música e teatro, dos esportes, das músicas no recreio e das pastilhas coloridas nas paredes, desde que a escola fechou as portas em 2007, ex-alunos se articularam para homenagear o centenário de fundação movidos por uma só ideia: “O colégio acabou e a gente pensou: Poxa, vai passar em branco?”.

A frase é da idealizadora da festa e uma das organizadoras, a advogada Iara Ribeiro e estudante do Cearense entre 1992 e 2003. “Enquanto aluna, sempre imaginava que quando houvesse os 100 anos do Cearense teria uma missa e eu, já como ex-aluna, estaria presente”, relembra. A vontade de Iara se torna realidade hoje, com homenagens que têm início às 14 horas, na antiga sede da escola.

Um dos princípios do padre Marcelino Champagnat, francês que apresentou a Congregação Marista ao País ainda no século XIX, era a proximidade entre a escola e o aluno nas atividades educativas. Os irmãos que dirigiram o colégio ao longo dos últimos 100 anos parecem ter seguido à risca os ensinamentos de Champagnat. Hoje, ex-alunos como o arquiteto Romeu Duarte emocionam-se ao declarar a paixão pela escola: “A relação do aluno marista com o colégio nunca será uma relação fria, será sempre incandescente e apaixonada”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Referência em educação e formador de diversos intelectuais, o Colégio Cearense do Sagrado Coração encerrou as atividades em 2007, com 549 alunos. A escola já chegou a ter quase dez vezes esse número de estudantes.

Serviço
Programação da festa de centenário*

14h: Abertura da “cápsula do tempo”, textos escritos por alunos em 2003 com projeções sobre como seria o mundo em fevereiro de 2013 (momento voltado para ex-alunos, que em 2003 cursavam as antigas 1ª e 2ª séries)

16h: Missa, vídeo, hino, discursos e atrações musicais de ex-alunos e bandas contratadas
Onde: Faculdade Marista (avenida Duque de Caxias, 101)

*Os 1.400 ingressos para a festa de centenário já esgotaram.

A entrada só é permitida mediante ingresso.

 Saiba mais

A Congregação Marista foi criada em 1817, na França, pelo padre Marcelino Champagnat, e chegou ao Brasil em 1897, por Congonhas do Campo (MG).

O Colégio Cearense foi fundado em 1913 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé. Três anos depois, foi entregue aos maristas. A instituição funcionou em dois endereços diferentes (ruas 24 de Maio e Barão do Rio Branco) antes de ser transferida sua sede definitiva, na avenida Duque de Caxias, 101, em 1917..."


VEJA MAIS NO JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/02/23/noticiasjornalfortaleza,3010935/colegio-cearense-completa-100-anos-de-fundacao.shtml

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

" REDUÇÃO DE ANO LETIVO EM FORTALEZA É ILEGAL "

Fortaleza

" Conselho Nacional de Educação diz que redução do ano letivo em Fortaleza é ilegal "

Conselho Nacional de Educação diz que redução do ano letivo em Fortaleza é ilegal. A consulta foi feita pelo vereador Guilherme Sampaio (PT). Foto: Genilson de Lima/CMFor


"Conselho Nacional de Educação diz que redução do ano letivo em Fortaleza é ilegal. A consulta foi feita pelo vereador Guilherme Sampaio (PT). Foto: Genilson de Lima/CMFor
Atendendo a consulta do vereador Guilherme Sampaio (PT), o Conselho Nacional de Educação (CNE) julgou ilegal a decisão da Secretaria Municipal de Educação (SME) de reduzir o ano letivo dos alunos da rede pública de Fortaleza. A proposta do secretário Ivo Gomes seria antecipar em dois meses o fim do período escolar, de 29 de abril para 28 de fevereiro, a fim de regularizar o calendário das aulas, atrasado em função de greves dos professores.


Veja aqui: Volta às aulas: Período letivo de 2013 na rede municipal de Fortaleza começa dia 18 de março


Mínimo

A posição do CNE está embasada no artigo 24, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabelece um mínimo de 800 horas/aula e 200 dias letivos para a validação de um ano escolar. Os conselheiros também se embasaram no parecer 19/2009 que trata do mesmo tema.

Nesta decisão anterior, a consulta feita questionava a possibilidade de reduzir o ano letivo em cidades onde houve epidemia de gripe A, o que colocaria em jogo a vida dos estudantes. Ainda assim, o entendimento foi de que qualquer modificação dos programas curriculares e calendários escolares não podem, em hipótese nenhuma, implicar em descumprimento do tempo mínimo estabelecido na LDB.
Notificações
Diante do risco do precedente criado pela proposta da Secretaria Municipal da Educação, o CNE vai encaminhar notificações com sua posição para os conselhos Estadual e Municipal de Educação, para a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Conselho
O CNE tem poderes normativos e deliberativos. Os conselhos estaduais e municipais não podem adotar posições em desacordo com seus pareceres ou resoluções. Como o Conselho Municipal de Educação é um dos signatários do pacto proposto por Ivo Gomes para regularizar o calendário escolar, cabe agora ao mesmo Conselho informar a SME sobre a decisão do Conselho Nacional."



Com informações da Assessoria

FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS JANGADEIRO   
JANGADEIRO ONLINE
http://www.jangadeiroonline.com.br/blogs/kezya-diniz/fortaleza/conselho-nacional-de-educacao-diz-que-reducao-do-ano-letivo-em-fortaleza-e-ilegal/
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS TEM NOVO IMORTAL

acl joão soares

" Em solenidade bastante concorrida, na noite desta quinta-feira (21), no Palácio da Luz, no Centro, o poeta e escritor João Soares se tornou o mais novo imortal da Academia Cearense de Letras (ACL). Intelectuais, juristas, políticos, empresários e demais cidadãos acompanharam a ocupação da cadeira 35, que possui como patrono Thomaz Pompeu.
A filha do escritor, Alessandra, entregou ao imortal o certificado da ACL, enquanto a esposa, a desembargadora Iracema do Vale, foi responsável pela entrega da medalha."


(Fotos: Paulo MOska) 

FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

LUIZIANNE LINS RESPONDE AS CRÍTICAS



" Ex-prefeita afirma que rebaterá críticas à sua gestão "


FOTO: FÁBIO LIMA, EM 12/4/2012

“É um desgoverno em menos de dois meses. Estou muito triste com tudo que está acontecendo na Prefeitura, acabando a escola pública municipal Elvira Pinho para fazer o estacionamento do Acquário. São coisas terríveis para a cidade, que já tinha avançado muito em relação a essas coisas. Para mim, a cidade não é mais a mesma”, critica."


FONTE: JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/02/21/noticiasjornalpolitica,3009375/ex-prefeita-afirma-que-rebatera-criticas-a-sua-gestao.shtml
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

QUEREMOS DEUS 2013

QUEREMOS DEUS FORTALEZA CHEGA A SUA 24ª EDIÇÃO

A Família Carismática de Fortaleza realizará no dia 24 de fevereiro, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, a partir das 14h, o “Queremos Deus 2013”. O tema do evento terá como foco a Juventude por conta da proximidade da Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento louvores, pregações e orações serão marcas presentes.  Mais de 50 mil pessoas estão sendo esperadas com um  só objetivo: celebrar a fé em Deus. Além das pessoas de Fortaleza estão sendo esperadas caravanas do interior do Ceará. Os ingressos estão sendo vendidos nas Livrarias Paulus, Paulinas, Canção Nova e Lojas Beth Set, e custa R$ 1,00. Informações pelo telefone (85) 8543 5449, com a coordenação do evento.

Orações
Realizado há 26 anos, o Queremos Deus já se firmou como parte do calendário católico da cidade. "Esse é um encontro muito importante para a nossa Igreja para a transformação dessa sociedade, cada vez mais consumista e secularizada e nós precisamos de Deus para que essa mudança ocorra", diz Mindêllo.

Na programação do Queremos Deus 2013, também deverá acontecer um momento de oração pela escolha do novo papa. "É possível que façamos esse momento intercedendo pelo novo papa, assim como pelo conclave e pelos cardeais que irão participar dessa importante decisão. Admiramos essa atitude de Bento XVI, porque não é fácil reconhecer-se limitado. É preciso muita coragem", avalia.

Paulo Mindêllo ainda destaca a organização do evento, que é formada pelas várias comunidades católicas. "Gostamos de falar da organização como formada pela família carismática, porque, na verdade, é isso que nós somos, uma família formada pelos membros mais antigos e pelos mais recentes, como o Shalom, a Comunidade Recado e outras", concluiu.

Programação
13h30 - Acolhida com o Ministério da Unidade

14h - Abertura oficial

14h20 - Banda Pegada Santa

14h40 - Terço da Misericórdia com o padre Antônio Furtado

15h25 - Pregação com Diego Fernandes

16h05 - Adoração ao Santíssimo Sacramento

16h50 - Apresentações de Diego Fernandes e Ítalo e Renno

18h - Momento mariano com a irmã Kelly Patrícia

18h30 - Encerramento com a Santa Missa, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

" UM GOVERNO DE FACHADA ? "





Isabele Leal/O Povo
Parte da marquise do Hospital Regional em Sobral cai após forte chuva; há um mês o governador do Ceará, Cid Gomes, pagou R$ 650 mil para a cantora Ivete Sangalo se apresentar na inauguração da obra
" Parte da marquise do Hospital Regional em Sobral desabou após forte chuva; há um mês o governador do Ceará, Cid Gomes, pagou R$ 650 mil para a cantora Ivete Sangalo se apresentar na inauguração da obra "

" Um governo de fachadas? "


Com o título “A arte de ostentar fachadas”, eis artigo do jornalista Felipe Araújo, editor-chefe de Cultura e Entretenimento do O POVO. Ele comenta o caso de queda de parte da estrutura do Hospital Regional do Norte, em sobral, inaugurado, inclusive, com show da cantora Ivete Sangalo. Confira:


" Ao saber da queda de parte da estrutura da entrada do Hospital Regional Norte, em Sobral, lembrei do verso de um poema com que me deparei recentemente na Internet – cuja autoria não consegui confirmar. “Essa fachada de rocha,/ por dentro é areia movediça”, diz a poesia. E pensei em como nossa política é, em grande medida, a “arte” de ostentar fachadas.
Os semioticistas e psicanalistas de plantão talvez consigam explicar esse traço de nossa cultura. Mas o fato é que, mais do que em qualquer outra seara do debate público, é no simbolismo dos pórticos, monumentos, inaugurações e outras liturgias do gênero que nossos governantes gastam a maior parte de suas energias – e do nosso dinheiro. Um expediente que é um fim em si mesmo, um simulacro em que o “parecer ser” é (sempre) mais importante do que o “ser”.
Voltando ao caso do acidente em Sobral, penso como nosso atual governo do Estado é um típico exemplo dessa obsessão por fachadas, dessa prioridade pelo continente em detrimento do conteúdo. O hospital em questão, todos lembram , foi inaugurado com um show nababesco da cantora Ivete Sangalo, mesmo sem ter condições de funcionamento por falta de funcionários. E na mesma época em que centenas de cearenses restam à míngua no “piscinão” do HGF.
O caso é apenas um de uma longa lista de contradições semelhantes. Temos, por exemplo, as viaturas policiais mais luxuosas do País, mas vivemos uma assustadora epidemia de violência urbana. Temos também um estádio ostentador que não serve aos clubes do futebol local. Teremos em breve um aquário (!) à beira-mar enquanto milhares de sertanejos sofrem com uma seca dramática. Temos delegacias com fachadas modernas, mas condições medievais de acomodação dos presos – sem falar nas fugas recorrentes. Temos um pomposo Centro de Eventos que não previu uma passarela de acesso para os pedestres. Entre inúmeras outras estultícias.
E assim seguimos. Entre fachadas imponentes a esconder a terrível “areia movediça” da incompetência, do fisiologismo e do provincianismo."


Felipe Araújo

felipearaujo@opovo.com.br

Editor-chefe de Cultura e Entretenimento



FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/page/2/