SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 16 de junho de 2012

MARACANAÚ HOMENAGEIA O " REI DO BAIÃO "


" Festa junina no CE homenageia Luiz Gonzaga com cidade cenográfica "

" Estrutura foi montada em 180 metros no município de Maracanaú.
Bandeiras e balões iluminados são os destaques da cidade, diz idealizador. "

Elias Bruno Do G1 CE

Estátua de Luiz Gonzaga foi erguida no meio da cidade cenográfica em Maracanaú (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú) 
" Estátua de Luiz Gonzaga foi erguida no meio da cidade cenográfica em Maracanaú  "
(Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)
 
 
" Construída em um espaço de 180 metros quadrados, a cidade cenográfica do São João de Maracanaú, no Ceará, homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, mas possui ambientes que contemplam temas como diversidade sexual e o artesanato cearense. Um dos idealizadores da estrutura, Guilhermino Benevides, trabalha em montagens de estrutura do tipo há oito anos e contou ao G1 detalhes da produção que envolveu cerca de 60 pessoas durante 25 dias. “Partimos da ideia de homenagear o centenário de Luiz Gonzaga com a preocupação de criar uma interação maior com o público e não só montar a carcaça”, explica.
Balões iluminados são um dos destaques da decoração (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú) 
Balões iluminados sE destacam na deocração.
(Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)
 
 
Ainda segundo o idealizador, a "Vila Luiz Gonzaga" foi desenvolvida a partir de cuidados específicos como o design da pintura de cada casa, dos balões e das bandeiras, que formam uma cobertura de 20.000 metros da cidade, alcançando outros ambientes, como o quadrilhódromo. “Os balões são um dos carros chefes da estrutura. Eles são todos iluminados e feitos com material que podem levar chuva”, afirma Benevides. O aspecto das bandeiras é justificado pelo artista como uma menção à globalização, com o objetivo de massificar cores.
Todos os detalhes da estrutura conduzem os visitantes aos ambientes montados para homenagear Luiz Gonzaga. No meio da cidade, foi erguida uma estátua simbólica do cantor pernambucano sob uma manta onde está escrita a letra do clássico “Asa Branca”. A igreja de Exú, cidade natal do Rei do Baião, teve os vitrais replicados em uma capela montada em Maracanaú. “Também projetamos um museu com detalhes da vida e obra dele. Esse espaço também reforça a ideia de integrar o público com a estrutura”, complementa Benevides.
Casa da Diversidade é uma das inovações. Blocos levam nomes de músicas de Luiz Gonzaga.  (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú) 
Casa da Diversidade é uma das inovações. Blocos
levam nomes de músicas de Luiz Gonzaga.
(Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)
 
Outro destaque da estrutura são as casas que remetem à ambientes rústicos do interior do estado como a casa de farinha, o engenho de cana, o correio do amor e outros espaços mais urbanos e cômicos, a exemplo da associação dos cornos 'radiadora' e do cabaré. Cada compartimento ganha o nome de uma música do rei do baião: “Lá no Meu pé Serra” ilustra a parede do engenho; “Casa de Reboco”, na casa de artesanato; “Forró Número” na radiadora; entre outros. 
As casas onde são comercializados artesanatos cearenses também integram a "Vila Luiz Gonzaga" com a participação de artesãos de outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Uma das inovações deste ano é a “Casa da Diversidade”, onde são oferecidos serviços educativos e distribuição de camisinhas para a população. O São João de Maracanaú também traz shows de artistas locais e nacionais até o dia 16 de junho."
 
Estrutura da cidade tem 180 metros quadrados e bandeirinhas que cobrem 20.000 metros  (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú) 
" Estrutura da cidade tem 180 metros quadrados e bandeirinhas que cobrem 20.000 metros "
(Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)
 
 
 
FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO  -  G 1 CEARÁ
 http://g1.globo.com/ceara/sao-joao-no-ceara/2012/noticia/2012/06/festa-junina-no-ce-homenageia-luiz-gonzaga-com-cidade-cenografica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário