SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 17 de junho de 2012

INSCRIÇÕES PARA O SISU



" Inscrições para Sisu começam nesta segunda-feira "

" Estudantes que já ingressaram no primeiro semestre também podem tentar outro curso
notícia "
 
 
FOTO: SARA MAIA
" A primeira chamada para matrícula dos candidatos aprovados será entre os dias 29 de junho e 2 de julho "
" Apartir desta segunda-feira, 18, todas as pessoas que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 poderão concorrer a vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior no Estado. A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai ofertar 1.637 vagas em 46 graduações; a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), 292 vagas, em seis cursos; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), 1.225 vagas, em 40 cursos.

Mesmo os estudantes já matriculados na UFC, Unilab e no IFCE no primeiro semestre de 2012 podem concorrer aos cursos do segundo semestre com a mesma nota do Enem feito em 2011. Nesse caso, se conseguirem a matrícula, perdem a vaga conquistada no primeiro semestre. O professor Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, aponta que todos os estudantes que realizaram o Enem no ano passado têm o direito de tentar outra vaga na matrícula da UFC.

Assim, sobrariam as vagas que esses alunos conquistaram no início do ano. E elas não seriam ocupadas pelos pré-universitários, ou seja, os estudantes não poderão disputá-las no processo de entrada pelo Enem. Outras formas já são usadas na universidade para o preenchimento de vagas remanescentes, como a seleção de graduados e a prova interna de mudança de curso.

Muitos alunos entram em graduações em áreas semelhantes porque não obtiveram nota para aquela graduação mais concorrida. Um exemplo é a opção de outros cursos na área da saúde por não conseguir vaga em Medicina.

Para o estudante Lucas dos Santos, 19, a opção de mudança de curso traz dificuldades para aqueles que, como ele, não ingressaram nas universidades no começo do ano. Lucas fez o Enem em 2011 e deve tentar vaga para o curso de Engenharia Civil. “Acho que eles deviam perder a vaga se já tivessem matriculados.”

Este é o primeiro ano em que a UFC oferta matrículas em dois períodos no ano pelo Sisu. Nas outras duas edições, as inscrições aconteciam de uma vez só, já comprometendo as vagas do meio do ano. “Como o período de seis meses é muito longo, muitos deles faziam outros cursos em outras faculdades e não apareciam para as aulas”, aponta Miguel Franklin.

“Os alunos que já estão matriculados não, necessariamente, terão nota suficiente para ocupar a nova vaga. Novos estudantes, que não concorreram no começo do ano, podem tentar ingresso dessa vez”, acrescenta.

Foram vários os problemas detectados pelas instituições para a substituição da matrícula única pela semestral. Uma delas é que os alunos que se matriculavam para o meio do ano não iam à universidade, na data da matrícula, para confirmar a vaga. Franklin admite a possibilidade que a universidade volte a apresentar matrícula única, no caso de os dois processos de ingresso apresentarem problemas graves. “Nós vamos avaliar. Mas a nossa expectativa é que os benefícios sejam maiores”, analisa.

Todos os concorrentes devem, entre os dias 18 e 22 de junho, se inscrever pelo site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), optando por dois cursos, sendo um deles prioridade. O próprio Sisu aponta, ao fim do processo, a partir da nota dos outros candidatos, se o inscrito foi classificado.

ENTENDA A NOTÍCIA

Os candidatos podem concorrer a uma das vagas ofertadas pela UFC, Unilab ou IFCE através da nota obtida no Enem realizado no ano passado. Mesmo alunos que já tenham ingressado nas instituições podem participar.

Serviço
Inscrição do Sisu para vagas na UFC e no IFCE
Quando: entre os dias 18 e 22 de junhoComo: pelo site sisu.mec.gov.br
 Calendário de chamadas e matrículas para a UFC e IFCE
 1ª chamada
Dia 25/6: divulgação do resultado da 1ª chamadaDia 29/6 a 2/7: matrícula dos candidatos aprovados
 2ª chamada
6/7: divulgação do resultado da 2ª chamada10 e 11/7: matrícula dos candidatos
 Lista de espera
6 a 12/7: Declaração de Interesse em Participar da Lista de Espera 16/7: disponibilização da Lista de Espera para a UFC 

Tira-dúvidas

1) O aluno já matriculado em cursos das instituições federais poderão disputar vaga em outras graduações?
Sim. Caso consiga se matricular, o aluno perderia a vaga conquistada no primeiro semestre. Por exemplo, caso o estudante tenha se matriculado para o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e queira mudar para Enfermagem, o aluno perde a vaga do primeiro curso.

Ou seja, é possível tentar a vaga e, caso não consiga a matrícula, o primeiro curso não seria perdido.


2) A nota de corte para o Sisu deve diminuir na matrícula do meio do ano?
Segundo o professor Miguel Franklin, ainda não é possível identificar que isso possa ocorrer.
3) O que mudou com relação a 2011?
As vagas ofertadas foram divididas pelos semestres. No processo seletivo via Sisu de 2012.1, foram disponibilizadas as vagas relativas ao primeiro semestre de 2012, totalizando 4.197 vagas; as vagas relativas ao segundo semestre de 2012 estão disponibilizadas nesta edição do Sisu, com 1.637 vagas. O Sisu passa a ter duas chamadas, ao invés de três.
Saiba mais

Nem todos os cursos da Universidade Federal do Ceará terão vagas disponibilizadas para a entrada dos alunos no meio do ano. São 104 cursos de graduações, mas apenas para 46 haverá vagas no meio do ano. Segundo Miguel Franklin, é que alguns desses cursos são anuais.

Um total de 15 vagas ficou ocioso no primeiro semestre, em três cursos: cinco em Agronomia, seis em Biblioteconomia e quatro em filosofia (bacharelado). Todas no Campus do Cariri.

A Unilab está ofertando 21 vagas para o curso de Administração Pública (bacharelado); 33 para o de Agronomia (bacharelado); 160 para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas; 18 para Enfermagem (bacharelado); 20 para Engenharia de Energias (bacharelado) e 40 para o curso de Letras/Português (Licenciatura).

Todos os cursos do IFCE apresentam vagas para o segundo semestre.
 Em 2011, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição dos vestibulares tradicionais."

Angélica Feitosa angelica@opovo.com.br 
 
 
FONTE:  JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/06/16/noticiasjornalfortaleza,2860197/inscricoes-para-sisu-comecam-nesta-segunda-feira.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário