SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 3 de junho de 2012

APEOC DEFENDE O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

IMG 0319 site.p" O Sindicato APEOC está realizando no Plenário da Assembleia Legislativa, o Ciclo de Debates “Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente”, com a participação de professores da capital e interior. O encontro, o primeiro de uma série de 15 que o Sindicato promove até agosto, tem como objetivos fortalecer ainda mais a categoria nas cobranças das reivindicações acordadas com o governo estadual, como a destinação de 77% dos recursos do Fundeb para
o pagamento dos professores, e avançar nas discussões sobre a afirmação do Sistema Nacional de Educação articulado no país, tendo como foco a valorização da carreira docente, a federalização do magistério.IMG 0239.p
 O debatedor do Ciclo, convidado do Sindicato APEOC, é o professor de Filosofia e História, ex-deputado federal por Mato Grosso, consultor do Senado e ex-presidente da CNTE, Carlos Augusto Abicalil, autor do projeto de lei que estabelece os princípios e as diretrizes dos planos de carreira para os profissionais da educação básica pública.
A mesa de trabalhos é composta por Anízio Melo, presidente da APEOC; deputada estadual Raquel Marques; Joana almeida, presidente da CUT-CE; Juscelino Linhares, secretário geral do Sindicato APEOC e diretor da CNTE; Reginaldo Pinheiro, vice-presidente da APEOC; Penha Alencar, tesoureira da entidade classista; Hélder Nogueira, secretário geral da CUT e diretor da APEOC; e Ivo Braga, diretor da UNE.
O professor Anízio Melo abriu o evento dizendo que “é necessário o debate e a educação de qualidade para a sociedade avançar. Nós queremos melhores salários, formação continuada, respeito aos professores e políticas de desenvolvimento para a educação.”
IMG 0251.pO Instituto APEOC lançou no Plenário da Assembleia Legislativa a Cartilha “Fundeb, Piso e Carreira do Professor de Educação Básica”. A cartilha trata  da composição do Fundeb, redistribuição de recursos e aplicação em ações de manutenção e desenvolvimento da educação. Aborda também a cartilha: conceituação do valor por aluno anual do fundeb, características das carreiras docentes em dez estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Pará e Maranhão), como vencimento base, remuneração, evolução e tempo de atividade extraclasse.
O professor Carlos Abicalil está se pronunciando e afirmando que no próximo dia 12 ou 13 (junho) será votado em Brasília o Plano Nacional da Educação, em que a CNTE  e o Sindicato APEOC  lutam por 10% do PIB para a educação. E que em setembro acontecerá a Marcha Nacional do Piso."


FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/34-ultimas-noticias/5026-debate-na-assembleia-sistema-nacional-de-educacao-e-valorizacao-da-carreira-docente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário