SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ESSA É A SEGURANÇA DO CEARÁ II ?????



INSEGURANÇA

" Assaltantes atacam coronel..."


" Oficial destemido: coronel Antônio Barbosa Soares reagiu contra os criminosos e ainda os perseguiu por mais de um quilômetro. A caçada aos assaltantes tem prosseguimento..."

" PMs do Ronda que trabalham a pé ficam vulneráveis nas ruas da Capital. "

26/1/2010


" Ex-comandante do Batalhão de Choque foi atacado com sua família na porta de casa. Ele fez críticas à própria Polícia

Após o ataque de criminosos contra três policiais do Ronda do Quarteirão, em pleno serviço, na manhã do último domingo, na Zona Oeste da CapitaL, outros bandidos assaltaram um oficial da Polícia Militar e sua família. O caso ocorreu por volta de 19h40 de domingo, quando o tenente-coronel PM José Maria Barbosa Soares, ex-comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) e atual comandante da Academia de Polícia General Edgar Facó, foi rendido na porta de sua residência junto com seus filhos.

O assalto aconteceu quando o militar saía de casa, situada na Rua Cônego Braveza, na Cidade dos Funcionários. Soares se encontrava na companhia de seus três filhos e do namorado da filha, quando surgiram dois bandidos já de arma em punho.

Incontinenti, o coronel reagiu e travou luta corporal com um deles. Um dos filhos do militar acabou sendo baleado na perna. Antes de fugir, os ladrões roubaram uma pistola do comandante, de modelo Ponto 40, além de um cordão de ouro.

Enquanto o filho do coronel era socorrido pelos irmãos e pelos vizinhos, Soares ainda perseguiu os assaltantes por cerca de um quilômetro. Segundo ele, em entrevista ao Diário do Nordeste, neste intervalo foram feitas várias ligações para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que não foram atendidas. Quando a primeira viatura chegou ao local do assalto, os bandidos já haviam desaparecido.

A fuga

O militar explica que os dois assaltantes chegaram a roubar uma bicicleta e depois uma moto para fugir. Caíram de ambas, mas, depois, teriam escapado com a ajuda de um taxista. Até a noite passada ninguém havia sido preso. O militar mostrou-se indignado com a falta de segurança no bairro, onde assaltos acontecem diariamente e, principalmente, com a inoperância da Ciops.

Os assaltantes continuam sendo procurados. Já o filho do oficial foi levado a um hospital e já se encontra em casa, se recuperando da lesão na perna.

INDISCIPLINA

Soldado do Ronda é preso por sargento

Um soldado do Ronda do Quarteirão foi preso, na noite do último domingo, depois de desobedecer a um superior. O militar, cujo nome não foi revelado pelo Comando do Batalhão de Policiamento Comunitário, permanece recolhido numa cela do Presídio Militar e será submetido a um Conselho Disciplinar que pode resultar em sua expulsão dos quadros da corporação.

A confusão entre os militares aconteceu quando o soldado se recusou a obedecer a uma determinação de um sargento, que ordenou a ele a se deslocar com sua viatura para o atendimento de uma ocorrência. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da sua Assessoria de Imprensa, preferiu apenas confirmar o ocorrido sem dar maiores detalhes do episódio, nem citou nomes.

Descrédito

Ontem, dezenas de leitores se manifestaram diante do caso dos PMs do Ronda do Quarteirão, que foram assaltados na Praça do Conjunto Polar e acabaram tendo que entregar suas armas (pistolas), carregadores e coletes à prova de bala. "Trata-se de uma desmoralização total do Estado", disse o leitor Enilton Santos, ao acessar a informação através da versão eletrônica do Diário. "Em que ponto se encontra a nossa Polícia! Ela deveria estar sempre alerta, só Deus sabe quantos assaltos vão ser feitos com as armas roubadas dos policiais", comentou o leitor Ademar Benevides."

EXTRAÍDO DO DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=725832

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR

Um comentário:

  1. Fernando Ribeiro,o autor dessa matéria, conhece a segurança pública por dentro, é um especialista da área e sempre cobriu matérias de polícia.derver-se-ia dizer que op Brasil é o País das muitas polícias, e que deveria haver apenas uma Policia nacional de departamentalizada, com sálários dignos e isonomicos para todos os policiais, de preferencia o salario devereia ser igual ao da PF para todas as policias, e assim teríamos segurança de verdade.

    ResponderExcluir