SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 10 de janeiro de 2010

" PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL ? "



ENTERRO DO PE. CÍCERO


PE. CÍCERO E A BEATA MARIA DE ARAÚJO
PE. CÍCERO E FLORO BARTOLOMEU



PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL?
Documentário -Lançamento na Internet
Direção Valdecy Alves


" Em 06 de junho de 2009, um sábado, lançava no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE), o Documentário que fiz sobre Padre Cícero Romão Batista. Intitulado: Padim Ciço, Santo ou Coronel ? Sempre lancei com muita alegria e apreensão meus vídeos e documentários. Depois era só viajar por algumas cidades do interior, enviar o documentário para vários festivais e aos poucos a divulgação do trabalho alcançava as proporções desejadas. Até um novo projeto e o velho ficar como acervo do que produzira e dirigira, hibernando em alguma estante. Dependendo do tema, uma ou outra vez encaixando o documentário na programação televisiva. Assim tive, por exemplo:

- ORVALHO NEGRO transmitido na TV Cultura de São Paulo para todo o Brasil, tratando de meio ambiente;
- UM CARRASCO DEVE SER COERENTE escolhido para mostra paralela de cinema do Festival Mundial do Minuto, sendo exibido em cinemas em São Paulo. Protestando contra pena de morte;
- PANELA DE PRESSÃO veiculado no programa Rota 22, da TV Diário, um desses programas policiais, que divulgam a violência do dia a dia dos grandes centros urbanos. O documentário denunciando a situação dos presos, mas numa visão de direitos humanos, protestando pelo fato das prisões terem-se tornado depósitos de seres humanos;
- CAMINHADA DA SECA-FÉ transmitido pela TV UNIÃO, após um debate sobre campos de concentração nas secas do Ceará, vez que o documentário trata do Campo de Concentração de Senador Pompeu, da Seca de 1932.

Bem como outros trabalhos exibidos em teatros, cinemas, escolas e Tv´s, cujo destino final, depois, sempre foi o arquivo na estante, entre outros documentários e filmes. Padim Ciço foi lançado no Estado de São Paulo, na cidade de Itu, em dezembro de 2009, continua sendo exibido por lá, por pontos de cultura. PORÉM POR MAIS QUE SE LANCE EM VÁRIOS LOCAIS, MUNICÍPIOS E ESTADOS DIFERENTES, sempre exigirá que o público vá até o evento. DESLOQUE-SE FISICAMENTE DE SUA CASA ATÉ O LOCAL DE EXIBIÇÃO.

NESSE PONTO, entra o divisor de águas chamado INTERNET. Primeiro permitindo que tiremos da estante o que estava arquivado, os antigos documentários, filmes e acervo de Hollywood, a cada nova tecnologia, renascem: Vídeo cassete, DVD, etc. PARA NÓS, PRODUTORES ALTERNATIVOS E INDEPENDENTES DE ARTEVISUAL, A INTERNET É ESSE MARCO, através do qual mantemos disponível o acervo que produzimos para todo o Brasil, para todo o mundo. 24 horas à disposição de quem quer que seja, em qualquer lugar, pegando carona no universo de ondas cósmicas, em todos os cantos do universo, onde cavalga a internet. MUDANDO ATÉ O CONCEITO DE LANÇAMENTO.

Do ponto de vista simbólico, lançar um documentário em lugar fechado, cinema ou teatro, é muito bom para o realizador. DO PONTO DE VISTA DE EFICÁCIA, a internet é o melhor, tem-se público de qualidade e em quantidade. O documentário, o trabalho artístico vai ao encontro e permanece à disposição de quem quer ser platéia, em qualquer lugar que se encontre, até no meio rural, podendo um celular tornar-se tela de cinema.

Só como exemplo, o meu canal no Youtube (VALDEVISUAL) criado há menos de 02 anos, já teve 10.737 acessos para verem meus vídeos lá postados. Sem divulgação, sem mídia, sem campanha. POR ISSO O LANÇAMENTO DO MEU DOCUMENTÁRIO NA INTERNET:

PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL ?

O lançamento na internet passou a causar mais apreensão do que o lançamento no Dragão do mar, em auditórios e teatros, ESTE LANÇAMENTO NA INTERNET, no Youtube, site com suas limitações, mesmo tendo que dividir o documentário de 25 minutos em 03 partes, já que o Youtube só recebe projetos com no máximo 10 minutos e o seu contador costuma travar depois de 300 exibições, vale a pena. O TERMÔMETRO SÃO OS COMENTÁRIOS, SÃO OS E-MAILS, do Brasil e do exterior, OS PEDIDOS DE CÓPIAS PARA EXIBIÇÕES DE GRUPOS CULTURAIS, ONG´s OU VIDEOCLUBES DO PAÍS INTEIRO.

Para quem produz trabalhos fora do grande círculo comercial, para quem produz alternativamente, dentro de um certo romantismo cercado de ideais, a internet é um grande espaço democrático, alternativo e participativo.

Assim, lanço o meu documentário na internet, 06 meses após o seu lançamento em auditório fechado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE), sobre um dos brasileiros mais polêmicos: PADRE CÍCERO. Uma figura universal.

O documentário levou dois anos para ser concluído, visto que o fiz por conta própria, produção independente. Agradecendo a toda equipe que me acompanhou de perto, sobretudo: Flávio, Ranuce, Fridtjof, Jonathan, Mara Paula. Estive em duas romarias de finados em Juazeiro do Norte (CE), onde em cada uma delas quase 1 milhão de romeiros se encontravam, uma em 2007 outra em 2008.

Utilizei como ponto de partida para o documentário o livro: FALTA UM DEFENSOR PARA O PADRE CÍCERO, de Padre Antonio Feitosa, das Edições Loyola, de 1983. Obra que faz do Padre Antonio Feitosa um verdadeiro advogado do Diabo em relação a Padre Cícero, com quem conviveu. Partindo de sua obra foram ouvidos os que pensam ao contrário, ao tempo que se mostra todo o fenômeno que é o misticismo que envolve Juazeiro, em época de romaria. A festa dos romeiros, sua fé verdadeira, indiferentes à história. O Padre Cícero do seu imaginário indiferente ao Padre Cícero homem e clérigo. O documentário mostra Padre Cícero por inteiro, esses Moisés nordestino, esse Savanarola com exército, como diria Maquiavel.

Vejam o documentário, divulguem, comentem, caso gostem. Uma vez na internet, enderecei ao mundo, indiferente aos seus defeitos ou qualidades. Agora é tempo de começar um novo projeto. Dedico a obra a todos os romeiros que vi, com quem interagi, a quem entrevistei. Pois o Padre Cícero simbólico não é o representado pela estátua, mas o que está no coração dos romeiros, que através da fé, continuam gritando contra exclusão, contra toda forma de injustiça, de que são vítimas. O Padre Cícero completo, com virtudes e defeitos, resta engrandecido, claras as razões da sua dimensão no imaginário popular.

FALAR SÓ BEM OU FALAR SÓ MAL é muito fácil e inútil. Ei-lo como realmente foi no documentário e o que simboliza é muito, muito... Mas muito maior mesmo para o povo-romeiro! Que já o reabilitou quando fez dele santo, pouco importando a burocracia do Vaticano, que precisa hoje se apropriar do Padre Cícero, que necessita reabilitá-lo, por uma questão de política religiosa, antes que os evangélicos o adotem como espécie de Lutero brasileiro e o roubem da Igreja, que o renegou."

BLOG DO Valdecy Alves
http://www.valdecyalves.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário