SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

AQUÁRIO OU EDUCAÇÃO

" ranking da educação "

"Ceará fica abaixo da média nacional"

" O Estado obteve pontuação inferior à brasileira nas disciplinas de matemática, ciências e leitura "
São Paulo


" O Ceará obteve pontuação abaixo da média nacional em matemática, leitura e ciências. É o que mostra a Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), referente a 2012, divulgado ontem. No ranking brasileiro, o Estado atingiu 378 pontos em matemática (16º colocado), 397 em leitura (14º) e 386 em ciências (17º). A média nacional por área de conhecimento foi de 391, 410 e 405, respectivamente.
" Apesar disso, estudantes brasileiros com piores médias melhoraram 65 pontos, ou o equivalente a quase um ano e meio a mais de aprendizagem "

Foto: Cid Barbosa

O estado mais bem colocado em matemática foi o Distrito Federal, com 416 pontos. O Rio Grande do Sul obteve 433 pontos, a melhor avaliação em leitura no país. Em ciências, o Espírito Santo liderou, 428 pontos. Alagoas ficou em último lugar em todas as áreas.

Os resultados do Pisa apontam que, embora o Brasil tenha melhorado suas notas, seu desempenho ficou abaixo do esperado. As notas mostram que a média do País subiu 33,7 pontos de 2000 a 2012. No entanto, do exame anterior, realizado em 2009, para o ano passado, a diferença na média geral foi de apenas 1 ponto.

A prova é aplicada a cada três anos para alunos de 15 anos dos 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considerados de primeiro mundo, e outros países convidados, como o Brasil, que participa desde 2000. As áreas do conhecimento avaliadas são Matemática, Ciência e Leitura. A cada edição do exame, uma área é enfatizada. Nesse último, Matemática foi o foco.

No País, em 2012, quase 20 mil alunos fizeram a prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A novidade no País foi a aplicação de testes em meio eletrônico a uma sub-amostra de cerca de 4.000 alunos. Por causa do desempenho abaixo do ideal, o País continua ocupando um dos últimos lugares na lista de países: entre os 65 avaliados, o Brasil ocupa a 58ª posição.

Junto com Turquia, México, Chile, Portugal, Hungria, Eslováquia, Polônia e Cazaquistão, o País aparece no relatório como um dos países com contextos socioeconômicos mais desafiadores. Entre todos esses países listados, contudo, é o que está em último lugar. Segundo os dados divulgados, a performance do Brasil em Matemática, leitura e ciência melhorou desde 2003 - de 356 pontos em 2003 para 391 pontos em 2012. Desde 2000, os pontos de Leitura melhoraram 1,2 pontos por ano e, desde 2006, os pontos de Ciências aumentaram em média 2,3 pontos por ano. Os alunos que possuem as piores médias melhoraram a sua performance em cerca de 65 pontos, o equivalente, segundo a OCDE, a mais de um ano e meio de aprendizado.

Mercadante vê evolução

Apesar do Brasil ainda ocupar as últimas colocações no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Ministério da Educação comemorou o resultado da avaliação. A evolução dos estudantes brasileiros foi a maior entre todos os 65 avaliados. "Nós fomos o país em que mais os estudantes evoluíram nesta década", enfatizou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que considerou o resultado "uma vitória"."



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1345661

Nenhum comentário:

Postar um comentário