SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

AQUÁRIO, COPA OU ÁGUA PARA O POVO ?

" falta d´água "

" Protesto bloqueia a BR-020 "

" Ato reuniu cerca de 50 moradores, que reclamam do desabastecimento nas comunidades locais "
 

Canindé.



" Cerca de 50 moradores das localidades de Salão I e Vila Medeiros fecharam a BR-020 à altura dos quilômetros 304 e 305, cobrando das autoridades do município e do Estado, uma solução para o crucial problema de abastecimento humano e animal da região. 

FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES 

" Gravetos, pedras e palavras de ordem exigindo o abastecimento nas comunidades fizeram parte das manifestações ocorridas na estrada federal, que impediu o tráfego de veículos em trecho da rodovia federal  "

 
O protesto que durou três horas começou às 5 e se encerrou 8 horas da manhã de ontem. "Esse é apenas o primeiro aviso. Se nada for feito nós voltaremos a fechar a rodovia novamente´´, garantiu a Presidente da Associação Comunitária de Vila Medeiros Lúcia de Fátima.

Segundo ela, há cerca de um mês, os moradores da comunidade de Vila Medeiros, zona rural de Canindé, vêm enfrentando problemas com a falta de água. A torneira fica seca quase diariamente, como informou Lúcia de Fátima.

De acordo com a líder ruralista, antes não faltava água, agora o problema é frequente, para não dizer diário. "É muito tempo sem água", reclama Lúcia. Ela conta que tem caixa d´água em casa, mas, devido ao longo período de interrupção, o reservatório não é suficiente para suprir a demanda da casa. "As 39 famílias eram abastecidas por carro pipa, mas nas últimas semanas a situação piorou e água só comprada´´, comenta.

Estudantes

O casal de idosos Pedro Marreiro Paiva, de 94 anos e sua esposa Maria Vieira Paiva de 76 anos, chegam a ficar mais de três dias sem água para os afazeres de casa. "Meu marido é um homem doente e não tem condições de ir à procura de água, até mesmo porque a idade não permite´´, diz dona Maria Vieira.

Durante a manifestação muitos alunos tiveram que caminhar a pé, para não perder o dia de aula. O diretor da escola Júnior Rocha foi ao local para dar apoio aos estudantes.

Apesar da Polícia Federal ter se mobilizado na área de conflito, uma imensa fila de veículos foi formada na estrada, causando transtornos para os motoristas.

Uma fila de mais de um quilômetro se formou ao longo da BR-020. Muitos motoristas reclamaram do atraso na entrega da carga. ´´Estou levando verdura para Pernambuco e só Deus sabe o que poderá acontecer com esses alimentos. Estou há mais de duas horas de atraso´´, reclamou o motorista Fernando Barbosa Saraiva da cidade de Pico no Piauí.

O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, que viajou na tarde de ontem para Brasília em busca de recursos para o problema da seca nos Sertões de Canindé, disse ao Diário do Nordeste que o problema será solucionado, no breve tempo possível.

"No momento já autorizei ao presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Nelson Bandeira a colocar carros pipa para abastecer a comunidade. Nossa ideia é a perfuração de um poço profundo na localidade para acabar de vez com o problema, já que são 39 famílias residentes na área´´, explicou Celso Crisóstomo.

Ontem mesmo, os moradores receberam água tratada procedente do sistema de abastecimento do Saae. "Não estamos medindo esforços para atender todo mundo. A questão, é que os custos são muito altos e o município não pode arcar sozinho com essas despesas", disse Nelson Bandeira.

Ele salientou que ainda que irá enviar ao local uma equipe de técnicos para avaliar a situação da água que ainda resta no sistema simplificado e depois dar início ao processo de estruturação de uma nova maneira de atender diariamente as famílias que moram as margens da BR-020."



ENQUETE

Como está enfrentando o problema?

"Nunca tinha enfrentado uma situação dessa. Quando o açude do Salão estava cheio, nossa vida era um mar de rosas. Agora virou um verdadeiro inferno com a falta de água constante em nossa comunidade´´

Maria Vieira Paiva
Agricultora

"Sou um homem doente e não tenho mais forças para ir à procura de água. Vivo dependendo dos outros. Chego a ficar 15 dias sem poder fazer nada, por conta da falta de água nas torneiras. Espero solução"

Raimundo Marreiro
Agricultor



Mais informações:

Servico Autônomo de Água e Esgoto de Canindé
Avenida Francisco Cordeiro Campos, 1087 - Centro

Telefone: (85) 3343-0140


ANTÕNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1348345

Nenhum comentário:

Postar um comentário