SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 17 de novembro de 2012

" NATAL DA TOCA DE ASSIS "

Solidariedade 17/11/2012

" Toca de Assis precisa de voluntários para festa de Natal "

" A Festa "Natal da Toca de Assis" vai oferecer alimentação, higiene pessoal, recreação e evangelização a centenas de pessoas em situação de rua no próximo dia 9. Você pode ajudar em qualquer período do ano "

 
FOTO: MAURI MELO
" A casa feminina atende, hoje, 14 pessoas "
" Proporcionar dignidade a pessoas em situação de rua é uma das principais metas da instituição religiosa Toca de Assis. Anualmente, os irmãos e as irmãs de Assis proporcionam um dia diferente a centenas de moradores de rua que, cotidianamente, convivem com a indiferença e o descaso.

O “Natal da Toca de Assis” ocorre próximo dia nove no Centro Pastoral Comunitário, reunindo cerca de 400 pessoas em atividades de higiene pessoal, recreação e evangelização. “Muitas vezes, o que eles querem não é nem a comida em si. Eles querem conversar, falar da vida deles”, revela irmã Liliá Maria.

A Toca de Assis possui duas casas de acolhimento em Fortaleza e sobrevive apenas das doações de benfeitores, conforme irmã Liliá. Todas as sextas-feiras, membros da entidade percorrem diversos pontos da capital para levar alimento a moradores de rua.

Alguns são acolhidos na própria instituição. No entanto, a maioria continua em situação de rua porque as duas sedes não têm condições físicas e financeiras para acolher mais pessoas, segundo a irmã. “Não temos doações fixas. Tudo a gente tem que correr atrás. Acabamos sofrendo com os que ainda estão na rua”, lamenta.

Atualmente, a casa feminina acolhe 14 pessoas e a masculina, 26 - entre religiosos e ex-moradores de rua. “Os operários são poucos, mas o trabalho é grande. Estamos atrás de benfeitores. Cada mês é uma luta. A busca é constante”, revela a irmã.

De acordo com ela, os acolhidos chegam à instituição em processo de envelhecimento. “A maioria tem problemas mentais. Cada um com uma história e uma situação. Como estão envelhecendo, temos que adaptar as casas à realidade deles”.

A instituição recebe todo tipo de doação. De alimentos a objetos usados, incluindo a ação de voluntários. Conforme irmã Liliá, a festa de Natal é feita para aqueles que ainda não encontraram acolhimento. “As pessoas leigas podem ajudar tanto na busca por materiais como na mão-de-obra do dia. Às vezes, a pessoa não tem habilidade no banho, mas pode conversar com eles”.

Segundo a irmã, quem quiser fazer alguma doação de material pode se dirigir a uma das sedes da Toca de Assis ou solicitar a retirada em outro ponto da Cidade.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Toca de Assis promove anualmente comemoração natalina para centenas de pessoas em situação de rua. A entidade depende de doações para manter os trabalhos humanitários que promove.

Serviço 



O quê e como doar
Alimentos (carnes e não perecíveis), roupas, móveis, notas fiscais e dinheiro.
Produtos podem ser entregues na avenida João Pessoa, nº 5052, e na rua Francisco Vasconcelos Júnior, nº 8. 
 
Doações em dinheiro: Caixa Econômica (Agência 0668 / Conta Poupança 41446-2 / Operação 013)"
 
 
 
 
FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/11/17/noticiasjornalfortaleza,2955721/toca-de-assis-precisa-de-voluntarios-para-festa-de-natal.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário