SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 10 de novembro de 2012

MARCHA PELA VIDA

Beira Mar

" Marcha pela Vida contra o Aborto será neste domingo "

" A cantora Elba Ramalho esteve em Fortaleza para promover a marcha. Em entrevista ao O POVO, a paraibana contou que já se submeteu a um procedimento de aborto e diz ajudar outras mães a superar o trauma"

 
FOTO: SARA MAIA
Elba Ramalho veio a Fortaleza para participar da marcha

“Quando você faz um aborto, você escuta o choro da criança todos os dias, anos depois. É um sofrimento infindável, sem tamanho”, rememora a cantora Elba Ramalho, do episódio da juventude que considera fundamental para o início de seu engajamento na luta contra o aborto. “A única forma de eu me perdoar e de me sentir melhor foi ajudando outras mães”, conta.

A cantora paraibana está em Fortaleza para divulgar a Marcha pela Vida contra o Aborto, que vai ser realizado no fim da tarde deste domingo, 11, com saída do Aterro da Praia de Iracema. Elba Ramalho diz esperar que em Fortaleza haja um engajamento massivo já que, na Capital, a maior parte das pessoas se dizem contrárias ao aborto. Segundo a pesquisa O POVO/ Datafolha, divulgada em setembro último, 55% dos habitantes da Cidade disseram querer que a lei do Código Penal em relação à interrupção da gravidez continue como está em relação ao aborto.

A marcha acontece justamente porque tramita no Senado o projeto do Novo Código Penal, para descriminalizar o aborto realizado até 12 semanas de gestação. A votação deve acontecer até o fim do ano. Ontem, Elba Ramalho concedeu aos meios de comunicação cearenses uma série de entrevistas durante todo o dia, desde às 6h30min. E para onde a cantora ia, carregava um pequeno boneco que representava o tamanho de um feto com 12 semanas de gestação.

“No aborto que seria permitido por lei, o bebê, então, já teria esse tamanho”, diz a cantora, referindo-se ao boneco. “Se você é a favor do aborto é a favor da morte de crianças inocentes no útero de sua mãe, porque a vida se dá desde a concepção. E a criança ainda não pode se defender, gritar ou manifestar qualquer opinião de que quer viver”, defende. Elba conta que, assim como ela, a maioria das mães que cometem a interrupção da gravidez se arrependem e precisam de tratamento psicológico.

A cantora paraibana afirma ainda defender a vida como “um direito justo e digno”. Para Elba Ramalho, “a mulher é dona da própria vida”. No entanto, “não é dona daquela vida que está no seu corpo”. Ela enfatiza que sua luta pessoal é independente da religião que segue. Muito embora, conforme afirma, a Igreja Católica esteja “mais do que certa” em defender o direito à vida “sob qualquer condição”.

Movimento nacional

“O Movimento Provida é nacional, de pessoas que acreditam numa sociedade justa. Também acreditamos na vida como o primeiro direito. A dignidade da mulher é deixar o seu filho nascer, e não sujar suas mãos de sangue com a morte de seus filhos com seu consentimento. Se você aborta, você mata”, defende.
Saiba mais

O anteprojeto do Novo Código Penal passa a prever outras possibilidades para o aborto não passíveis de pena: quando a mulher for vítima de inseminação artificial com a qual não tenha concordado; quando o feto tiver doenças físicas e mentais graves; ou por vontade da gestante até o terceiro mês, quando médico ou psicólogo constatar que a mulher não apresenta condições de ser mãe.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A Marcha pela Vida contra o Aborto será amanhã, em Fortaleza, e será promovida pelo Movimento em Favor da Vida (Movida), organização apartidária e suprarreligiosa que defende a preservação da vida desde sua concepção.

Serviço

Marcha pela Vida Contra o Aborto
Quando: domingo, 11/11Onde: avenida Beira Mar, com concentração a partir das 16 horas, no Aterro da Praia de Iracema, em frente ao Ideal Clube
Informações: (85) 3224 4814 "


Angélica Feitosa angelica@opovo.com.br 
 
 
FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/11/10/noticiasjornalfortaleza,2951835/marcha-pela-vida-contra-o-aborto-sera-neste-domingo.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário