SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 21 de agosto de 2012

III FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE FORTALEZA

Inline images 1

A magia dos contos de fadas
chega à Praça do Ferreira

A Feira do Livro Infantil de Fortaleza está na terceira edição e traz à Capital do Ceará a contadora de história carioca Bia Bedran, a escritora mineira Paula Pimenta e o cantor e compositor paraibano Chico César, além de outras atrações locais e nacionais. Este ano, o evento é uma homenagem aos contos de fadas dos irmãos Grimm.

O clima de sonho, diversão e muita leitura desembarca na III Feira do Livro Infantil de Fortaleza, nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2012, na Praça do Ferreira. O evento terá dezenas de atrações, além de descontos de até 40% em livro. Toda a programação é gratuita.

A abertura do evento será com o show do cantor e compositor Chico César, dia 29 de agosto, às 18h, na Praça do Ferreira. O encerramento terá a apresentação da contadora de histórias Bia Bedran, dia 1º de setembro, também às 18h. Dia 31, às 18h, tem também show da banda Dona Zefinha.

Outra presença marcante na Feira é a da escritora mineira Paula Pimenta, com o lançamento do seu livro Apaixonada por Palavras, dia 31 de agosto, às 15h, na Praça do Ferreira. Paula Pimenta vai palestrar dia 1º de setembro, às 10h20min, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Dia 31 de agosto, a vez de balançar com as emoções do público é a banda cearense Dona Zefinha. Será também às 18h, na Praça do Ferreira.

Participarão do evento literário editoras de todas as regiões do Brasil. Além de Fortaleza, grandes capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador vão apresentar seus trabalhos. São 35 expositores, 12 dos quais são cearenses.

“A Feira do Livro Infantil de Fortaleza objetiva divulgar, incentivar e democratizar a leitura. O evento é direcionado às crianças, mas é oportunidade também para professores, educadores, pais e qualquer interessado nesse mundo mágico da leitura. Também é uma chance para negócios editoriais, já que será possível conhecer a produção local e nacional de literatura infantil”, comentou o coordenador geral da Feira, o escritor cearense Almir Mota.

A III Feira do Livro Infantil de Fortaleza é patrocinado pela Endesa Fortaleza, uma termelétrica localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e controlada pela holding Endesa Brasil, que administra negócios de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia no País.

Patrocinam também o evento o Ministério da Cultura (Minc), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Apóiam o evento o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Câmara Cearense do Livro e Casa do Conto.

Vale-leitura para estudantes
A participação massiva de escolas públicas de Fortaleza e da Região Metropolitana reforça o espírito de inclusão social da III Feira do Livro Infantil de fortaleza. O próprio evento vai bancar a presença dos jovens leitores, garantindo 48 viagens de ônibus para crianças do sistema público municipal de ensino de Fortaleza, mais 24 viagens de ônibus para crianças da Região Metropolitana.

A grande inovação da Feira tem continuidade nesta edição. Por meio do Vale-leitura, serão distribuídos 4.000 livros infantis gratuitamente às crianças de escolas públicas previamente cadastradas. Além disso, serão distribuídos 4.000 lanches a essas crianças no período em que estiverem no evento literário.

Homenagem aos contos de fadas
A III Feira do Livro Infantil de Fortaleza presta uma homenagem aos famosos escritores do final do século XVIII e início do século XVIX, os alemães irmãos Grimm, que encantam crianças com suas fábulas infantis até hoje. Uma das obras mais famosas história, o conto João e Maria, estará representado na Feira. A bruxa malvada com seu caldeirão estará na Praça do Ferreira em tamanho gigante para a que os visitantes possam levar uma marcante lembrança fotográfica do evento.

Projetos sociais presentes
A Feira abre as portas também para projetos sociais. A Endesa Fortaleza apresentará o Endesa Fortaleza Criança, uma tenda onde as crianças poderão assistir a contações de histórias e participar de oficinas de leitura. O espaço é uma ação nova que está sendo lançada este ano. Outra iniciativa da Endesa Fortaleza é o apoio ao transporte de crianças de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Aquiraz até o evento, gratuitamente.

O projeto Baú de Leitura, da Coelce, levou livros e formação a professores de nove municípios em 2011. Este ano, vai estar presente novamente na Feira. O evento também abre as portas para os Agentes de Leitura, da Prefeitura de Fortaleza e Governo Federal. A Biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), com todos os serviços que dispõe na sede, será outra parte importante da Feira.

> Serviço
III Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Data: 29, 30 e 31 de agosto a 1º de setembro de 2012.
Local: Praça do Ferreira, com programação também no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB)
Tel. (85) – 3252.3343 / 8807.5332
Twitter: feira_livro_inf
Coordenador Geral: Almir Mota
Coordenadora Executiva: Júlia Barros
Coordenação de comunicação: Andreh Jonathas (8857.7175 / 8841.8881)
 
> A Feira em números
4 - Shows
32 - Minioficinas infantis
4 - Oficinas para professores e publico em geral
3 - Palestras
460 - Vagas para professores em oficinas
48 - Viagens de ônibus para crianças de Fortaleza
24 - Viagens de ônibus para região metropolitana
40 - Contações de histórias e rodas de leituras
4 - Espaços destinados a leitura
13 - Lançamentos literários
6 - Apresentações artísticas variadas 
24 - Passagens áreas
11 - Artista e escritores convidados
4000 - Livros infantis doados para crianças
4000 - Lanches para crianças de escolas

> Programação completa

DIA 29 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA

Manhã
08h30min - Musical infantil A Princesa e o Sapo, de Tom Drummond, no palco principal.
09h00min - Lançamento do Livro A Princesa e o Sapo, e bate papo com a autora Elvira Drummond(CE), LMiranda.
09h20min - Contação de histórias/oficina para crianças, no espaço Baú de Leitura/Coelce.
09h20min - Contação de histórias/oficina para crianças, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
09h20min - Contação de histórias, no espaço CCBNB com o Grupo Convite de Contadores de Histórias
09h20min - Roda de Leitura no espaço Agentes de Leitura.
10h20min - Lançamento do Livro O Papagaio Bissolu, da autora Karine Raffaelli(CE), Dedo de Moças.
11h - Leituras engraçadas, no palco principal.
12h - Recital poético com o escritor Klévisson Viana (CE), Editora Tupynanquim.

Tarde
14h - Lançamento do Livro Miti, a sábia arara de asas azuis, da escritora Ebmirtes Vasconcelos(CE) com teatro de fantoches, Premius Editora.
14h40min - Oficina de arte e poesia: interpretação de poemas com o uso da música e de técnicas teatrais, com o escritor Sérgio Magalhães(CE) da Editora IMEPH, no espaço Baú de Leitura/Coelce.
14h40min - Contação de histórias/oficina de arte, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
14h40min - Contação de histórias, no espaço CCBNB.
14h40min - Roda de leitura, no espaço Agentes de Leitura.

Noite
18h - Lançamento oficial da III Feira do Livro Infantil de Fortaleza.
19h - Show com o cantor e compositor Chico César.

DIA 30 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA

Manhã
08h30min Contação de histórias com Júlia Barros(CE), no palco principal.
09h20min - Contação de histórias/oficina para crianças, no espaço Baú de Leitura/Coelce.
09h20min – Contação de histórias/ oficina para crianças, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
09h20min - Roda de Leitura, no espaço Agentes de Leitura.
09h20min - Contação de histórias com Cláudia Garcia(RJ), no espaço CCBNB.
09h30min - Lançamento do Livro Terra Minha, Terra Sua da escritora  Conceição Martins (Nêga), Ilustrações de Miguel de Paula, Academia de Letras de Crateús/CE.
10h  Palestra para professores e Lançamento do Livro Um dia de cada vez, de Marta Martins(SC), Editora Cuca Fresca.
12h - Lançamento dos Livros O preço da liberdade, de Rouxinol do Rinaré(CE) que será apresentado por alunos das escolas do Eusébio e Sete contos de Maria, do poeta Antônio Francisco(RN) que recitará seus poemas de cordel,  Editora IMEPH.

Tarde
14h - Contação de histórias/leitura do livro A colher da Princesa, com Marta Martins(SC), Editora Cuca Fresca.
14h - Oficina de contação de histórias para professores, com o contador de histórias e arte-educador Ailton Guedes (SP), no CCBNB, Editora Callis.
14h40min Contação de histórias/oficina para crianças, no espaço Baú de Leitura/Coelce.
14h40min - Contação de histórias/oficina para crianças, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
14h40min - Contação de histórias, no espaço CCBNB.
14h40min - Roda de Leitura com os Agentes de Leitura
15h - Lançamento do Livro Pastinha, o menino que virou mestre de capoeira, de Cau Gomez(BA). O autor fará uma contação da história ilustrada e caricatura das crianças, da Editora Solisluna.
16h - Lançamento do livro O apartamento de baixo, de Bárbara Caldas, Editora Mar de Ideias. A autora fará uma conversa solta e bem-humorada, que encoraja a plateia a buscar a realização de seus próprios sonhos.

Noite
17h - Contação de histórias e Lançamento do Livro A menina, o monge e o relógio, da autoraCláudia Garcia(RJ), com pocket show ao violão com participação do público, Editora Dubolsinho.

DIA 31 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA

Manhã
08h30min - Apresentação do Circo Escola Bom Jardim, no palco principal.
09h20min - Lançamento da coleção de Livros Infantis da Coelce/ Contação de histórias para crianças, no espaço Baú de Leitura/Coelce.
09h20min - Contação de histórias/oficina para crianças, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
09h20min - Roda de leitura no espaço Agentes de Leitura.
10h20min - Lançamento do Livro O Pequeno Hércules de Simone Pessoa (CE), no espaçoCCBNB.
12h -

Tarde
14h - Contação de histórias e Lançamento do Livro Histórias em Movimento com Gustavo Gaivota (MG), da editora UNI DUNI.
14h40min - Contação de histórias/oficina de desenho, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
14h40min - Contação de histórias/oficina de criação literária, no espaço Baú de Leitura.
14h40min - Contação de histórias/oficina de artes, no espaço Agentes de Leitura.
15h - Lançamento Apaixonada por palavras, de Paula Pimenta (MG), Editora Gutenberg.
17h - Contação de histórias com Gustavo Gaivota (MG), no palco principal.

Noite
18h - Show com a Banda Dona Zefinha.
 
DIA 01 DE SETEMBRO, SÁBADO

Manhã
08h30min - Apresentação musical e Lançamento do Livro A Boca do Tamanduá, de Nana Lacerda (SP), Conhecimento Editora.
09h20min - Contação de histórias/oficina para crianças no espaço Baú de Leitura/Coelce.
09h20min - Contação de histórias/oficina para crianças no espaço Endesa Fortaleza Criança.
09h20min - Roda de leitura, no espaço Agentes de Leitura.
10h20min - Palestra show com Paula Pimenta(MG), no CCBNB.
12h - Recital poético

Tarde
14h - Intervenção literária “meninas”, traz cantigas populares e leitura dramática do conto A menina dos cabelos de capim. Sobral/CE
14h - Oficina de contação de histórias com Gustavo Gaivota(MG), no CCBNB.
14h20min - Contação de histórias/oficinas, no espaço Baú de Leitura/Coelce.
14h20min - Contação de histórias/oficinas, no espaço Endesa Fortaleza Criança.
14h20min - Contação de histórias/oficinas, no espaço Agentes de Leitura.
15h - Lançamento dos Livros O candeeiro mágico e Pedras que encantam de Laudecy Ferreira(CE), Editora Premius.

Noite
18h - Show com Bia Bedran.

Obs. Domingo, dia 02 de setembro, às 14h, Bia Bedran realizará a Palestra A arte narrativa: fundamentos teóricos, para educadores, no CCBNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário