SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FORTALEZA TEM MÃE



" Nossa Senhora da Assunção "

" Caminhada com Maria completa dez anos "

" Evento acontece no dia 15 de agosto e terá missa presidida por dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza "

" Neste ano, a Caminhada com Maria, que acontece no dia 15 de agosto celebrado o Dia de Nossa Senhora da Assunção, completa dez anos e espera mais de dois milhões de participantes nas ruas de Fortaleza. O evento começou em 2003,em virtude da comemoração do Jubileu de 150 anos da Diocese do Ceará, e fez sucesso logo no início."


" A Caminhada com Maria, que ocorre desde 2003, terá, além da coroação da Santa e de uma encenação, espetáculos com coreógrafos e coral "


FOTO: WALESKA SANTIAGO

" A caminhada, que em 2012 tem o tema "Com Maria no caminho da fé", teve o intuito primeiro de resgatar costumes antigos da fé mariana e da Igreja Católica com uma procissão. O trajeto tem um percurso de, aproximadamente, 12 quilômetros. O trajeto começa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Nova Assunção, e termina na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro.

O movimento católico foi inserido no calendário oficial do Ministério do Turismo e do Município de Fortaleza, pela Lei nº 8.795, do ano de 2003. O coordenador da comissão organizadora da Caminhada, Afonso Ibiapina, disse que o evento chegou ao conhecimento do papa Bento XVI, que expressou muita alegria pela quantidade de pessoas que acompanha a imagem. "O papa enfatizou que este ato é muito importante pelo que Fortaleza demonstra para o mundo em fé e entusiasmo", ressaltou.

Um grande número de peregrinos do Interior do Estado é esperado. Para o coordenador, cada presença é importante. "Quem vem de fora irá manifestar junto com o fortalezense sua fé mariana", afirma ele. Sacerdotes de outras Dioceses estão vindo a Fortaleza para conhecer o evento e implantá-lo em outros Estados.



Algumas inovações irão acontecer neste ano comemorativo. Uma berlinda iluminada revestida de vidro será o suporte para a réplica da imagem original, que sairá em procissão. A coroa também será uma nova, no mesmo modelo da de Nossa Senhora de Fátima. O adereço só será apresentado em frente à Catedral da Sé, onde a imagem fará parte de uma encenação de uma subida apoteótica ao céu, sucedida de uma coroação, que conta com uma equipe de mais de 200 pessoas no papel de anjos. Coreógrafos e um coral completarão o espetáculo.

Locais e Horários

Uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antônio, dará início aos ritos ecumênicos. A previsão para o término da missa é para o meio-dia. Logo após, às 14 horas, a imagem sairá em procissão. Oito pontos de apoio serão distribuídos por todo o trajeto da caminhada. O primeiro fica na Ponte da Barra, na Barra do Ceará, onde ocorrerá a "consagração do povo", pelo arcebispo, prevista para às 16 horas.

Em todos os pontos, haverá ambulâncias, banheiros químicos água e socorristas. Proprietários das casas no entorno de onde os fiéis irão passar estão se articulando para distribuir água gratuitamente. As emissoras de rádio Bom Bosco e Shalom AM vão transmitir todo o percurso para quem não puder sair de suas residências.

Nas proximidades da Igreja de Santa Edwiges, localizada na Avenida Castello Branco (Leste-Oeste) será realizado um show pirotécnico com duração de dez minutos, simbolizando os dez anos da Caminhada. A chegada na Sé Catedral está prevista para as 20 horas.

Afonso Ibiapina se diz honrado em fazer parte voluntariamente da organização do evento, pensando em todos os detalhes para que tudo saia como planejado. "A minha fé aumenta ao ver o testemunho do povo que caminha ao nosso lado. A Leste-Oeste fica cheia de famílias que vão para reavivar a chama desta Cidade, que nasceu sob a bênção de se chamar Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção", ressaltou.

Celebração

2
milhões de fiéis estão sendo aguardados para a 10ª edição da Caminhada com Maria, que reúne moradores da Capital, do Interior do Ceará e de outros estados

200 pessoas participarão de uma encenação, representando anjos, durante o trajeto, que começa na Barra do Ceará e prossegue até a Catedral de Fortaleza "



MÁRCIA FEITOSAREPÓRTER



FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1168053

Nenhum comentário:

Postar um comentário