SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 29 de novembro de 2011

III FESTIVAL CHORO & JAZZ JERICOACOARA






" Hamilton de Holanda Quinteto abre a programação."
 (FOTO DIVULGAÇÃO)





" Jeri em tempo de boa música "



Fonte: O POVO Online/OPOVO/Vida e Arte


" Oficinas e apresentações com músicos nacionais e internacionais pontuam mais um ano do Festival Choro & Jazz Jericoacoara que, em sua terceira edição, tem início hoje e prossegue com programação gratuita até domingo "



" Gaúcho de nascimento e admirador profundo das belezas de Jericoacoara “desde quando ainda não tinha energia elétrica”, Capucho – há 20 anos, radicado em São Paulo - é o idealizador e produtor do evento Choro & Jazz Jericoacoara que, em sua terceira edição, dá seu pontapé hoje (29) e prossegue até o próximo domingo (4), reunindo oficinas pedagógicas e intercâmbio com músicos, além de apresentações nacionais e internacionais. Tudo gratuito e distribuído em vários locais da paradisíaca praia fincada no distrito de Jijoca.

De forma mais ampliada, o festival este ano conta com algumas novidades. “Eu nunca repito atração e, dessa vez, nós decidimos colocar um dia a mais. Além disso, temos ainda uma atração voltada para as crianças, que é o Som dos Meninos Quietos, cujo show é baseado na obra do escritor Guimarães Rosa, e mais professores à frente das oficinas, inclusive com aulas de canto”, adiantou Capucho. “Graças a Deus, ele (festival) já nasceu grande. Acho que dessa vez veio para consolidar”.

Tendo como foco a música de caráter instrumental, o Choro & Jazz Jericoacoara, de acordo com Capucho, já recebeu mais de 300 inscrições para as oficinas de Violão (Zé Paulo Becker), Contrabaixo/ Guitarra e Prática de Conjunto (Arismar do Espírito Santo), Bateria (Nenê), Clarinete (Alexandre Ribeiro), Pandeiro/ Percussão (Carlinhos Pandeiro de Ouro e Fábio Pascoal), Trompete e Improviso no Jazz (Daniel D’Alcântara), O Choro ao Piano (Laércio de Freitas), Construção de Pife (João do Pife), Composição (Jean Garfunkel), Canto (Cláudia Vilela), Sax e Flauta (Vinícius Dorin) e Choro (Alessandro Penezzi).

Outro ponto diferenciado é a parceria com o Califórnia Brazil Camp, que irá trazer músicos americanos para a troca de experiência com nomes locais. “Esse é um festival muito importante na Califórnia onde, no ano passado, o diretor veio e ficou maluco! Hoje em dia, o Choro & Jazz é, inclusive, divulgado lá no site deles e isso, claro, vai pro mundo. O Brasil não conhece o Brasil e, lá, tem gringo tocando choro, música brasileira”, pontua o produtor.

Para além das aulas, o atrativo maior – os shows – terão início logo mais, às 22 horas, com a presença do Hamilton de Holanda Quinteto, seguido de Ivan Lins & Celso Viáfora. Para amanhã (30), no mesmo horário, as apresentações ficam por conta do Nenê Trio e o grupo Choro Rasgado. Grande homenageado desta edição com o I Troféu Festival Choro & Jazz, o cearense Zé Menezes – 90 anos completos em setembro último - se fará presente encerrando a noite de sexta-feira (2), acompanhado de quatro músicos paulistas e colocando em destaque um apanhado de sua trajetória, iniciada aos nove anos da idade em Juazeiro do Norte.

O encerramento no domingo será movido à samba com o show da Velha Guarda da Portela (RJ). “O foco daqui é o instrumental, mas eu destino sempre um dia ‘pros canários’, como eu costumo dizer”, explicou Capucho, que vê no festival uma oportunidade única para que as pessoas conheçam mais o que é produzido no Brasil para além do mainstream. “Eu não estou preocupado com business, até porque a estrela maior aqui está no céu, aqui todos brilham do mesmo jeito. As pessoas vêm pra cá e é uma piração!”."



SERVIÇO


III Festival Choro & Jazz Jericoacoara


Quando: de hoje (29) a domingo (4), reunindo oficinas (das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas) e apresentações (noite).

Onde: Vila do Parque Nacional de Jericoacoara (distrito de Jijoca, a 295km de Fortaleza).

Programação gratuita.

Outras info.: http://www.chorojazzjericoacoara.com.br/.






Teresa Monteiro
teresamonteiro@opovo.com.br



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2011/11/29/noticiavidaeartejornal,2344821/jeri-em-tempo-de-boa-musica.shtml

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo... recomendo!!!

    Veja como conhecer Jericoacoara gastando menos, confira as dicas em: Turismo | low cost - viagem barata

    ResponderExcluir