FOTO: MAURI MELO - JORNAL O POVO
" Em 2011, o prédio da Santa Casa celebra 150 anos de fundação.
Hoje, importantes nomes que passaram por lá serão homenageados "
" Ela é enfática quando afirma: “Não quero sair daqui”. Há 38 anos, Maria Gonçalves percorre os corredores da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. Depois de ocupar diversos cargos, Maria é atendente dos pacientes que esperam pelas consultas. “Eu gosto de lidar com as pessoas, mas é preciso muita coragem pra trabalhar assim”. A atendente é uma dos mais de 800 funcionários do hospital.
Em 2011, o prédio da Santa Casa celebra 150 anos de fundação. Todo o ano foi reservado para as comemorações. E hoje, importantes nomes que passaram pelo corpo de médicos do hospital serão homenageados.
O prédio amarelo, de fachada antiga, se mistura aos semelhantes na vizinhança, mas se destaca na Capital pelo importante papel que representa. A Santa Casa é referência em todo o Ceará e em estados vizinhos no tratamento de diversas doenças.
“O hospital foi fundado para atender as necessidades dos mais carentes. Essa ideia se prolonga até hoje”, pontua Luiz Marques, provedor da Casa. O hospital é uma instituição filantrópica de atendimento prioritário ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, foram realizados mais de 5,6 mil atendimentos emergenciais e mais de 2,8 mil consultas ambulatoriais por mês. Desses, 96% foram pelo SUS.
Mas o principal desafio que a Santa Casa enfrenta, de acordo com Luiz Marques, é a falta de recursos. Ano passado, a receita obtida pelo SUS foi de R$ 33 milhões, o que corresponde a menos de 70% das despesas. O restante é arrecadado em doações. Uma das principais fontes é a doação pela conta de energia. Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), mais de 73 mil clientes em todo o Estado ajudam a instituição.
Segundo Luiz, a falta de recursos influencia no atendimento, que poderia ser bem maior do que é feito hoje. Uma das propostas para o futuro é de ampliar a estrutura, mas o financiamento é um empecilho. A última reforma, segundo ele, foi totalmente financiada pela Secretaria de Saúde do Estado, mas não há previsão para angariar fundos para as futuras intervenções.
Entre os planos para o futuro, está a restauração da Casa de Saúde Eduardo Salgado. A unidade faz parte da instituição e tem tradição em receber pacientes oriundos de planos de saúde. Hoje, ela funciona precariamente, com atendimento abaixo do histórico. O objetivo da reforma, segundo Luiz, é ter a oportunidade de ampliar a arrecadação da Santa Casa.
ENTENDA A NOTÍCIA
A Santa Casa completou, em 12 de fevereiro, 150 anos de fundação. As comemorações acontecerão ao longo de todo o ano. Hoje um grupo de médicos será homenageado.
SERVIÇO
Para doar diretamente à Santa Casa, o interessado pode entrar em contato com a Central de Doações.
Telefone: (85) 3455 9112
Para doar pela conta da Coelce, o cliente pode ir à Santa Casa (Rua Barão do Rio Branco, nº 20, Centro) para autorizar o débito mensal em sua fatura no valor que quiser doar. Outra opção é ir a uma loja de atendimento da Coelce. São aceitas doações de quantias acima de R$ 1. Esse valor será incluído mensalmente na conta de energia e repassado integralmente ao hospital. "
Mariana Freire
FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/11/23/noticiafortalezajornal,2340336/santa-casa-comemora-150-anos-e-faz-homenagem-a-medicos.shtml
--------------------------------------------------------------------
falAÇÃO
SÓ UM REGISTRO HISTÓRICO:
NAS DEPENDÊNCIAS DA SANTA CASA
FUNCIONOU O LICEU DO CEARÁ,
QUANDO ESSA ESCOLA PÚBLICA
AINDA NÃO TINHA SEDE PRÓPRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário