SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 3 de junho de 2011

MISSA DOS VAQUEIROS: FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO DE VÁRIAS GERAÇÕES

CARIDADE

" Missa do Vaqueiro louva Sto. Antônio "
FOTO: A.C. ALVES  -  DIÁRIO DO NORDESTE
" Com vestimentas tradicionais, os vaqueiros cumprem ritual "





" Caridade Mantendo uma tradição de 12 anos, este Município realiza, hoje, ao meio-dia, a 12ª Missa dos Vaqueiros na Fazenda Ideal. O evento, que reúne fé, homens e cavalos, faz parte das homenagens ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, que celebra até 13 de junho sua festa. O tema central é "Santo Antônio semeando a paz em Caridade".

Segundo o prefeito Júnior Tavares, a festa começa às 7 horas com a chegada dos participantes. Em seguida, é promovida cavalgada pelas ruas da cidade e, depois, a celebração eucarística. Após o cumprimento religioso, será servido um almoço para os presentes e depois haverá concurso de vestimentas de couro e aboio, além de muito Forró pé de serra.


Valorização

Os organizadores da missa esperam a participação média de 1.200 vaqueiros, vindos de Canindé, Caridade, Paramoti, Maranguape, Aratuba, Mulungu, Baturité e Fortaleza. "Nossa festa tem como objetivo a valorização da cultura sertaneja, no trabalho do vaqueiro na tradição regional", observa Eliseu Joca, um dos defensores da cultura popular. A missa contará ainda com as presenças de garotos que seguem os passos dos pais, mantendo assim a tradição.

O presidente da Associação dos Vaqueiros de Canindé, José Curdulino, diz que a missa em Caridade é momento de emoção. "Santo Antônio protege esse profissionais da Caatinga no lida diária com o gado".

A Missa do Vaqueiro é um evento tradicional na cultura popular nordestina. Em Caridade, é um espetáculo que tem origem numa tragédia ocorrida no sertão. Em 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó foi traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça no Sítio Lajes. Em julho de 1971, por decisão do padre João Câncio, e apoiado por Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira, foi celebrada a primeira Missa do Vaqueiro, uma homenagem a Raimundo Jacó. Nos anos seguintes, o ritual foi mantido. "É um momento que nos deixa muito felizes. Os vaqueiros têm um encontro saudável e cheio de muitas histórias", observa o prefeito de Caridade, Júnior Tavares.

Outras categorias também prestarão homenagens a Santo Antônio. Amanhã, acontece a Coroação de Nossa Senhora. Já dia 5 de junho, os ciclistas de Canindé rendem homenagem ao santo casamenteiro. No dia 10 de junho, acontecerá motorromaria saindo da cidade franciscana até Caridade. Os padres José Linhares e Leonardo Bezerra apoiam o evento."


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário