SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 13 de junho de 2011

" CAVALGADA E MISSA EM HOMENAGEM AOS VAQUEIROS "

" Vaqueiros são símbolo do município de Morada Nova. Graças ao trabalho deles, a cidade cresceu e ganhou destaque. Da última quinta-feira até ontem, os profissionais foram saudados na 68ª Festa do Vaqueiro "

FOTO: EDIMAR SOARES  -  JORNAL O POVO
" Emoção marcou a Missa dos Vaqueiro que é celebrada anualmente em Morada Nova "




Rosa Sá
ENVIADA A MORADA NOVA
rosa@opovo.com.br



" A tradicional Festa do Vaqueiro de Morada Nova, cidade cearense distante 161 quilômetros de Fortaleza, foi encerrada ontem, 12, após quatro dias de uma variada programação em homenagem a esses profissionais que são símbolo do município. Organizada pela Associação dos Vaqueiros e Criadores, o evento chegou em 2011 a sua 68 edição, mantendo o propósito de preservar a cultura vaqueira do lugar.

A cada ano, durante os festejos, dois profissionais da área são homenageados. Neste foram escolhidos Cícero Romão Batista, 64, conhecido como Ciço Preto, e José Murilo da Silva, 75, o Zelito Carneiro.

No sábado 11, foi celebrada a Missa do Vaqueiro na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo contando com a presença dos dois, além de outros vaqueiros que fizeram questão de se vestirem com os trajes que caracterizam a profissão. Junto a familiares e amigos eles se emocionaram lembrando os tempos de ocupação com o gado nas matas do município. “Vaqueiros e agricultores foram e ainda são o suporte de muitas famílias. Mas hoje em dia são categorias em extinção. Por conta do desenvolvimento não dão mais valor a vocês”, disse o padre José Almir da Costa, vindo de São João do Jaguaribe para presidir a cerimônia religiosa em Morada Nova.


Oferendas

Durante a procissão das ofertas, vaqueiros acompanhados por suas madrinhas depositaram no altar chapéu e gibão de couro, guarda peito, chocalho, água, pão, vinho, bandeja do alimento, bandeira da associação, e flores. A cada símbolo colocado, a lembrança de que eram instrumentos de proteção contra os espinhos, o calor e o sol forte e a rudeza da vida. Ao fim da celebração, as ruas já estavam tomadas por moradores que enchem praças e calçadas para assistir a cavalgada. É a ocasião em que os vaqueiros seguem em direção ao pavilhão Vaqueiro Epitácio Pessoa de Andrade onde é realizada a vaquejada que encerra a festa com a premiação dos vencedores.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA


É para preservar a cultura e valorizar os trabalhadores símbolo da cidade que a festa ocorre todos os anos. Para João de Deus Girão Filho, 66, presidente da Associação dos Vaqueiros e Criadores o evento cada vez ganha mais força."


Rosa Sá

ENVIADA A MORADA NOVA
rosa@opovo.com.br



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/06/13/noticiacearajornal,2255808/cavalgada-e-missa-em-homenagem-aos-vaqueiros.shtml



---------------------------------------------------------------------------


MONUMENTO INAUGURADO

FOTO: EDIMAR SOARES -  JORNAL O POVO 



 1. Antes da celebração, o prefeito Glauber Castro e o vice Marcelo Cunha inauguraram um monumento que homenageia o vaqueiro. A estátua está fixada na rotatória que dá acesso ao município de Quixadá.

2. Logo que a missa termina, tem início a cavalgada dos vaqueiros e outros montadores para o pavilhão onde é realizada a vaquejada. No trajeto eles são aplaudidos, fotografados e filmados."



FONTE:   JORNAL O POVO - Online/OPOVO/Ceará

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/06/13/noticiacearajornal,2255811/monumento-inaugurado.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário