SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 23 de abril de 2011

NO 2º DIA DE RETIRO COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM REVIVE A VIA-SACRA

PAULO SARASATE

" Retiro do Shalom deve reunir 5 mil "
FOTO: VIVIANE PINHEIRO  -  DIÁRIO DO NORDESTE
" A via-sacra foi um dos pontos altos do encontro, baseada na visão da escritora russa Catherine Doherty "


" Além de a programação ser transmitida pelo rádio e TV, a novidade deste ano foi o twitcan "


" Resgatar o verdadeiro sentido da Semana Santa, período em que são lembrados, pelos cristãos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Com este objetivo, a Comunidade Shalom organiza desde quinta-feira, prosseguindo até amanhã, o Retiro da Semana Santa, de 8 ao meio-dia, no Ginásio Paulo Sarasate. Com expectativa de reunir cinco mil pessoas em todos os dias do evento, a organização espera atrair principalmente aqueles que veem o período como um simples feriado.

"O verdadeiro sentido da Semana Santa é acompanhar, através do retiro e atos litúrgicos da Igreja, a manifestação de Deus que nos amou tanto e enviou seu próprio filho para nos revelar a verdadeira face de Deus: o amor sem medidas", enfatiza Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom.

Ainda de acordo com ele, é crescente o número de pessoas que resgataram esse sentido de celebrar o período de Páscoa, devido a redescoberta dos valores espirituais como alicerces de uma vida mais feliz. "A experiência espiritual, através dos ensinamentos de Cristo, coloca em ordem todas as coisas. O espiritual é a fonte que dá sentido a todas as conquistas materiais da vida", afirma.

Além de a programação ser transmitida pelo rádio e TV, a novidade deste ano é inclusão pela internet através da twitcam (aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo que se integra perfeitamente ao Twitter). Na manhã de ontem, o evento contou com orações, pregação de Moysés Azevedo, e uma Via Sacra encenada que ocupou o centro do ginásio.

Segundo Fábio Lima, coordenador de eventos da Shalom, a ideia é expandir o retiro, que há quatro anos vem atraindo mais simpatizantes. "Uma das marcas desse encontro é a inovação, sempre a serviço da evangelização. As pessoas que frequentam acabam atraindo mais gente", afirma.

Um exemplo é a dona de casa Margarida Menezes, que começou participando do evento sozinha e, através de seus comentários entusiasmados, acabou trazendo irmãos e amigos. Outro que não perde um retiro é o comerciante José de Assis. "Na minha família, tinha pessoas que gostavam de viajar e hoje estão aqui, preferiram um lugar calmo e de orações para passar a Semana Santa".

Uma inovação que vem agradando é a introdução da arte como forma de expressar a palavra de Deus através da música, coro, dança e atuação teatral como foi feito com a Via Sacra, um dos pontos altos do evento. De acordo com a diretora artística, Lidiane Oliveira, a encenação foi baseada na visão de Catherine Doherty, escritora russa de temática cristã.

Esposo

De abordagem esponsal (de esposo), enfatiza a relação de profundo comprometimento entre Jesus e os cristãos. "É uma relação de esposo entre Jesus e a alma de todos nós, não no sentido de casal, mas numa relação em que nos doamos por inteiro pelo outro, esquecendo de nós mesmos", explica Lidiane."



SILVIA HELENA TEIXEIRA
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=969109

Nenhum comentário:

Postar um comentário