SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 22 de abril de 2011

1º DIA DE RETIRO DO SHALOM TERMINA COM MISSA NA CATEDRAL

FOTO: SARA MAIA  -  JORNAL O POVO
"Dom José Antônio repetiu o gesto de Jesus ao lavar os pés de jovens na celebração "


" Missa lembra humildade de Jesus "



" Católicos lotaram a Catedral para a celebração da 1ª cerimônia do tríduo pascal. Dom José Antônio presidiu a Missa da Ceia do Senhor e o lava-pés "


"  Ao iniciar as celebrações do tríduo pascal, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi presidiu ontem à noite na Catedral Metropolitana de Fortaleza a Missa da Ceia do Senhor, na qual é lembrada a instituição da Eucaristia. A celebração reúne também o lava-pés, momento que lembra o gesto de humildade dado por Jesus Cristo à humanidade, ao lavar os pés dos seus apóstolos um a um. Ontem, 12 jovens da arquidiocese e alguns integrados a Comunidade Católica Shalom tiveram seus pés lavados por dom José.

A escolha dos rapazes se deu numa menção à jornada mundial da Juventude com o papa Bento XVI, que será realizada em Madri, na Espanha, no mês de agosto próximo. Universitário de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruno Silva Montenegro, 19, foi um dos que representaram um dos discípulos. Há três anos no Shalom, ele disse ter sido uma honra participar.

Durante a homilia, o arcebispo reforçou que o lava-pés será sempre um exemplo para os cristãos. Um gesto de serviço do Mestre que não pode ser esquecido pelo mundo, destacou. Para os fiéis que lotavam a igreja, dom José lamentou que o mundo hoje esqueça o sentido da Páscoa, e transforme a data em um grande feriadão, com muitas possibilidades de diversão.

Até o próximo domingo, a igreja celebra os três dias do tríduo de modo solene porque eles representam o reconhecimento da renovação de vida para os cristãos. “No tríduo pascal revivemos o sacrifício de Jesus Cristo por amor a humanidade, e o lava-pés é o momento em que o mestre e senhor nos deu o exemplo de humildade para amarmos e servimos uns aos outros”, afirmou.

Presentes à celebração, o casal Roberto Guerra e Jussara Alencar afirmou que há cinco anos deixaram de viajar nesse período para participar dos atos da Igreja. “É gratificante estar nas celebrações da Semana Santa”, comenta Jussara.


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A celebração é parte do tríduo Sagrado da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. No início da noite da primeira Quinta-feira Santa, Jesus deu exemplo de humildade lavando os pés dos discípulos."
 
 
FONTE: O POVO Online/OPOVO/Radar
http://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2011/04/22/noticiaradarjornal,2140290/missa-lembra-humildade-de-jesus.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário