SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TRANSPARÊNCIA: CEARÁ VAI MAL NO RANKING




" CE vai mal no ranking da transparência
Levantamento feito pela Associação Contas Abertas mostra que, entre os portais de governos estaduais e do Distrito Federal, o do Ceará é o oitavo pior. Para avaliar os sites, foram estabelecidos critérios como usabilidade e conteúdo."

Guálter George
gualter@opovo.com.br


" O Ceará registra uma performance pífia no primeiro ranking da transparência nas contas públicas brasileiras, apresentado ontem, durante evento que lotou o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, pela Associação Contas Abertas.

No balanço que envolve apenas governos estaduais e mais o Distrito Federal, a posição cearense é a 19ª, à frente apenas de sete estados, enquanto a lista mais completa, que também contempla o governo federal, faz o Estado cair para a 20ª colocação.

Metade dos sites mantidos pelos governos estaduais com dados sobre o seu orçamento ficou com pontuação abaixo de 5 no Índice de Transparência lançado pela Associação Contas Abertas. O ranking inclui também o Executivo federal, que obteve a melhor nota entre todos os portais de internet analisados, com 7,56 pontos. Entre os Estados, a melhor nota foi a de São Paulo (6,96), seguido por Pernambuco (6,91).

O secretário geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco, fez a apresentação do ranking, ao lado de parceiros na iniciativa, enquanto a plateia tinha dois governadores, justo dos estados cujos sites foram melhor avaliados (São Paulo e Pernambuco, pela ordem), além de vários parlamentares.

0 presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, fez menção ao fato de a mesa ser composta por representantes da sociedade civil, enquanto as autoridades compunham o público, como uma demonstração simbólica do que o momento de ontem demarcava. “É o conceito de controle social sendo levado à prática”, anunciou, sob aplausos.


Os técnicos do Contas Abertas analisaram os portais de transparência dos governos federal e estaduais, a partir de três parâmetros estabelecidos por um grupo de oito pessoas, especialmente convidadas para a missão. Um dos convidados foi o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará, Ernesto Saboya, que, presente à solenidade, não conseguia esconder o constrangimento com a má presença cearense no ranking.

Os três parâmetros estabelecidos foram conteúdo do site, frequência de atualização mais a série histórica e, finalmente, a usabilidade das informações colocadas à disposição do público. “É importante saber o que está colocado no portal, mais do que apenas constatar o volume do que é disponibilizado”, disse Castelo Branco.

Gil explica que o objetivo do ranking “não é criar heróis nem vilões. O que queremos é que aumente a transparência nas gestões públicas”. Segundo ele, outros governos, informados sobre o ranking à mesma época que o Ceará, fizeram adequações nos seus sites e, em alguns casos, melhoraram suas performances. Assim foi, com São Paulo, Pernambuco e o próprio governo federal, segundo ele."


FONTE: JORNAL O POVO
Guálter George
gualter@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário