SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 26 de julho de 2010

" CARTA DO LICEU "


PARTE DO GRUPO QUE PARTICIPOU DO CONGRESSO


II CONGRESSO: UM GRITO DE ALERTA

Depois de três dias de muitas informações, discussões, debates, chegou ao fim o II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES.
Um momento de afirmação da Literatura Cearense e dos Escritores e Poetas do Ceará. Um momento de reflexão, de protesto e UM GRITO DE ALERTA para que a LEITURA seja uma ferramenta de conscientização, de cidadania e que todos os interessados na LEITURA E ESCRITA unam-se para transformar o LEITOR no protagonista desse processo cultural.
Formar leitores para sobreviver, formar leitores para completar a rede iniciada pelos Escritores, Poetas... Não adianta construir bibliotecas, lançar livros, criar Editais Literários, se NÃO EXISTIR O LEITOR.
Num país onde a média de Livros que são lidos não chega a 2 livros por ano por habitante e num Estado pobre como o Ceará que essa média não chega a l livro por ano por habitante, não podemos calar. É URGENTE se criar Políticas Públicas para a
FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. Nesse sentido a Escola é o espaço ideal para desenvolver
essas políticas e Projetos, investindo na criatividade e curiosidade de nossos jovens.

participAÇÃO

Foi um Encontro que se não reuniu um grande número de participantes, valeu pela representatividade, pois Escritores e Poetas de vários Grupos, Entidades e Escritores Independentes, além de Leitores,estavam presentes e contribuiram para legitimar nossas decisões.

CARTA DO LICEU

II Congresso de escritores, poetas e leitores do Ceará

Carta do Liceu


1.Criação da Cesta Básica Literária - Todo empregador do Estado do Ceará terá que fazer a doação semestral de um livro de autor cearense aos seus funcionários.

2. Lutar pela aprovação de 3% do orçamento do Estado ser destinado à pasta da Cultura.

3. Implantação de Quiosques Culturais mantidos pela Secultfor.

4. Recepção cultural - Distribuição de cordel no aeroporto aos turistas que desembarcarem no estado, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo.

5. Criar um movimento de Poetas e Escritores para produzir e vender obras em mutirão durante a Copa do Mundo.

6. Sugerir que as Secretarias de Cultura do Ceará e Fortaleza realizem oficinas permanentes de orientação para proponentes dos editais.

7.Que o Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará tenha assento para escritores independentes e leitores.

8. Encaminhar para a Fifa a sugestão que o símbolo da copa de 2014 seja um chocalho.

9.Implantar programas de formação de leitores ( oficinas) nas escolas, empresas, fábricas, associação de moradores e entidades.

10.As discussões do Congresso devem ser levadas às escolas, sindicatos, bibliotecários, Assembleia Legislativa e candidatos a eleição este ano.

Liceu do Ceará, Fortaleza(Ceará), 25 de Julho ( Dia do Escritor ) de 2010

Um comentário:

  1. Quero ser o primeiro a comentar o evento mais significativo das férias,em julho, no ´Ceará, o Segundo Congresso de Escritores ,Poetas e Leitores, patrocinado abengadamente pelo Chocalho e seu incansável líder,poeta e jornalista da Cultura, prof.Auriberto Vidal Cavalcante, que faz o Ceará ser a Terra da Luz nas Letras e nas Artes com muitas ações poeticas como este importante evento.Viva os congressistas e todos que tiveram a felicidade de viver este momento cultural rico e cheio de fatos culturais, que faz os intelectuais do Ceará ocupar todos espaços,inclusive os virtuias, no mundo inteiro.Parabéns aos amigos e amigas chacalantes e chocalheiros da Cultura e das Artes...

    ResponderExcluir