SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 16 de julho de 2010

QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA NO SETOR PÚBLICO ???


Artigo

" Transparência não é favor."

15/07/2010

" Em razão das escaramuças políticas que ocorrem, atualmente, no Ceará, muitas coisas estão chegando ao conhecimento da opinião pública. Antes, em virtude da existência maléfica do partido único na Assembleia, as despesas do Estado não tinham nem fiscalização, nem controle. Se um único deputado arguia suspeição de algo, esse era logo esmagado pelo coro entediante de uma nota só.
O que, porém, chamou a atenção da sociedade cearense, nos últimos dias, foi a denúncia da revista “Veja” acerca da “mágica na barafunda de papéis da licitação”, para a reforma do Estádio Castelão. É uma obra de grande porte que vai custar ao contribuinte o montante de aproximadamente meio bilhão de reais.
O governo rechaçou de pronto a notícia e explicou que a Casa Civil não tem participação em nenhuma fase da licitação da obra, muito embora admita que outros órgãos estaduais são responsáveis pelas análises técnicas do projeto.
O que é curioso, porém, é a pouca vontade dos governantes de esclarecerem à população as questões levantadas pela revista e muitas outras que estão na cabeça dos cearenses curiosos. Essa transparência, tantas vezes repetida em palanque, na prática não existe.
Por que, finalmente, omitir o que as pessoas gostariam de saber acerca das ações e práticas relacionadas com a coisa pública? Seria positivo ao governo Cid que a CPI, proposta pelo deputado Heitor Ferrer, pudesse ser posta em prática atendendo ao interesse de milhões de cidadãos contribuintes. A CPI, na verdade, foi aprovada, mas um plano B, construído com a participação de poucos deputados do PSDB, impediu que o interesse da comunidade fosse atendido.
É lamentável que a política cearense tenha, ainda, capítulos que desqualifiquem certos parlamentares, mercadores de votos, em prejuízo do interesse público. Há necessidade de mais formação ética para os nossos eleitos e a consciência de que a coisa pública é, por sua natureza, um bem de todos. A transparência na gestão da “res publica” não é favor, é obrigação."


Pedro Henrique Chaves Antero - Professor de Ciências Políticas

phantero@gmail.com

JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/opiniao/2010/07/15/int_opiniao,2020364/transparencia-nao-e-favor.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário