SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 11 de junho de 2010

QUEM QUER SER PROFESSOR ?????





" CARTA DE UM QUASE DEMISSIONÁRIO "


" Sou professor com orgulho e formação e com quase trinta anos de ação initerrupta em sala de aula sem ter usufruido de licença - prêmio ou qualquer tipo de benefício que me tirasse da sala de aula. Durante este período convivi com muito tipo de administrações, idéias de governo , situações de confronto , greves , problemas funcionais e dilemas provocados pelo contraste entre Poder e povo. Gostaria de assegurar que nem nos períodos negros da ditadura militar vivifiquei um momento de tanto desalento em uma profissão, pois hoje os professores tem uma situação inusitada onde uma administração de rótulo popular e progressista vem hoje promovendo atrocidades no serviço público municipal que tem promovido uma situação de desalento na classe docente.
A castração da democracia na escola é uma dessas maldades geradas pela atual administração onde alguns gestores que chegaram ao poder de forma biônica e no processo do toma lá da cá entre Câmara Municipal e Prefeitura cometem todo tipo de agressão aos professores como centralização de decisões, perseguições, assédio moral, corrupção, malversação do dinheiro público e são acobertados pela Administração em função do conchave da prefeitura com os vereadores que sincera e honestamente são um verdadeiro mal para o povo desta cidade. Tais diretores fiéis às diretrizes da Gestão centralizada e incompetente da Secretaria Municipal de Educação acabam destruindo o princípio de autonomia da escola pública onde até fiscalização nas escolas tem sido feita para verificar cumprimento de horários em datas conhecidas como "imprensados" dos feriados. Onde está a democracia e o princípio de autonomia da escola pública?
Por outro lado esta atual administração acaba promovendo corte de direitos dos professores em muitos casos através de um malfadado plano de cargos e carreiras que gerou insatisfação na categoria e até hoje não não foi revisto ou reajustado. Na questão salarial o cumprimento a Lei do Piso vem sendo "pisada" de forma aviltante e sequer a questão das cargas horárias vem sendo cumprida. Além de tudo isso outro processo de desrespeito vem sendo gerado no processo de ampliação definitiva de carga horária que não contempla aos que estão amparados pelas Leis já propostas na Câmara Municipal o que deixa educadores à mercê da incompetência do setor financeiro que vem retirando professores de folha sem nenhuma explicação ou motivo aparente.
No meio desta situação vale a pena refletir sobre qual seria a posição dos educadores frente ao caos instalados , pois não temos representação fiel e verdadeira visto que nosso Sindicato através de trama urdida entre governo municipal, vereadores petistas , deputado dito educador e Sindicato APEOC utilizaram a justiça sempre a serviço da burguesia para impedir ações do SINDIUTE que mesmo com a característica de dominação de correntes políticas que o usam como aparelho ainda era um grande alento de lutas para os professores. Resta apenas a mim como educador compreender que sou inútil para esta administração e procurar outra ocupação visto que ser professor da rede municipal de Fortaleza é hoje um espetáculo de humilhação, desrespeito e castração de um dignidade que poucos veêm numa classe que merecia respeito pelo fato de ter tido formação , esforço no crescimento e garra para desempenho de uma função. Claro que este desabafo pode ser um eco de vários que estão na escola pública municipal mas que infelizmente ainda não compreenderam o poder da revolução de idéias e pensamentos que somente educadores podem desenvolver.
Nota: tenho certeza de que este texto jamais será publicado na imprensa, pois tá tudo dominado."


FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA
MESTRE EM EDUCAÇÃO , PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.MUNDO DA EDUCAÇÃO


BLOG MUNDO DA EDUCAÇÃO

- mande sua experiência para
francisco.djacyr@terra.com.br
Este blog tem como ação básica desenvolver uma luta pela educação de qualidade
http://caosnaeducacao.blogspot.com/2010/06/divulguem-por-favor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário