SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 3 de junho de 2010

POESIAS


Bertolt Brecht (1898-1956)
----------------------------------------------------------------------------






Maiakovski (1893-1930)



NO CAMINHO, COM MAIAKOVSKI


Na primeira noite eles se aproximam
roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.


Na segunda noite, já não se escondem :
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo o nosso medo
arranca-nos a voz da garganta.
E já não dizemos nada.


Eduardo Alves da Costa
Do livro NO CAMINHO, COM MAIAKOVSKI.
1985


-------------------------------------------------------------------



"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando

Mas já é tarde".



Bertolt Brecht (1898-1956)

Nenhum comentário:

Postar um comentário