SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 23 de abril de 2010

POESIA CEARENSE - AURIBERTO CAVALCANTE


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA




CANTANDO COM PATATIVA


Queria cantar
a dor do meu povo
feito Patativa
como o canto do uirapurú.
Queria...
entretanto
canto com Patativa
o que ele canta lá
eu canto cá.
O canto do Patativa
inimitável
registra
o grito do sertão
a indignação
de seu povo.
Patativa canta
encanta,
traduz a dor em poesia
e
vive eternamente.


AURIBERTO CAVALCANTE
IN: " 2004 " - 2004
PÁG. 75

Um comentário:

  1. Poesia e Evolução Humana
    Ensaio sobre a importância da poesia para a humanidade
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Qual a contribuição da Poesia para a evolução da humanidade? Numa rápida abordagem conversamos com os leitores sobre o significado e importância da poesia para "derreter" as algemas que muitas vezes nos aprisionam. A poesia é também uma manifestação simbólica, que revela o universo do autor mas também influi no universo do leitor, proporcionando uma expansão da consciência. Em muitos casos leva até a revolução. Listando algumas poesias e músicas evidenciamos momentos onde a evolução cultural beirou a revolução e libertou. Quiçá pudéssemos alimentar nossos educandos com boa literatura desde tenra idade.

    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir