SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 18 de abril de 2010

A IDEOLOGIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS



FONTE - DIÁRIO DO NORDESTE -CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

" PRAGMATISMO DAS COLIGAÇÕES "

" Prioridade é para quem tem tempo de televisão..."


" Além de tempo para a propaganda eleitoral, a preferência nas alianças é para quem tem uma boa estrutura partidária..."

" O PMDB é o primeiro parceiro do PT na disputa presidencial, só e tão-somente, por ter tempo para a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, e ter estrutura nacional, como nenhuma outra agremiação no espaço da aliança que empresta apoio ao Governo. Estes, são dois dos mais importantes ingredientes para qualquer campanha majoritária, sobretudo as de Presidente da República e de governadores. E por isso o presidente Lula tem imposto aos petistas, de alguns estados brasileiros, alianças até então imagináveis, porque elas são exigências de peemedebistas, para contestar lideranças localizadas, como é o caso de Minas Gerais.

É o pragmatismo que domina as coligações partidárias no Brasil, a partir do momento em que o rádio e a televisão passaram a ser o primeiro e mais eficiente meio de comunicação com o eleitor. Assim como no campo da disputa presidencial, no espaço local, da sucessão estadual, tudo é igual. O governador Cid Gomes vai priorizar as parcerias pelo que elas poderão dar de retorno à campanha, embora sua situação eleitoral privilegiada, seja bem diferente daquela que experimenta a ex-ministra Dilma Rousseff, nome do presidente Lula para sua sucessão.

Diferenciado

Acrescente-se ainda, no caso do Ceará, o fator Ciro Gomes. Sendo ou não candidato à presidência da República, o tratamento diferenciado que lhe será dispensado pela cúpula da campanha de Dilma Rousseff, obrigará o PT a fazer concessões, se enquadrado já não estiver naquela oportunidade. Ciro e seus aliados daqui, com ênfase para o próprio governador, serão importantes para o desfecho da eleição presidencial, sobretudo em um eventual segundo turno, razão pela qual todas as investidas serão no sentido de afastá-lo o menos possível da candidatura oficial.

Como o PMDB no contexto nacional, o PSDB local, porque com ele estará o DEM, tem tudo para ser o preferido para a coligação de Cid. Os tucanos têm o maior número de prefeitos no Estado e um expressivo tempo para a propaganda eleitoral. O DEM não reúne muitos prefeitos, mas tem alguns bons minutos no rádio e na televisão, graças ao grande número de deputados federais que conseguiu eleger no último pleito. E é pelo número de deputados federais que a Justiça Eleitoral define o tempo dos partidos no horário eleitoral gratuito."

LEIA MAIS NO DIÁRIO DO NORDESTE
EDISON SILVA
EDITOR DE POLÍTICA
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=770525

2 comentários: