SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 20 de abril de 2010

MST ACAMPA EM FRENTE AO PALÁCIO IRACEMA



" Manifestação em Fortaleza: integrantes do Movimento dos Sem-Terra querem uma solução do Governo do Estado para a queda na safra agrícola e a construção de escolas..."
FOTO: MARÍLIA CAMELO - DIÁRIO DO NORDESTE

PROTESTO

MST acampa em frente ao Palácio Iracema


" Estimativa do MST é de que 20% da safra de milho, no Estado, já foram perdidos, o que preocupa os agricultores.

Um grupo de cerca de 350 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acamparam, na manhã desta segunda-feira, em frente ao Palácio Iracema para reivindicar uma solução do Governo do Estado para a “seca verde” (a paisagem é verde, mas as plantações não apresentam sustentabilidade) que atingiu muitos municípios do Interior.

De acordo com lideranças do MST no Ceará, 20% da safra de milho já foram perdidos e um laudo técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) já teria apontado 90% de perda da safra total. “Queremos uma solução urgente para esse problema, porque muitas famílias não têm outra opção de renda. Vamos ficar aqui na sede do governo até sermos recebidos pelo governador Cid Gomes”, disse o membro da direção estadual do MST Marcelo Matos.

Como Cid Gomes estava cumprindo agenda de compromissos em Sobral, os integrantes do MST foram recebidos pelo chefe do gabinete do governador, Almircy Pinto.

A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta do MST realizada em 17 Estados do Brasil e que lembra o massacre dos trabalhadores rurais- sem terra em abril de 1997, quando 19 pessoas morreram no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará.

A pauta de reivindicação do trabalhadores inclui além de uma solução para a “seca verde”, encaminhamentos para questões como a criação de oito escolas do ensino médio e dez de ensino fundamental em acampamentos, além do pagamento antecipado do seguro-safra no valor R$100,00 em cinco meses e a criação de centos integrados de cultura, esporte e trabalho para a juventude.

Um ônibus transportava as outras lideranças da manifestação e integrantes do MST que ocuparam uma fazenda de 500 hectares, no Conjunto José Walter, foi detido pela Polícia Rodoviária Estadual, em Messejana. Por telefone, os integrantes que estavam no Palácio do Governo negociaram com o secretário Executivo de Desenvolvimento Agrário do Estado, Wilson Brandão, a liberação do veículo.

Somente no início da tarde uma comissão foi recebido por Almircy Pinto. A assessoria de imprensa da Casa Civil informou que ainda nesta semana, uma comissão do MST será recebida no Palácio Iracema.

Enquete
Pedido de ajuda

"Não houve colheita por conta da irregularidade das chuvas e por isso precisamos de apoio do Governo do Estado."

Maria do Socorro Santos
Integrante do MST

"Queremos uma resposta do governador sobre os nove assentamentos que é de responsabilidade do Estado."

Marcelo Matos
Da direção estadual do MST

DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=771448
Aécio Santiago
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário