SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 29 de março de 2010

VIOLÊNCIA SEM FIM...



Polícia
VIOLÊNCIA URBANA

" Catorze homicídios em menos de 48 horas na RMF..."

" Entre as vítimas, um taxista, um vendedor e um auxiliar de motorista. Todos entraram para a estatística da violência.

No último fim de semana, no período compreendido entre as 18 horas da última sexta-feira e a noite de ontem, as autoridades policiais registraram 14 mortes a bala e a faca. São pessoas ´comuns´, que, por um motivo ou por outro, latrocínio, ´acerto de contas´ ou vinganças, engrossaram as estatísticas dos assassinatos na Capital e Região Metropolitana. Na ´guerra´ silenciosa que estamos presenciando na Grande Fortaleza, que já matou centenas de pessoas em menos de três meses, a maioria das vítimas, anônimas, se transformam apenas em números, sem rosto, profissão e sem história.

No balanço parcial da violência desse fim de semana na Grande Fortaleza, pessoas como Edilberto Nogueira Leitão, 63, taxista; Francisco Sirley Araújo Melo, 23, vendedor; e Francisco Victor dos Santos, 43, auxiliar de motorista, figuraram entre as vítimas.

A violência começou ainda nas primeiras quatro horas e trinta e seis minutos do período contabilizado pela Reportagem. A Polícia anotou quatro assassinatos nos bairros Barra do Ceará, João Paulo II, Quintino Cunha e Bom Jardim. Segundo o boletim da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), as vítimas foram identificadas como Darlan Cesar Florêncio dos Santos, Lúcia Vidal Antunes da Silva, Nilton César dos Santos e um adolescente de 17 anos, cujo nome não foi informado pela Ciops.

O primeiro crime, registrado às 18 horas de sexta-feira, ocorreu na Avenida Leste Oeste, na Barra do Ceará. Lá, três homens efetuaram vários disparos contra Darlan César, que estava dentro de um veículo. A Polícia não informou se a vítima tinha algum envolvimento com crimes que pudessem motivar o assassinato.

O último homicídio da sexta-feira teve como vítima, conforme apurou a Reportagem, o garoto André Barbosa de Lima, 17. Ele foi atingido por vários disparos quando retornava para sua residência, na companhia da namorada, Juliete Nunes de Lima, 21. A jovem também foi baleada e levada para o hospital.

Durante o sábado mais cinco crimes. Um deles vitimou o taxista Edilberto Nogueira Leitão, 63. Ele foi alvo de mais um latrocínio (roubo seguido de morte) na localidade de Boqueirão dos Cunhas, no Município de Caucaia, às 10 horas da manhã (ver matéria coordenada ao lado).

A última morte registrada pela Ciops no sábado (27), mais precisamente às 18h53, teve como vítima o vendedor Francisco Sirley Araújo Melo, 23. Contudo, o sofrimento de Sirley e de seus parentes havia começado três horas antes. O rapaz, que segundo a sua companheira, Kátia Régia de Messias, 23, não tinha envolvimento com drogas e com atividades criminosas, foi raptado na porta da residência do casal, por quatro homens armados, em um veículo Peugeot, fingindo ser policiais.

De acordo com o relato de testemunhas, os acusados chegaram perguntando pelo irmão de Sirley. O jovem respondeu que ele não estava. Mesmo assim, os quatro homens colocaram ele no veículo e o levaram, afirmando que ele teria que participar de um reconhecimento. Mais tarde, o corpo do vendedor apareceu com várias perfurações a bala, na Estrada da Tangueira, em Maracanaú. A família exige a apuração do crime e a localização dos acusados. "Queremos Justiça. Meu marido não era bandido e foi morto dessa forma", disse.

Na madrugada de ontem, o ajudante de motorista Francisco Victor dos Santos, 43, foi morto na Rua Piritiba, no bairro Tabapuazinho, em Caucaia. Mais tarde, o vendedor Francisco Márcio de Abreu Pereira, 32, foi executado na Rua Tenente Lisboa, na Jacarecanga."


LEIA MAIS NO DIÁRIO DO NORDESTE
EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=759539

Nenhum comentário:

Postar um comentário