SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 31 de março de 2010

O CRIME É ORGANIZADO, JÁ A SEGURANÇA PÚBLICA...



CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

" NO NORDESTE
Fortaleza é líder em violência contra crianças e adolescentes..."


" Juventude ameaçada: pesquisa "Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil" revela que tem aumentado o número de jovens assassinatos..."


" Violência cresce gradativamente entre crianças e adolescentes. Desigualdade social é o principal fator.

Entre as regiões metropolitanas do Nordeste, é a de Fortaleza que possui maiores índices de homicídio envolvendo crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Situação crescente e observada no período de dez anos. A conclusão é do Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil, que revela um aumento de 119,5% nos números de assassinatos de crianças e adolescentes na Grande Fortaleza. Os resultados da pesquisa, realizada pelo Instituto Sangari, entre 1997 e 2007 apontam que a problemática infanto-juvenil aparece em primeiro plano, quando o assunto é violência homicida.

A taxa de assassinatos referente a população de jovens entre 15 e 24 anos também é alta. Aumentou em 89,9% e nesta parcela a Capital cearense também é a primeira do Nordeste em homicídios.

A pesquisa revela que ter crianças e adolescentes morrendo por assassinatos é um fato extremamente anormal, se forem observados os mais diversos fenômenos de violência que acontecem no mundo.

Além disso, o estudo também aponta que a variação dos índices de assassinatos é explicado pela variação dos índices de concentração de renda, ou seja, os jovens, mais do que outras fatias da população, são os mais afetados pelos efeitos da desigualdade social.

Para o chefe do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil do Estado do Ceará, Jairo Pequeno, o resultado da pesquisa apenas atesta uma situação que é observada facilmente nas delegacias. Quase que diariamente morrem um ou dois adolescentes, moradores da periferia. "E os homicídios são motivados por acerto de contas, são os menores envolvidos no tráfico, chamados de "aviões", ou brigas de gangue, partilha da droga", conta.

O avanço da violência homicida entre as crianças da Grande Fortaleza, entretanto, não passa despercebida pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca). Para a assessora comunitária do órgão, Mara Carneiro, houve momentos em que a entidade chegou a acompanhar casos críticos. "Tivemos relato de 40 assassinatos de adolescentes na comunidade do Jangurussu há alguns anos atrás. Acontecia uma verdadeira matança na região em curto espaço de tempo".

Para mudar essa realidade, foi formada uma rede para enfrentar essa violência. "A comunidade, associações, igrejas, todos se uniram para intervir. Surgiu uma proposta de educação em tempo integral, apoiada pelo poder público, com a qual esperamos trazer resultados positivos", disse Maria Carneiro. Ela completa que as disparidades sociais e o apelo ao consumo são fatores que precisam ser combatidos para mudar a realidade revelada na pesquisa.

A assessora observa, ainda, que as políticas públicas de segurança avançaram muito. "Foram várias mortes sem abertura de inquérito policial. A polícia se ocupa em responsabilizar os mais fracos; os meninos são a ponta do iceberg que é muito maior; a polícia só chega naquele que vende a droga, mas não em quem comanda o tráfico".

Jairo Pequeno também conclui que não os resultados efetivos de segurança dependem de uma ação mútua de repressão e prevenção. "Não basta prender, temos que manter uma política permanente de desarmamento. As mortes acontecem pelas armas. Cada revolver apreendido é um assalto ou homicídio a menos. Me diga o que é melhor? Evitar 50 crimes ou descobrir 100? É necessário mapear locais de crime, perceber onde existe a terceirização das armas, intensificar a prevenção".

O Chefe do DPE espera que, com a inauguração da Divisão de Homicídio, a Polícia Civil consiga reduzir o número de mortes entre jovens

CONTRASTE
Criminalidade cresce no Interior do Estado e RMF

Entre tantos dado negativos sobre a violência vitimando crianças, adolescentes e jovens, a pesquisa revela que os índices de homicídios nas capitais vem caindo gradativamente nos últimos dez anos. Os autores atribuem os resultados positivos à Campanha do Desarmamento e o sucesso de políticas de Seguridade Pública, tanto a nível Federais quanto estaduais.

Se no inicio década de 1990 as grandes metrópoles do País formavam os polos do crescimento da violência, o fim dessa década são marcados pela estagnação nas grandes capitais, enquanto os municípios da Região Metropolitana e Interior adentram no mapa de violência homicidaDentre as 28 capitais brasileiras, Fortaleza fica na 10º posição no ranking de taxas de homicídios por 100 mil habitantes.

Entre os municípios cearenses com maiores incidência de homicídios estão Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato e Maranguape em ordem decrescente.

A metodologia do estudo inclui informações de óbitos disponibilizadas pela Base de Dados Nacional do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Além desses indicadores, o Instituto Sangari toma como base estimativas intercensitárias disponibilizadas pelo Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), baseado em estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)."



DIÁRIO DO NORDESTE
JANAYDE GONÇALVES
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=760667

Nenhum comentário:

Postar um comentário