SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 25 de março de 2010

" NO CEARÁ EXISTE CARÊNCIA DE 150 DELEGADOS "




Segurança

" Estudo aponta carência de 150 delegados
Delegados aprovados em concurso da Polícia Civil mostram dados que indicam que a carência de delegados no Estado é de 150 profissionais..."

" Dados de fevereiro deste ano apontam: a carência de delegados da Polícia Civil no Estado é de 150 profissionais. A lotação ideal nas delegacias inclui, com variações, delegados titulares, adjuntos e plantonistas. Em grande parte das delegacias regionais do Interior, o déficit chega a seis delegados.

As informações fazem parte de um dossiê elaborado por delegados aprovados no último concurso da Polícia Civil, realizado em 2006. O estudo aponta também que, embora a maior parte dos delegados convocados no ano passado tenha ido para o Interior, ainda há 89 municípios cearenses sem delegados - nem titulares nem adjuntos.

De acordo com eles, que não foram convocados ainda, o documento foi preparado a partir das informações repassadas pela Superintendência da Polícia Civil. O órgão não confirma os dados. Segundo o relatório, na Delegacia Regional de Itapipoca, por exemplo, que cobre 17 municípios, há um delegado titular e um adjunto. A lotação necessária seria um titular, um adjunto, dois assistentes e quatro plantonistas. O déficit é de seis delegados, cita o documento.

Na Delegacia Regional de Baturité, responsável por 14 municípios, há um titular. O ideal seria também um adjunto e quatro plantonistas. As metropolitanas, em geral, não têm delegados adjuntos, conforme a pesquisa. Nas especializadas, não há déficit, com exceção da Delegacia de Defraudações e Falsificações, cuja lotação atual inclui um delegado titular, um adjunto e um assistente. O necessário seria mais cinco assistentes.

O relatório indica que, em nenhuma das 45 delegacias municipais do Interior, há delegados adjuntos. Quanto à situação de Fortaleza e Região Metropolitana, a carência é de delegados plantonistas, cita o documento.

Um dos aprovados no concurso de 2006, Paulo Cid Torres, que disponibilizou o documento, ressalta que a convocação dos concursados restantes seria uma forma de investir mais na segurança pública do Estado. ``Os índices de violência estão muito altos na Cidade e a gente está querendo trabalhar, ajudar a sociedade. Nós poderíamos estar trabalhando em prol da segurança pública para diminuir esses índices``, comenta.

Outro aprovado, Victor Timbó Lima, ressalta que um dos fatores que dificultam as ações da Polícia Civil é a falta de efetivo nas delegacias. ``Não precisamos da criação de novas delegacias para sermos nomeados. Já existe delegacia com falta de delegados. E há pessoas altamente qualificadas, com formação muito boa, que ainda não foram chamadas``, cita. Paulo Cid, Victor Timbó e outros candidatos remanescentes do concurso público criaram uma comissão para incentivar o Governo a serem chamados logo."


LEIA MAIS NO JORNAL O POVO
Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/965759.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário