SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 1 de maio de 2014

MORRE O ESCRITOR NILTO MACIEL


" NILTO MACIEL nasceu em Baturité, Ceará, em 30 de janeiro de 1945. Criou, em 76, com outros escritores, a revista O Saco. Mudou-se para Brasília em 77 e regressou a Fortaleza em 2002. Edita a revista Literatura desde 91.
Ganhou alguns prêmios literários: "Brasília de Literatura", 90, categoria romance nacional, promovido pelo Governo do Distrito Federal, com A Última Noite de Helena; "Graciliano Ramos", 92/93, categoria romance nacional, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas, com Os Luzeiros do Mundo; "Cruz e Sousa", 96, categoria romance nacional, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com A Rosa Gótica; "Bolsa Brasília de Produção Literária", 98, categoria conto, com Pescoço de Girafa na Poeira; "Eça de Queiroz", 99, categoria novela, União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro, com Vasto Abismo.
Livros publicados: Itinerário, contos, 1.ª ed. 1974, 2.ª ed. 1990, João Scortecci Editora, São Paulo, SP; Tempos de Mula Preta, contos, 1.ª ed. 1981, Secretaria da Cultura do Ceará; 2.ª ed. 2000, Papel Virtual Editora, Rio de Janeiro, RJ; A Guerra da Donzela, novela, l.ª ed. 1982, 2.ª ed. 1984, 3.ªed. 1985, Editora Mercado Aberto, Porto Alegre, RS; Punhalzinho Cravado de Ódio, contos, 1986, Secretaria da Cultura do Ceará; Estaca Zero, romance, 1987, Edicon, São Paulo, SP; Os Guerreiros de Monte-Mor, romance, 1988, Editora Contexto, São Paulo, SP; O Cabra que Virou Bode, romance, 1.ª ed. 1991, 2.ª ed. 1992, 3.ª ed. 1995, 4.ª ed. 1996, Editora Atual, São Paulo, SP; As Insolentes Patas do Cão, contos, 1991, João Scortecci Editora, São Paulo, SP; Os Varões de Palma, romance, 1994, Editora Códice, Brasília; Navegador, poemas, 1996, Editora Códice, Brasília; Babel, contos, 1997, Editora Códice, Brasília; A Rosa Gótica, romance, 1.ª ed. 1997, Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis, SC (Prêmio Cruz e Sousa, 1996), 2.ª ed. 2002, Thesaurus Editora, Brasília, DF; Vasto Abismo, novelas, 1998, Ed. Códice, Brasília; Pescoço de Girafa na Poeira, contos, 1999, Secretaria de Cultura do Distrito Federal/Bárbara Bela Editora Gráfica, Brasília: A Última Noite de Helena, romance, 2003, Editora Komedi, Campinas, SP."


Fonte: revistaagulha



" Luto na Literatura 01/05/2014 "

" Escritor Nilto Maciel é encontrado morto "

" O escritor e pesquisador cearense Nilto Maciel, 69 anos, foi encontrado morto, ontem, em sua casa, no bairro Monte Castelo. De acordo com amigos do autor, Nilto, que morava sozinho, ele não respondia e-mails nem atendia telefonemas desde o último sábado. Na terça-feira, o escritor deveria ter aberto um encontro sobre literatura fantástica, que foi realizado em Sobral. Não apareceu.
 

Raymundo Netto, editor-adjunto das Edições Demócrito Rocha e amigo do escritor, participaria de uma mesa de debates com Nilto no mesmo evento. “Tinha falado com ele na sexta. Íamos viajar. Nilto não gostava de viajar sozinho. Tinha comprado as passagens, mas, na segunda-feira, não me respondeu. Hoje (ontem), por volta de meio-dia, ligou o professor Dimas Carvalho, organizador do seminário, para dizer que o Nilto não tinha ido”, conta. Raymundo foi até a casa do pesquisador. “Bati no portão. Vi que o carro estava na garagem e a correspondência estava no chão.”
 

A Perícia Forense do Ceará foi acionada. Equipes do órgão depararam com o corpo do escritor na sala. Perto, havia uma poça de sangue. As luzes da casa estavam acesas e o computador, ligado. Uma mala repousava sobre o sofá. O laudo deve ficar pronto em até 30 dias. Vindos de Brasília, familiares do escritor devem chegar a Fortaleza na manhã de hoje. Nascido em Baturité, Nilto Maciel dedicava-se à literatura cearense. Organizou dois volumes de contos. Estreou com o livro Itinerário e foi co-editor da revista O Saco na década de 1970. Nilto deixa quatro filhas."


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2014/05/01/noticiasjornalradar,3244259/escritor-nilto-maciel-e-encontrado-morto.shtml
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário