SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 22 de maio de 2014

BRASIL: REPÚBLICA DOS IMPOSTOS





___________________________________________________________

" Brasileiro vai trabalhar até dia 31 só para pagar impostos "


" Em 2014, o brasileiro terá que trabalhar até o dia 31 de maio apenas para pagar os tributos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal. O período tem um dia a mais do que em 2012 e 2013, segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

A tributação sobre salários, consumo, patrimônio e outras taxas fizeram com que o contribuinte comprometesse 41,3% de seu rendimento bruto para pagá-la. Em dez anos, essa fatia cresceu 3,5 pontos percentuais -em 2004 era de 37,81%.

O tempo que o brasileiro precisa trabalhar para pagar os tributos é mais que o dobro do período necessário no México (71). Segundo o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, em dezenas de países onde a carga tributária é maior do que no Brasil, os cidadãos destinam menos dias de trabalho para o recolhimento de tributos.

“O Brasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 102 dias de trabalho”, disse Olenike.

O presidente do instituto também disse que a quantidade de dias trabalhados no país se aproxima da Noruega (154 dias), mas que no país os cidadãos tem qualidade de vida superior.

Estudo
No levantamento, o IBPT considerou tributos incidentes sobre salários e honorários, como Imposto de Renda e contribuições previdenciárias; os tributos embutidos nos produtos e serviços, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS e também sobre o patrimônio, entre os quais se incluem IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI e ITR.
As taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos, além de contribuições, também entraram no cálculo do IBPT. "

 (Folhapress)

FONTE:  JORNAL O POVO 
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/05/22/noticiasjornaleconomia,3254450/brasileiro-vai-trabalhar-ate-dia-31-so-para-pagar-impostos.shtml


Um comentário:

  1. A coisa é absurda o pior que não tem um retorno no mínimo satisfatório!

    ResponderExcluir