SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 13 de março de 2014

JOSÉ TELLES LANÇA MAIS UM LIVRO

"José Telles lança novo livro no Ideal" 

" Em A silhueta das areias, o poeta cearense abre mão das rimas e adota uma cadência própria para falar sobre as mulheres e a vida "  

FOTO: Divulgação 

" José Telles: médico lança hoje novo livro que reúne 84 poemas "


" Embora tenha começado a exercitar ainda na adolescência, foi somente há cerca de 20 anos que o cearense José Telles assumiu o ofício de poeta com mais rigor. E quando abriu essa janela, deixou que lhe entrasse os ventos da inspiração sem barreiras. Assim, ele aproveita todos os momentos que as palavras lhe chegam, e faz com que o texto nasça naturalmente, do jeito que ele mesmo quiser quiser. “O próprio poema pede para acabar. Ele conversa com o escritor”, explica.

Assim, surge A silhueta das areias, novo livro que será apresentado esta noite no Ideal Clube, de onde José Telles é Diretor de Cultura. Lançado pela Editora Premius, o livro traz 84 poemas. “Venho escrevendo esse livro há um tempo. Fui tirando a poeira e acrescentando vírgulas”, conta o poeta, que abre mão das rimas e busca uma cadência que se assemelha a uma toada. “Pensar que fazer verso livre é fazer sem sonoridade não existe”, avisa.

José Telles dividiu A silhueta das areias em dois momentos. O primeiro é dedicado à mulher e ao amor, onde cria situações e personagens que misturam o real e o irreal. “Se me perguntarem se essas mulheres existem, eu digo que sim. Mas dentro do meu delírio”, diz. A outra parte do livro é dedicada à vida, ao tempo e a amigos, como o cronista Airton Monte, a quem dedica “Ária de amor e de adeus a Airton Monte”.

Aos 72 anos e membro da Academia Cearense de Letras, José Telles divide seu tempo entre o trabalho de anestesista e farmacologista, a prática do tênis e a poesia. Mas a paixão parece mesmo estar nesse último assunto. “Se pudéssemos ser poetas 24 horas, seria muito bom. Por que o poeta é doce. Ele pode abominar a realidade e fugir com o silêncio”, comenta."


SERVIÇO

A silhueta das areias
Quando: quinta-feira (13), às 19hOnde: Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – Meireles)
Quanto: aberto ao públicoPreço do livro: R$ 30
Outras informações: 3248.5688


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/03/13/noticiasjornalvidaearte,3219227/jose-telles-lanca-novo-livro-no-ideal.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário