SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 6 de outubro de 2013

PELA VIDA

" Em prol da vida "




" Elba Ramalho, Chico Pessoa e Falcão participam neste domingo da Marcha Pela Vida Contra o Aborto 2013, na Praia de Iracema. Em entrevista ao Zoeira, a cantora paraibana falou sobre fazer parte do movimento Pró-Vida "
" Pela segunda vez em Fortaleza, acontece hoje, a partir de 16h, com concentração no Aterro da Praia de Iracema, a Marcha Pela Vida Contra o Aborto 2013.O intuito é mobilizar as pessoas que são contrárias a prática do aborto."

" Voluntários do movimento Pró-Vida, Elba Ramalho e Chico Pessoa participam hoje da Marcha contra o aborto "


 fotos: Fabiane de Paula

" Os cantores Falcão, Chico Pessoa e Elba Ramalho marcarão presença na caminhada, que terá como tema a defesa do Estatuto do Nascituro, aprovado recentemente em uma comissão da Câmara dos Deputados, que visa proteger e zelar pela vida do ser humano já concebido, mas ainda não nascido.

Uma das principais representante do movimento Pró-Vida no País, há alguns anos, Elba Ramalho prioriza em sua vida o trabalho de resgate. "Eu sempre ajudei muito. Inclusive, tenho uma afilhada de 28 anos que foi a primeira vida que salvei, quando ainda nem fazia parte de nenhum projeto. Tirei a mãe dela de dentro da clínica. O movimento existe há mais de 10 anos, mas só tive conhecimento há uns cinco anos atrás, quando fui convidada para fazer uma apresentação em uma caminhada pela vida em Brasília. Antes do show, na coletiva de imprensa, a mídia começou a me fazer perguntas sobre o aborto, aí soube que a ONG lutava contra a legalização desse crime", comenta, em entrevista exclusiva ao Zoeira.

Dedicação

O chamado para se dedicar à causa veio há três anos atrás, durante um retiro espiritual que a cantora fez em Medjugorje, uma pequena região da Bósnia e Herzegovina. Desde então, ela se tornou voluntária do movimento em prol da vida, conscientizando mulheres a não optarem pelo aborto.

"Há uma semana, estava em Nova York e salvei três bebês. As meninas conseguem meu telefone com alguém que já ajudei e me procuram. Passei horas aconselhando no telefone", conta Elba. A luta é difícil, mas, segundo ela, o resultado é extremamente recompensador.

A artista ainda acredita que o fato de ser uma personalidade pública a ajuda em sua missão. "Digo que Deus me fez Elba Ramalho para eu salvar vidas. Acho que Ele tinha um propósito de me colocar famosa. Não foi só fama pela fama. Era para me utilizar como instrumento, para eu chegar perto de todas essas meninas", acrescenta.

Além de fazer as meninas desistirem de abortar, os voluntários Pró-Vida também dão assistência durante o período da gestação. O projeto ainda conta com algumas casas de acolhimentos ao redor do Brasil, que são apoiadas por instituições e entidades católicas, espíritas, evangélicas, entre outras.

"Quando essas meninas se sentem acolhidas, elas percebem que estavam morrendo de medo de fazer o aborto, não queriam matar seus filhos. Tomam a decisão porque falta amparo", diz Elba.

Marcha

Neste fim de semana, sexta e sábado, a Marcha contra o aborto passou por Florianópolis e Rio de Janeiro. Vitória e Campina Grande também fazem parte do roteiro.

Em 2012, a primeira edição da caminhada na Capital cearense contou com cerca de cinco mil pessoas. "A Marcha não tem data fixa, depende de almas boas que nos ajudam. Temos várias comunidades católicas se mobilizando para nos ajudar também. O Papa Francisco trouxe essa motivação, principalmente para os jovens. Fortaleza sempre nos acolhe bem. Ano passado, fiquei encantada de ter sido tão bem recebida. Participei, inclusive, de debates com feministas totalmente abortistas. Foi enriquecedor", recorda.

Documentário

Na última quarta-feira, foi lançado o documentário "Eu, Vitória". O curta narra a história do casal Marcelo e Joana Croxato que, após receber a notícia da gravidez de um bebê anencéfalo, não hesitou em seguir em frente. Com direção do cearense Glauber Filho, o drama levanta uma reflexão sobre o amor e a vida. Os interessados podem ter acesso gratuito ao DVD em todas as filiais da Distrivideo."

Mais informações

Marcha pela Vida
Contra o Aborto 2013
Hoje, 6, a partir de 16h, com concentração no Aterro da Praia de Iracema. Contato: 3087.9551



Jacqueline Nóbrega
Repórter 


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1325013 

__________________________________________________________
 


PELA VIDA ...


                                   CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR



" Contra aborto "

" Marcha pela vida será realizada hoje na Beira-Mar "


" A concentração do evento será no Aterro da Praia de Iracema, próximo à Avenida Rui Barbosa, às 16 horas "
"Um corpo estranho que entra no organismo de qualquer pessoa é combatido pelos anticorpos. O embrião humano é o único elemento que a ciência não consegue explicar porque o corpo protege, ao invés de expulsá-lo. Isso é simplesmente o instinto materno". A afirmação é do ex-deputado federal Luiz Bassuma, autor do Estatuto do Nascituro.

Neste ano, a Marcha, promovida pelo Movimento a Favor da Vida (Movida), tem como tema "Estatuto do Nascituro", aprovado em comissão da Câmara Federal

O ex-parlamentar está em Fortaleza para participar, neste domingo, da Marcha pela Vida Contra o Aborto, às 16h, na Avenida Beira-Mar. A expectativa é reunir 10 mil pessoas em favor de uma causa: proteger e zelar pela vida do ser humano já concebido, mas ainda não nascido.

A concentração será no Aterro da Praia de Iracema, próximo à Avenida Rui Barbosa. De lá, a caminhada segue em direção à Praça dos Estressados, Avenida Beira-Mar. Neste ano, a Marcha tem como tema "Estatuto do Nascituro". O evento, promovido pelo Movimento a Favor da vida (Movida), acontece pela 6ª vez na Capital Cearense e conta com a presença de artistas locais como Falcão e Chico Pessoa, Márcia Porto, vinda da Bahia, entre outros. Além das atrações, serão feitos esclarecimentos sobre projeto de lei que tramita no Congresso Nacional para garantir a proteção integral do feto. "Trata-se de uma festa muito pra cima, alto astral, onde, reunidos, pretendemos sensibilizar a população sobre esse momento dramático", conta o diretor da Movida, Luís Eduardo Girão.

Religião

O movimento tem o apoio da Arquidiocese de Fortaleza e da Federação Espírita do Ceará. "As pessoas têm o costume de dizer que quem é contra o aborto são aqueles ligados a uma religião específica, o que não é verdade. A Arquidiocese e a Federação Espírita são a prova de que não é preciso ter uma religião determinada, basta ter instrução sobre o caso", disse o diretor. Para o Movida, é necessário divulgar cada vez mais o Estatuto do Nascituro para que a sociedade fique esclarecida sobre sua importância.

"Há uma desinformação muito grande em relação ao Estatuto do Nascituro. Ao trabalharmos esse tema durante a Marcha, teremos a oportunidade de informar a população sobre o real teor do Estatuto, que é defender a vida do embrião e proteger a mulher que deseja ser mãe", revelou Fernando Lobo, presidente do Movida.

Durante a Marcha pela Vida Contra o Aborto, serão distribuídos panfletos que explicam, de forma didática, como funciona o Estatuto do Nascituro. Além disso, serão coletadas assinaturas em favor da aprovação do documento, para serem enviadas aos parlamentares.

A iniciativa tem ainda o apoio de entidades como a Câmara Municipal de Fortaleza, Jovens pela Vida, Comitê Cearense da Cidadania Pela Vida - Brasil Sem Aborto, Associação Estação da Luz, MovPaz, entre outros.

O lançamento oficial do evento foi realizado, na noite da última quarta-feira (2), na Livraria Cultura, no bairro Meireles, com a presença da cantora Elba Ramalho, uma das grandes apoiadoras do movimento.

FIQUE POR DENTRO

Estatuto garante o direito à vida desde a gestação

Com 13 artigos, na prática, o Estatuto do Nascituro regulamenta o artigo 5º da Constituição Federal, afirmando que o direito à vida tem início no momento da concepção. O projeto tramita na Câmara dos Deputados há seis anos, já foi aprovado em duas comissões, e está atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para, em seguida, ir à votação no Plenário.

Ainda de acordo com as informações do texto, nascituro é o ser humano concebido, mas ainda não nascido. Conforme relata o texto, ele terá assegurado, também, o direito à vida, à saúde, assim como a políticas públicas que garantam o seu desenvolvimento.

"Já temos há algum tempo o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Se esse for aprovado pelo Congresso, o Brasil será o primeiro país a possuir um estatuto que zela pela vida de crianças que foram geradas, mas ainda não nasceram, enfatizando que o direito à vida é inviolável", explica o autor do projeto de lei, Luiz Bassuma."



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
 http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1325196

Nenhum comentário:

Postar um comentário