SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

COLÉGIO SERÁFICO - 80 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES

FOTO: NATINHO RODRIGUES
 
" Colégio Seráfico prepara celebração dos 80 anos "


A Escola já formou 28 mil pessoas, entre bispo, desembargador, juiz, professor, escritor, médico e advogado "

" O prédio ainda mantém todas as características do período de sua inauguração, como os portais e cerâmica portuguesa. No entanto, as mudanças de ordem pedagógica demonstram a importância que o Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil representa para a educação cearense. No início de tudo, em dezembro de 1934, ali funcionou somente o seminário para formação de capuchinhos. A partir de 1970, abriu para comunidade em geral como colégio misto. No próximo ano, a instituição completará 80 anos de existência e prepara programação especial para marcar data. As festividades serão realizadas em dezembro de 2014."

 
FOTO: NATINHO RODRIGUES

 " No início de tudo, em dezembro de 1934, na instituição, funcionou somente o seminário para formação de capuchinhos, no entanto, a partir de 1970, a escola abriu espaço para comunidade em geral como colégio misto "

" A publicação de um livro com depoimentos de ex-alunos é apontado pelo diretor do Seráfico, frei Hermínio Bezerra, como um dos pontos altos das homenagens. Por ali, passaram 28 mil pessoas, entre bispos, desembargadores, juízes, professores, escritores, médicos e advogados. A ideia, diz frei Hermínio, que irá coordenar o projeto, é reunir depoimentos de alguns ex-alunos. "O que será essencial para manter a memória da instituição".

Na programação, também está incluída uma exposição de dicionários, alguns deles raríssimos, datados de 1.400. "Anteriores à impressão criada por Gutemberg", informa ele.

Alunos

Além disso, haverá um momento de confraternização com os ex-alunos, alguns como os bispos auxiliares eméritos de Fortaleza, dom frei Adalberto Paulo da Silva e dom frei Geraldo Nascimento, entre outros nomes importantes que ali estudaram.

O Colégio Seráfico, localizado em Messejana, oferece do ensino fundamental I ao ensino médio e tem 210 crianças e adolescentes matriculados. A diretora-adjunta, professora Fátima Alcântara, frisa que a instituição tem como meta prioritária uma educação alicerçada em valores humanísticos e cristãos. "Numa formação integral e cidadã, que vai do conhecimento científico, técnico e cultural sem esquecer Deus, a família e a comunidade".

Numa área de quase quatro hectares, com muito verde e clima agradável, a escola alia a educação formal com o esporte. Para isso, foi erguido um ginásio completo, em fase de acabamento e que facilita a relação da escola com a sociedade em geral. "Aos poucos a gente vai concluir a obra, no entanto, algumas competições já podem ser realizadas na quadra", informa.

A ligação com os ex-alunos é muito próxima. Todos os anos, é realizado o Encontro dos Seminaristas Seráficos (Ensese). O grupo mantém sala de debates na internet e obras sociais.

No ano passado, a instituição foi homenageada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Ceará com uma comenda. "Isso por ser um colégio com mais de 50 anos de atuação", destaca o diretor, frei Hermínio. No próximo dia 19, o Colégio Seráfico inicia novos matrículas para 2014.

FIQUE POR DENTROLocal propício à formação de seminaristas

Em 1934, os frades capuchinhos da Província Ceará/Piauí necessitavam de um local propício à formação de seminaristas, ingressos na Ordem. Messejana, bairro de Fortaleza, oferecia condições propícias à formação dos jovens seminaristas. A distância do centro da cidade, tranquilidade e contatos com a natureza eram critérios satisfatórios à edificação desejada. Foi em Messejana o lugar ideal para a construção do Seminário Seráfico Nossa Senhora do Brasil, ainda hoje existente.

No ano de 1969, o Seminário Seráfico passa a receber alunos de outras regiões para estudarem e receberem educação, preparando-se intelectualmente para a vida religiosa.

A partir de 1974, é firmado o primeiro convênio com a Secretaria de Educação do Estado Ceará e, dois anos depois (1976), com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, passando ao poder público assumir parte dos encargos com a gestão da instituição sem que os frades capuchinhos dela se ausentem totalmente, não mais voltada à formação de seminaristas.

Em 1998, a instituição passa por uma reestruturação, voltando à condição de escola particular totalmente gerida pelos frades capuchinhos, tendo como referência pedagógica e administrativa o Colégio Pio X, localizado no centro da cidade, extinto em 2006. Três anos depois dos frades terem reassumido o Seminário Seráfico, por orientação do Conselho de Educação do Ceará, o mesmo deixa o nome de seminário e passa a denominar-se Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil.

Mais informações

A escola está localizada na Avenida Frei Cirilo, 4454, em Messejana "




FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1326345

Nenhum comentário:

Postar um comentário