SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 1 de outubro de 2013

EMMIR NOGUEIRA PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM ROMA


" Emmir Nogueira participa de Seminário no Vaticano "

" A Cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, foi convidada para participar do Seminário de Estudos para recordar os 25 anos do documento Mulieris Dignitatem (A dignidade da mulher) no Vaticano, organizado pelo Pontifício  Conselho para os Leigos.
O documento é do pontificado do Beato João Paulo II e coloca no centro a dignidade e a vocação da mulher na Igreja e na sociedade de hoje.
“A força moral da mulher, a sua força espiritual une-se à consciência de que Deus lhe confia de uma maneira especial o homem, o ser humano. Naturalmente, Deus confia todo homem a todos e a cada um. Todavia, este ato de confiar refere-se de modo especial à mulher — precisamente pelo fato da sua feminilidade — e isso decide particularmente da sua vocação.”
Esta frase – explica o comunicado do Pontifício Conselho para os Leigos – será o ponto de partida do seminário, que analisará as mudanças históricas da imagem da mulher e questionará se essas mudanças implicaram numa renúncia à sua feminilidade.
O Seminário acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro.
Emmir Nogueira participará também da Jornada Mariana, ainda no Vaticano, uma das últimas atividades do Ano  Fé inaugurado na Igreja pelo Papa emérito Bento XVI. A cofundadora aproveitará para visitar algumas missões da Comunidade  Católica Shalom no exterior. 

Mais sobre Emmir Nogueira

Casada e mãe de quatro filhos, nasceu em Fortaleza (Brasil). Residiu no Rio de Janeiro dos cinco aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs lourdinas e ursolinas e, na universidade, aos padres jesuítas. Ao retornar a Fortaleza, formou-se em Letras e especializou-se no ensino de Inglês para estrangeiros, lingüística e fonética, como “extended student” da Universidade de Michigan.
Pertencente a uma família católica, nunca se afastou da fé. No entanto, logo após o casamento, em 1973, sua prática religiosa restringia-se à missa dominical até que, em 1976, fez o Cursilho de Cristandade, a convite do esposo, Sérgio Nogueira, que participara do encontro meses antes. Em 1977, ambos fizeram o Seminário de Vida no Espírito Santo e passaram a apoiar os jovens da Arquidiocese de Fortaleza.
A experiência com Deus suscitou também o amor pela oração, pela Palavra e pelos pobres. Aproximou-se do padre jesuíta Felipe Prévost, que se tornou seu diretor espiritual, e do padre Caetano Minette de Tilesse, teólogo da Renovação Carismática conhecido por conta de sua atuação no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Ali, Emmir trabalhou com os pobres e aprendeu a abrir-se aos carismas do Espírito Santo.
Em 1978, conheceu Moysés Azevedo no apostolado com os jovens. Tornaram-se grandes amigos, unidos pelo amor ao Senhor que lhes inspiraria, mais tarde, a fundação da Comunidade Católica Shalom, fruto de sonhos partilhados que visavam à evangelização dos jovens e à glória de Deus. Em 1986, ingressou na Comunidade de Vida Shalom, na qual fez promessas definitivas em 2012.
É autora de artigos e livros de espiritualidade, estudos bíblicos e formação humana. Dedica grande parte de seu tempo ao ensino através da mídia e de pregações e conferências no Brasil e em outros países. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde trabalha com a formação geral do Shalom."


FONTE:
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza 
Tel.: 85 3308.7451
Cel.: 85 8172.3283 | 8894.3283

Nenhum comentário:

Postar um comentário