SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 17 de abril de 2013

POETA JOSÉ TELLES LANÇA MAIS UM LIVRO

Literatura 17/04/2013

José Telles lança "A Palavra Descalça"




FOTO: DIVULGAÇÃO
" Telles: a crítica como desafio à estrutura do texto "


" Desde cedo, José Telles aprendeu que “as vírgulas respiram, os pontos calam e os opostos se declaram”. Médico e membro da Academia Cearense de Letras (ACL), o escritor lança hoje o livro A Palavra Descalça, coletânea de críticas literárias, mostrando um lado prosador do poeta. A cerimônia de lançamento será realizada no Ideal Clube, a partir das 19 horas.

“Os textos (da coletânea) provêm do admirável impressionismo de um homem lido, viajado, trilíngue e provado na experiência do humano, por isso de uma voz que não se deve calar”, escreve o também escritor Linhares Filho sobre Telles. O autor de Notícias de Bordo (2006) é responsável pelo texto de abertura da nova obra de Telles, que já lançou, anteriormente, títulos como Conversando (1996), Sermões de Pradaria (2001) e O Solo das Chuvas (2007), todos de poesia.

O doutor-poeta tomou posse como membro da Academia Cearense de Letras em 2010. E, além de imortal da ACL, é também diretor cultural do Ideal Clube, espaço onde seu livro será lançado hoje. Ao escrever A Palavra Descalça, Telles “quis sair um pouco mais da vertente poética”. Segundo o autor, a coletânea reúne “críticas literárias de mais ou menos 30 autores, escritas no sentido de desafiar a estrutura prosaica do texto”.

O autor revela que o livro já está pronto há um tempo e que será lançado devido a pedidos dos amigos, inquietos para ler a obra. “Alguns amigos, como Dimas Macedo, Carlos Augusto Viana, Jorge Tufic e outros estavam ansiosos para ter o livro em mãos”. Entre os textos, resenhas críticas escritas originalmente em inglês e francês, e que foram traduzidas para o português. Quanto ao estilo, ele diz gostar “de desafiar as narrativas de cada romance publicado e a interação entre os personagens das obras”.

Entres as críticas reunidas na coletânea, algumas foram escritas por convite dos próprios autores das obras, que pediram para Telles assumir o papel de fruidor e apreciar outros autores. “Minhas críticas não seguem o rigor da academia do crítico universitário”, conta Telles. Segundo o poeta, seu modo de fazer crítica “se subordina bem mais à leveza da prosa, à organização do texto, à postura correta da ideia dentro da palavra”.

Telles já tem um próximo livro engatilhado e deve lançá-lo em breve. Com o título A silhueta das areias, o livro marca sua retomada dos caminhos da poesia. Na ACL, ocupa a cadeira 34, antes ocupada pelo também médico e escritor Vinícius Barros Leal. Telles atua, ainda, como diretor da ACL e encabeça projeto que visa aproximar a ACL das escolas públicas."


 (Paulo Renato Abreu, especial para O POVO)

SERVIÇO

Lançamento de A Palavra Descalça, de José Telles
Quando: hoje, às 19 horas.Onde: Ideal Clube (Avenida Monsenhor Tabosa, 1381 – Meireles).
Quanto: R$ 20Outras infos: (85) 3248-1055


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/04/17/noticiasjornalvidaearte,3040074/jose-telles-lanca-a-palavra-descalca.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário