SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 11 de abril de 2013

MAIS UMA MULHER NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

" Rosiska Darcy de Oliveira é eleita para Academia Brasileira de Letras"

" Eleição foi nesta quinta (11); poeta Antônio Cícero ficou em segundo lugar.
Sua trajetória é marcada por trabalhos relacionados à situação da mulher."

Do Valor OnLine
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira (Foto: Divulgação/Rio Como Vamos) 
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira 
(Foto: Divulgação/Rio Como Vamos)
" A escritora Rosiska Darcy de Oliveira foi eleita para a Academia Brasileira de Letras na tarde desta quinta-feira (11). Com 23 votos (dos 38 possíveis), Rosiska passa a ocupar a cadeira de número 10, sucedendo o poeta Lêdo Ivo, que morreu no dia 23 de dezembro de 2012 passado, na Espanha.
O poeta Antonio Cícero, que também concorria ao posto, ficou em segundo lugar, com seis votos, seguido por Marcus Accioly, que recebeu cinco indicações, e a escritora Mary Del Priore, que teve quatro votos.
Rosiska é professora do doutorado do Departamento de Letras da PUC-Rio e membro titular do Pen Clube do Brasil. Bacharel em direito pela PUC-Rio, ela trabalhou como jornalista na "Revista Visão", no "Jornal do Brasil" e na TV Globo. Durante a ditadura, morou na Suíça, onde fez doutorado e lecionou por dez anos.
Sua trajetória é marcada por trabalhos relacionados à situação da mulher. É autora de "Le féminin ambigu" e "La culture des femmes", publicados na Europa, e de "Elogio da diferença", lançado no Brasil e nos Estados Unidos. Rosiska co-chefiou a delegação à Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e fundou, em 1996, o Centro de Liderança da Mulher, do qual é presidente. Membro do Painel Mundial sobre Democracia da Unesco, ela também foi embaixadora do Brasil junto a Comissão Interamericana de Mulheres da OEA e fez parte do Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento do BID.
Colunista dos jornais "O Globo" e "O Estado de São Paulo", Rosiska também é autora de livros como "A Dama e o unicórnio", "Outono de ouro e sangue", "A natureza do escorpião" e "Chão de terra".
"A Academia [...] se sente enriquecida com o aumento de seu naipe feminino", disse o Secretário-Geral da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, segundo comunicado divulgado pela instituição. Cavalcanti presidiu a sessão no lugar da presidente, Ana Maria Machado, ausente por motivos particulares. Dos 38 votantes, 26 estavam presentes e 12 declararam seu voto por carta.

Outra vaga para a ABL aberta

A cadeira de número 36 da ABL, antes ocupada pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, que morreu no dia 22 de março de 2013, vai receber outro novo membro em 2013.
Fernando Henrique Cardoso é um dos candidatos à cadeira 36. Ele oficializou em carta sua candidatura no dia 27 de março. A carta foi entregue pessoalmente, em nome do ex-presidente do Brasil, pelo imortal Celso Lafer, em reunião da ABL no Rio, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição."

FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS  -  G-1  -   GLOBO
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/04/rosiska-darcy-de-oliveira-eleita-para-academia-brasileira-de-letras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário