SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 12 de janeiro de 2013

LUTO E SAUDADE !!!!

Morreu, na noite de ontem, em Brasília, o nosso Pe. Haroldo Coelho, militante de anos das causas populares, ao lado dos trabalhadores. Todos nós que militamos com eles, independentemente dos diferentes caminhos que tomamos depois, se sentem consternados pela perda, de fato, irreparável. A nota abaixo é de @[100002583053751:2048:Fernando Branquinho], também contemporâneo de lutas do padre Haroldo

"Aos 77 anos, faleceu ontem em Brasília, vítima de uma pneumonia, o Padre Haroldo Coelho. Cearense de Fortaleza, Padre Haroldo foi um incansável guerreiro na luta pela transformação social, trabalhando na conscientização do povo mais pobre e explorado e na sua organização. Mais que um sacerdote, era um militante na linha da Teologia da Libertação até antes dela existir. 
Conheci Padre Haroldo em 1986, quando foi candidato ao governo do Ceará pelo PT. Seu slogan "Bote Fé" e sua disposição revolucionária enfrentaram uma eleição dificílima, polarizada pelos candidatos Tasso Jereissati, então no PMDB, e Adauto Bezerra, do PDS, que tinham campanhas milionárias. Uma campanha memorável, de tostão contra milhão, na afirmação do PT como alternativa para o estado um ano depois da surpreendente eleição de Maria Luíza Fontenele (PT) à prefeitura de Fortaleza. 

Onde houvesse luta social o Padre Haroldo estava presente, apanhando da polícia, tentando mediar a favor dos mais fracos. Nos últimos anos filiou-se ao PSOL. A última vez que o vi foi na Praça do Ferreira, em janeiro de 2011, num ato em defesa da libertação de Cesare Batistti. Haroldo deixará muitas saudades e, principalmente um exemplo para aqueles que tiveram a felicidade de compartilhar a sua existência. Obrigado por tudo, Padre Haroldo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário