SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CAI MINISTRA DA CASA CIVIL

CASA CIVIL






" Escândalos motivam Erenice a deixar o cargo."


" Erenice Guerra acertou sua demissão da Casa Civil em reunião com o presidente Lula, na manhã de ontem."

AG. BRASIL

" Em comunicado oficial, a Presidência anunciou, no início da tarde de ontem, o desligamento da ministra da Casa Civil."

"Brasília. Depois da publicação pela Folha de S.Paulo de um novo caso de lobby na Casa Civil, a ministra Erenice Guerra deixou o cargo ontem."

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar na próxima semana o nome do substituto de Erenice. Por enquanto, o cargo está sendo ocupado interinamente pelo secretário-executivo da pasta, Carlos Eduardo Esteves Lima.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo é o nome mais cogitado para a função, pela desenvoltura política demonstrada ao longo do governo. Ele entrou em férias esta semana para se dedicar à campanha eleitoral no Paraná."

Novo lobby

" Uma empresa de Campinas confirma, segundo reportagem da Folha, que um lobby opera dentro da Casa Civil e acusa o filho da ministra, Saulo Guerra, de cobrar dinheiro para obter liberação de empréstimo no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Erenice também teria atuado, segundo reportagem publicada na revista "Veja", para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de seu outro filho, Israel."

" Erenice acertou sua demissão do governo em reunião com o presidente Lula. O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, anunciou oficialmente a demissão de Erenice Guerra da Casa Civil, ontem, por volta das 13 horas."

" Mais cedo, ela havia recebido, fora do Palácio do Planalto, o ministro Franklin Martins (Comunicação), emissário de um recado do presidente - de que a situação da ministra havia ficado insustentável e que ela deveria pedir demissão. O presidente continua mantendo sua confiança na ministra e lhe dá o benefício da dúvida diante das acusações publicadas nos últimos dias, mas avalia que há muitos familiares dela envolvidos em caso de lobby passando pela Casa Civil, o que torna sua situação "insustentável"."

" Pesa ainda contra Erenice a publicação de nota atacando o candidato tucano José Serra, sem consultar nem mesmo o presidente sobre o conteúdo do documento."

"O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, divulgou ontem nota pedindo o afastamento de Erenice sob o argumento de que as investigações sobre lobby não podem ocorrer com a chefe da Casa Civil no cargo."

"As investigações sobre as crescentes denúncias envolvendo a ministra Erenice Guerra, seus familiares, ex-familiares, assessores e ex-assessores, não podem ser feitas com a atual ministra no cargo, seu afastamento é essencial e deve ser imediato. Diante de tamanho escândalo, não mais se trata de ganhar ou perder votos, de assunto eleitoral, para onde o governo, a candidata e o PT tentaram desviar. O caso é de polícia", diz Guerra. Segundo ele, somente o afastamento da ministra vai permitir a investigação "séria, profunda, transparente e sem farsas, que o Brasil exige e o governo tem a obrigação de permitir".


Fique por dentro


" As acusações contra a ex-ministra."


" BNDES - Empresa de Campinas, em reportagem da Folha, acusa que o filho de Erenice Guerra, Israel, cobrava dinheiro para obter liberação de empréstimo no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A empresa que acusa Saulo, EDRB, estava interessada em instalar uma central de energia solar no Nordeste, e diz que o projeto estava parado desde 2002 na burocracia federal até que, em 2009, seus donos foram orientados por um servidor da Casa Civil a procurar a Capital Consultoria, firma de Saulo. correios - Reportagem da Veja aponta que Erenice teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados pela empresa de consultoria de Israel.

Segundo a revista, Erenice se encontrou quatro vezes com o empresário Fábio Baracat, ex-sócio da MTA Linhas Aéreas, que atua com transporte de correspondências. Depois dos encontros, intermediados por Israel Guerra, a MTA conseguiu contratos no valor de R$ 84 milhões com os Correios -destes, R$ 5 mi foram para a empresa de Israel.


DEMISSÃO


"Preciso de paz e tempo", diz carta


Brasília. Em sua carta de demissão, a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, afirma que precisa de "paz e tempo" para se defender das acusações de lobby. A carta foi lida pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.


"Senhor presidente, nos últimos dias fui surpreendida por uma série de matérias veiculadas por alguns órgãos da imprensa contendo acusações que envolvem familiares meus e ex-servidor lotado nesta Pasta. Tenho respondido uma a uma, buscando esclarecer o que se publica e, principalmente, a verdade dos fatos, defrontando-me com toda sorte de afirmações, ilações ou mentiras que visam desacreditar meu trabalho e atingir o governo ao qual sirvo.

Não posso não devo e nem quero furtar-me à tarefa de esclarecer todas essas acusações e nem posso deixar qualquer dúvida acerca de minha honradez e da seriedade com a qual me porto no serviço público. Nada fiz ao longo de 30 anos da minha trajetória pública que não tenha sido no cumprimento de meus deveres. Prova irrefutável dessa minha postura é que já solicitei à Comissão de Ética a abertura de procedimento para esclarecimento dos fatos aleivosamente contra mim levantados, à Controladoria-Geral da União a auditagem dos atos relativos à ANAC, dos Correios, além de solicitar ao Ministério da Justiça a abertura dos procedimentos que se fizerem necessários no âmbito daquela Pasta para esclarecer os citados fatos.

Preciso agora de paz e tempo para defender a mim e minha família fazendo com que a verdade prevaleça, o que se torna incompatível com a carga de trabalho que tenho a honra de desempenhar na Casa Civil...

Por isso, agradecendo a confiança de Vossa Excelência ao designar-me para a função de Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, solicito, em caráter irrevogável, que aceite meu pedido de demissão...", diz a carta.



DILMA ROUSSEFF

" Ministra tomou a atitude mais correta ".

Rio de Janeiro. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou que a saída de Erenice Guerra da

Casa Civil foi atitude correta e disse não acreditar que nova acusação de prática de lobby envolvendo o filho de sua ex-assessora de confiança possa afetar sua campanha.

"Considero que a ministra Erenice tomou a atitude mais correta. Porque, como o caso exige investigação, é sempre bom que a autoridade se afaste para assegurar que investigação transcorra da melhor forma possível", declarou Dilma, em curta entrevista ontem à tarde na Associação Comercial do Rio.

Uma empresa de Campinas confirma, segundo reportagem da Folha de S.Paulo, que um lobby opera dentro da Casa Civil e acusa o filho de Erenice, Israel Guerra, de cobrar dinheiro para obter liberação de empréstimo no BNDES.

Dilma refutou envolvimento com o episódio, apesar de ser a titular da Casa Civil à época da negociação, tendo Erenice com secretária-executiva.

"Onde está a prova de que eu esteja envolvida nesse caso? É importante no Brasil que a gente não perca a referência das conquistas da civilização. Tem de provar que você fez. Não você provar que não fez. Como eu estou envolvida nesse caso? Aliás, tomei conhecimento dele pelos jornais"."


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=852431

Nenhum comentário:

Postar um comentário