SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O MELHOR DO DEBATE DA TV O POVO

FOTO: IGOR DE MELO - O POVO

" Cid promete construir mais três hospitais e Lúcio dar leptop e internet para professor."

No terceiro bloco, os candidatos respondem sobre temas ecolhidos pela produção do debate da TV O POVO. O primeiro sorteado foi Soraya Tupinambá, que escolheu responder sobre Meio Ambiente. Indagada sobre demora na concessão de licenças ambientais, o que dificultaria a atração de grandes investimentos, Soraya observou: o licenciamento é fundamental para compatibilizar a sustentabilidade com o desenvolvimento. Órgão ambiental não pode ser cartorial. Daí, ser fundamental o Ceará ter políticas estratégias no setor. Citou a questão da água que avançou, mas disse ser preciso revitalizar bacias como a do rio Jaguaribe e criar mais unidades de conservação. As que existem, conforme ela, não tem plano de gestão. Também citou necessário enfrentar a questão da matriz energética, com a política ambiental sendo necessária para orientar toda a política. “A gente diz que o Eike Batista é o que criado mais unidade de preservação no País. Assim não pode ser”, afirmou.

Lúcio Alcântara foi indagado sobre “Educação” e que há 11 mil contratos temporários no Estado qual seu compromisso. Lúcio disse que seu foco será o professor, pois nada vale escola bonita e equipamentos se o docente não estiver motivado. “Eu, no meu governo, promovi o maior concurso para professor”, lembrou. Prometeu o piso nacional da categoria, além de um lep top e acesso à internet, citando ainda que tratará das questões de saúde que atingem esse profissional, com assistência principalmente psicológica, bem como questões da voz, promoção por mérito e bolsas.

Marcelo Silva foi indagado sobre “Segurança” . Prometeu focar represão e na prevenção, esta útima a partir de investimento na educação e na cultura, esportes, etc. Citou a juventude, que precisa ter mais esporte, ocupada e não no ócio. Também, caso seja eleito, investir na questão do preparo do setor, qualificando mais profissionais da segurança, dando a ele também melhor condição de vida e unificar as polícias civil e militar. Disse que gostaria de ter apoio das universidades nessas ações.

Cid Gomes respondeu indagação sobre Saúde e a falta de leitos no Estado. Ele aproveitou para informar que, como está no Governo, já está trabalhando. Informou sobre os dois hospitais regionas em construção, com o do Cariri quase pronto. “Serão 800 leitos para duas regiões distantes da Capital”, disse, destacando ainda a construção de policlínicas para consultas e exames especializados, atendendo a todas as microrregiões com esse serviço. Cid revelou que com o governo federal está implantando 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e que virão mais 10, no que ajudarão a desobstruir emergêncas. Cid prometeu construir no Sertão Central, Inhamuns e Sertão de Canindé um grande hospital, um outro em Fortaleza para desafogar o IJF e outro na Região Metropolitana para leitos de acomodação para desobstruir leitos de emergência.

Marcos Cals foi indagado sobre como vai combater a desigualdade. Ele falou que o Interior já não vem recebendo mais tantas empresas como na época do governo Tasso Jereissati. “Eu não me recordo qual a grande empresa, acima de 500 empregos, que se instalou recentemente no Interior do Estado”, cutucou o postulante. Disse que estava até com inveja de Pernambuco,que vem conquistando grandes empreendimentos. Ironizou que Lula aqui veio lançar siderurgica e refinaria e passa governo e entra governo e nada de refinaria. “Promte-se agora pra daqui a quatro, cinco ou seis anos…” Marcos afirmou que até lhe perguntaram sobre coo está funcionando a Unilab, em Redenção, no momento ainda em implantação.

Marcos Cals almoça com supermercadistas e promete aliviar carga tributária
Candidata promete saneamento em 6 meses; outro diz que vai extinguir o Ronda
HOSPITAL DE MARACANAÚ GANHARÁ NOVOS LEITOS E EQUIPAMENTOS
Nas considerações finais, novas queixas por conta da ausência de Cid Gomes
Marcos Cals promete oposição “decente” e com base na “humildade”
Soraya critica Segurança de Cid e cutuca Marcos Cals, enquanto Lúcio anuncia que vai criar o “Vale Sonho” e “Vida Melhor”."

MAIS DEBATE:


" Sob a mediação do jornalista Rui Lima, no segundo bloco candidato pergunta a candidato. Com sorteio de quem começa. O sorteado foi Soraya Tupinambá. Ela indagou para Cid Gomes sobre violência no Estado e a atuação da polícia, sem farda, que agrediu o jornalista Melquíades em Limoeiro do Norte por denuncia uso indiscriminado de agrotóxico. Cid aproveitou para fazer um balanço dos investimentos que vem fazendo na área da Segurança como a construção da melhor academia de polícia do Pais, em equipamentos, em polícias especializadas em tráfico de drogas e outras. Excessos policiais tem, conforme Cid, de ser combatidos de forma permanente. Disse que a Corregedoria das PMs está ganhando sede reformada e começa a atuar, pois havia encalhe de processos. Há investimento de pessoal e “eu pessoalmente, tenho compromisso de cuidar dessa área e acompanhar cada um dos indicadores…”

Soraya, em sua réplica, considerou as ações de Cid na área “insuficientes”, pois se banalizou a ação dos policiais contra a pobreza. Lembrou que o corregedor das Polícias foi denunciado como envolvido em tortura na época do regime militar. O governador reabteu e disse que não ficou comprovada denúncia contra o corregedor e que foi escolha do secretário a permanência dele no cargo.

Cid escolheu o candidato Marcelo Silva (PV) para a pergunta. Ele expôs que sua gestão investe em rede de fibra óptica (Cinturão Figital), levando banda larga em municípios que concentram 80% da população. Perguntou como Marcelo vai usar essa seu projeto, no que o postulante “verde” destacou a importância da internet. Lembrou que em Maranguape, quando prefeito, inaugurou a primeira ilha digital no Estado, que funcionou muito bem. Disse ser importante a bandar larga, mas levar o acesso da população pobre ao computador, no que prometeu, se eleito, adotar tal medida, principalmente atendendo a crianças e jovens.

Essa indagação deu chance a Cid de aprofundar o Cinturão Digital para o eleitorado. Informou que o governo gasta milhões com esse serviço pagando a terceiros, mas permitirá também acesso à telemedicina (cirurgia no Interior com médico acompanhando na Capital), ensino à distância com cursos para a população e capacitação de pessoal.

Marcelo Silva fez pergunta para Lúcio Alcântara. Perguntou qual a visão que ele tem do potencial da orla marítima, do zoneamento ecológico e econômico do Estado. Lúcio preferiu lembrar que que promoveu urbanização de lagoas, criou o parque Adahil Barreto, o primeiro conselho do meio ambiente, isso quando foi prefeito de Fortaleza. Lembrou ainda que, como governador, criou o Geopark do Cariri, o primeiro da América do Sul. “Agora, é preciso que as ações não sejam predatórias e é esse equilíbrio que deve ser buscado através dos órgãos do meio ambiente com MP, ativistas do meio ambiente. Darei toda ênfase e empenho a esse zoneamento econômico e ecológico para que as atividades que dão emprego se dêem em consonância com o meio ambiente”.

Lúcio Alcântara indagou para Marcos Cals sobre o que ele fará no plano da juventude, segmento que no “meu governo foi distinguido com a Secretaria de Esporte e o atual governo tirou a palavra juventude”. Marcos prometeu criar a pasta da Juventude. Também criar centros públicos de tratamento de dependentes químicos, entregando esses equipamentos a entidades religiosas. Ele aproveitou para pautar o confronto e bateu no projeto Acquario do Ceará, do governo atual: ”No meu governo não vamos consttruir o aquário com dinheiro público. Posso dar as condições, mas R$ 250 milhões vamos construir 100 escolas tempo integral”. Prometeu ainda reforço escolar na rede pública.

Lúcio não pegou o mote do acquario e preferiu dizer que vai financiar estudo par jovem da rede pública no ensino superior, também o “Vale Sonho”, mil reais na conta do jovem que, ao concluir ensino médio, terá renda para iniciar atividades, ganhando ainda financiamento em universidade pública se não tiver condição. Cals reabteu e disse que o Fundo de Combate à Pobreza já faz isso e reiterou a criação do Cartão Vida Melhor para a pobreza.

Soraya Tupinambá falou de educação e lamentou que educadores continuam desvalorizados. Ela lembou que Cid questiona a lei do piso salarial nacional, observando ser um erro da sua gestão. Disse ser fundamental questionar o ensino profissionalizante, que não deve ser só para o mercado, mas para atender ao Estado como um todo. Cals pegou o mote e disse que sempre teve o servidor do seu lado, nos cargos que ocupou, porque sempre valorizou essa categoria. “O professor tem que ser bem remunerado”, acentuou, prometendo qualificar o docente e todos os que fazem a escola pública no Ceará. Soraya lamentou que Marcos faz a crítica do lugar de onde saiu – ele era secretário estadual da Justiça e Cidadania. “Temos concordância, mas se não tivessemos tres candidatos disputando o Senado, sua candidatura não se concretizaria”.


FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário