SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 15 de agosto de 2010

CAMINHADA COM MARIA



ATO DE FÉ

Caminhada com Maria é hoje


" Arquidiocese de Fortaleza aguarda mais de 1,5 milhão de fiéis para uma das romarias mais esperadas da Capital."

" Com o tema "Fica Conosco, Senhor" ocorre, hoje, a partir das 15h, a 8ª Caminhada com Maria, que, neste ano, graças à ajuda das novas tecnologias - blog, Twitter e outras redes sociais - ganhou maior popularidade. "Estamos esperando caravanas de vários municípios cearenses e até de outros estados do Nordeste", festeja Antonio Neto, coordenador de Infraestrutura da Caminhada com Maria, que espera reunir 1,5 milhão de pessoas. "Não se trata, apenas, dos festejos em homenagem à padroeira de Fortaleza, mas um momento de reflexão e de oração", pontua, chamando a atenção para o caráter religioso da festa.

Nesse aspecto, a Caminhada com Maria tem o propósito de reunir as pessoas em torno da família. Antonio Neto justifica: "Família que reza unida, permanece junta", completando que o percurso da caminhada será dedicado à reflexão sobre os verdadeiros valores da vida.

Criada em 2003, a cada ano, o evento conquista mais seguidores. São pessoas que saem de diversos pontos da Cidade. Para isso, a própria Arquidiocese de Fortaleza ajuda, ao expedir carta solicitando que as missas nas paróquias de Fortaleza sejam celebradas até o meio-dia de hoje. A iniciativa tem como objetivo incentivar a participação dos fiéis na caminhada, cuja concentração acontece às 14h, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, localizado no bairro Nova Assunção. A saída do local está prevista para as 15h, passando pela ponte sobre o rio Ceará e seguindo pela Avenida Leste-Oeste, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Coroação

Depois de percorrerem 12Km, durante três horas, os fiéis participam da coroação de Nossa Senhora. O momento constitui um dos mais importantes da Caminhada, pelo seu simbolismo. O ato requer oração e reflexão em torno de toda a família, afirma Antonio Neto. Significa que as pessoas atenderam ao chamado da caminhada, "Fica Conosco, Senhor", reforça, destacando que a vida não tem sentido sem Jesus Cristo.

Os organizadores não esqueceram um dos principais quesitos: a segurança. "Foi feito todo um planejamento", diz, citando que está assegurado o apoio da Polícia Militar, da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), da Guarda Municipal e Defesa Civil e de soldados do Exército.

A primeira Caminhada com Maria foi realizada no ano de 2003, como parte da programação dos festejos em comemoração aos 150 anos da Diocese do Ceará. Amparada pela a Lei nº 8795, de 28 de novembro de 2003, passou a integrar o Calendário Oficial do Município de Fortaleza como feriado municipal, dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Capital.

Logo quando foi criado, a finalidade do movimento era resgatar as origens cristãs e marianas da Cidade, que desde o século XVII tem registro dessa devoção religiosa. No primeiro evento, veio a resposta da população, quando mais de 150 mil pessoas participaram."

DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=832129

Nenhum comentário:

Postar um comentário