SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CAMINHADA COM MARIA: FORTALEZA TEM MÃE




Padroeira

" Multidão caminha ao lado de Maria."

" Uma multidão participou da procissão em homenagem à padroeira de Fortaleza. A Caminhada com Maria teve início no Santuário de Nossa Senhora da Assunção e seguiu até a Catedral Metropolitana de Fortaleza."

Lucinthya Gomes

" O percurso de 12 quilômtros, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, não desanimava a dona de casa Maria de Sousa Brito, 45. Ela participava da Caminhada com Maria junto com o marido, o marinheiro aposentado Raimundo Nonato de Brito, 52, que é cadeirante. “A gente vem para agradecer a Deus e louvar Nossa Senhora, que é a nossa grande mãe. A caminhada enche a gente de força. É aqui que eu acho mais leve empurrar a cadeira de rodas”, garante Maria, que cantava as canções com entusiasmo.

De acordo com as expectativas da organização do evento, a Caminhada com Maria reuniria 1,5 milhão de fieis, vindos de vários bairros, municípios, inclusive de outros Estados. “Nós confirmamos a expectativa. O número de participantes dobrou em relação ao ano passado. Acredito que por ser domingo, as pessoas tiveram mais facilidade de participar”, disse o coordenador geral do evento, Afonso Ibiapina. Ele compara a procissão a um mar, com vários afluentes de rios, já que muitas pessoas vão se somando à procissão durante o percurso.
A missionária Cláudia Lima, 54, participa todos os anos da Caminhada com Maria. “Aqui eu venho orar pela família e pela humanidade. Tenho uma intimidade tão grande com Jesus, Maria e José”, disse, enfatizando que sempre se mira no exemplo da família de Jesus.


“Com esta caminhada, queremos dizer " Fica conosco, Senhor ". O Senhor é o nosso caminho, nossa verdade, nossa vida”, disse o arcebispo Dom José Aparecido Tosi. Para ele, este é um grande momento de reforço e manifestação da fé do povo com Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. “Pelos caminhos de Maria podemos trabalhar pelo Reino de Deus, pela nossa cidade e nossos irmãos”, afirmou.

Promessa

De pés descalços, a estudante Raquel da Silva Sousa, 20, participava da procissão. “É a primeira vez que venho na Caminhada com Maria. Tô indo descalça porque fiz promessa e consegui uma conquista”, disse. Ela garante que o percurso não seria de sofrimento e o sacrifício compensava pela graça alcançada.
A operadora de produção Socorro Vasconcelos, 34, também participava da caminhada descalça. Era uma entre tantos voluntárias que formavam o cordão de isolamento do cerimonial. “Faz parte da minha missão. Vim por causa de duas graças muito grandes que alcancei: batizar meu filho e levar meu marido à Igreja”, comemora.

NÚMEROS

12
QUILÔMETROS FOI O PERCURSO FEITO DESDE O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO ATÉ A CATEDRAL.

10
TRIOS ELÉTRICOS ACOMPANHARAM A CAMINHADA COM MARIANA TARDE DESTE DOMINGO. O EVENTO NESTE ANO CHEGOU À SUA OITAVA EDIÇÃO.

E-MAIS

> Vários políticos em campanha aproveitaram a Caminhada com Maria para fazer bandeiraços e panfletar para as eleições de outubro. Os números dos candidatos vinham inclusive em folhetos de cânticos.

>De acordo com Afonso Ibiapina, coordenador geral da Caminhada com Maria, a imagem que é conduzida no andor durante a procissão, é uma réplica. “A imagem original veio de Portugal e fica guardada no Santuário de Nossa Senhora da Assunção. Foi esculpida por um artista português”, explica.

> Segundo Ibiapina, Fortaleza nasceu sob a proteção de Nossa Senhora da Assunção. “Essa caminhada já foi feita por Martim Soares Moreno, quando reconquistou o forte dos holandeses”, diz. Esta é a oitava edição da Caminhada com Maria. Ontem foi acompanhada por dez trios elétricos.


> Antes mesmo do início da Caminhada com Maria, vários fiéis se espalhavam pela avenida Leste Oeste à espera da passagem da imagem de Nossa Senhora da Assunção. À medida que a procissão passava, mais pessoas aderiam. Muitos moradores da avenida montaram pequenos altares para Nossa Senhora."

JORNAL O POVO
Lucinthya Gomes
http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/fortaleza/2010/08/16/interna_fortaleza,2030982/multidao-caminha-ao-lado-de-maria.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário