SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 9 de fevereiro de 2014

SARAMPO VOLTA DEPOIS DE 15 ANOS

IMAGEM:http://alagoasreal.blogspot.com.br/2014/01/sarampo-brasil-ce-novos-casos-suspeitos.html

 

" 15 anos depois, o Sarampo está de volta "

" O momento é de alerta no Ceará. Provocado por vírus e altamente contagioso, o sarampo pode gerar pneumonia, cegueira e desidratação "




 

" Após 15 anos sem indícios da doença, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou a ocorrência de um caso de sarampo no Estado – em 13 de janeiro. Dez dias depois, mais nove casos foram confirmados. A volta do vírus – que já se configura como surto – repercutiu entre profissionais de saúde e provocou o início de uma campanha de vacinação. O Ceará havia passado 15 anos sem ter nenhum registro da doença.

Causado por vírus e altamente contagioso, o sarampo pode gerar complicações como pneumonia, cegueira e até matar. A única medida eficaz para evitar a doença é receber imunização através das vacinas tríplice viral ou tetra viral, que - além do sarampo-, oferecem imunização contra rubéola, caxumba e varicela. O momento é oportuno, portanto, para procurar com urgência e atualizar os cartões de vacinação, conforme lembra Robério Dias Leite – médico pediatra e infectologista.

Com a ocorrência do surto, está sendo realizada vacinação de crianças com idade entre seis meses e 5 anos, mulheres até 49 anos e homens até 39 anos na rede pública. Adultos e adolescentes devem procurar registros de vacinação anterior. Quem não lembra de ter recebido imunização ou não possui cartão de vacinação deve ser vacinado. Pois, na ausência de comprovação vacinal, considera-se não vacinado.

Adultos que já receberam todas as doses da vacina na infância e têm registros não precisam se preocupar, pois os anticorpos perduram e não é necessário receber novas doses – conforme explica a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Vilma Braga. Entretanto, entre as crianças de até 5 anos, mesmo já tendo recebido duas doses da vacina, deve ocorrer nova imunização. “Esse é o momento de colocar o cartão de vacinas em dia. Seguir a recomendação das crianças de seis meses a 5 anos fazerem a vacina. E, acima dessa faixa, verificar. É preciso que as pessoas fiquem atentas”, diz Robério Leite.

O sarampo - segundo o médico - é uma doença “que engana”, pois começa com características de gripe com febre, tosse e coriza. “Surge a conjuntivite e depois as erupções na pele. A maioria dos casos não precisa de internação. Basta cuidar da hidratação e controlar com antitérmico, mas, se o indivíduo tiver alteração na consciência e diarreia, tem que ser internado”, completa Robério Leite, que atende no Hospital São José – uma das quatro unidades da rede pública aptas a internar os casos com indicação de hospitalização. Os outros locais são o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital Geral Waldemar Alcântara. Neste domingo, o Ciência & Saúde explica quais grupos devem procurar a imunização nos postos de saúde, os sintomas e as complicações atribuídas ao sarampo. Boa leitura!

Serviço
Veja os boletins técnicos sobre sarampo divulgados pela Sesa: www.saude.ce.gov.br
 
1997Ceará teve 724 casos da doença.
Na época, autoridades disseram que um dos principais problemas era a contaminação em várias áreas do estado. De janeiro a agosto foram registrados casos em Fortaleza, Maracanaú, Quixadá, Iracema, Icó, Araripe, Salitre, Pedra Branca, Crateús, Tianguá, Madalena, Viçosa e Granja. Quantidade de casos chegava a subir 60% em 20 dias.

1998
Até o fim do ano, a região sul era a mais afetada – com 826 casos. Seguida pelo Nordeste, com 272 casos – a maior concentração estava em Pernambuco (146 casos).
 1999
No Ceará, o último caso confirmado da doença aconteceu em dezembro. Brasil era um dos países selecionados pela Organização Pan-Americana da saúde para promover esforços especiais na erradicação do sarampo até o ano 2000. 2004
Caso da doença em Pernambuco deixou autoridades cearenses em estado de alerta. Vacinações foram intensificadas.
2006/2007O Estado da Bahia viveu um surto de sarampo. Doença não chegou ao Ceará.
 2010
Brasil tem 83 casos confirmados – 57 deles na Paraíba.
2011Piauí e Bahia têm casos confirmados da doença.
Município de Fortaleza teve que prorrogar por duas vezes a campanha de vacinação, pois meta estipulada pela Secretaria da Saúde não havia sido alcançada.2012
Pernambuco – estado vizinho do Ceará – tem um caso confirmado.
2013Pernambuco vive um surto de sarampo. São mais de 110 casos confirmados
 2014
No Ceará, até 24 de janeiro, dez casos foram confirmados por critério laboratorial. Dos casos confirmados, 60% são menores de um ano de idade (portanto não vacinados) e todos do sexo masculino.Sesa iniciou vacinação de bloqueio nos posto de saúde.
 SAIBA MAIS

O sarampo é uma doença de notificação compulsória – todas as suspeitas devem ser reportadas para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Desde 1999, o Ceará não registrava casos da doença. No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão autóctone (originada dentro do próprio país) desde 2000. Porém, o Ministério da Saúde confirmou vários casos importados entre 2001 e 2013 – principalmente em Pernambuco, na Paraíba e em São Paulo.
 Para que o caso seja considerado caso suspeito, é necessário que o paciente apresente febre e exantema (manchas vermelhas na pele), acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e conjuntivite. Ou apresentar febre e exantema com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias, contato com alguém que viajou ou contato com caso suspeito/confirmado de sarampo.


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2014/02/08/noticiasjornalcienciaesaude,3202900/15-anos-depois-o-sarampo-esta-de-volta.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário