" CE autoriza Petrobras a captar água de lagoa em cidade que enfrenta seca"
" Retirada de água de lagoa quase seca foi autorizada pelo governo do CE.
Haverá reunião com a empresa sobre o assunto nesta quinta, diz Cogerh."
" A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) autorizou a Petrobras a retirar água da Lagoa Seca, em Paracuru, para fins industriais, segundo decreto publicado em 6 de janeiro no Diário Oficial do Estado. Com dois anos consecutivos de seca, a cidade litorânea de Paracuru é uma das 177 a decretar estado de emergência por causa da falta de água e a Lagoa Seca é um dos mananciais que abastecem os carros-pipa para consumo humano no município, de acordo com o o diretor de Meio Ambiente da cidade, Edmundo Ferreira. A lagoa tem baixo nível de armazenamento devido à seca.
“A lagoa está em estado crítico. Temos hoje 84 centímetros de água, isso não é muita coisa porque há dois meses o volume de água chegava a dois metros”, diz Ferreira. Procurada por e-mail e telefone pela TV Verdes Mares e pelo G1, a Petrobras ainda não se manifestou sobre o assunto.
saiba mais
No decreto, a Secretaria de Recursos Hídricos permite que a Petrobras
retire 27,78 litros de água por segundo, por um período diário de três
horas, o que representa mais de 300 mil litros de água por dia. Esse
volume é suficiente para abastecer 10 carros pipa. De acordo com o
decreto, a retirada da água da Lagoa Seca é permitida até 2018.“Embora o consumo da Petrobras não se iguale ao consumo da Cagece [Companhia de Água e esgoto do Ceará] , que é a concessionária [de água], fica patente uma coisa: nós não dispomos de reservas. O uso da Petrobras é estritamente industrial, isso não é permitido pela legislação, a prioridade é para o abastecimento humano”, argumenta Edmundo Ferreira.
Reunião
De acordo com a Cogerh, haverá, nesta quinta-feira (6), uma reunião técnica com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e um representante da Petrobras para definir as medidas que serão tomadas. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a intenção da Cogerh é de suspender a retirada de água.
“Nós não temos condições de suprir essa demanda [da Petrobras], porque não temos outro manancial [que garanta o abastecimento do município]. Não temos como repor estoque e não temos outro manancial. Não podemos abdicar do direito da população de ter água”, diz Ferreira."
FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO G 1 - CE
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/02/ce-autoriza-petrobras-captar-agua-de-lagoa-em-cidade-que-enfrenta-seca.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário