SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

JORNALISTA PAULO TADEU É HOMENAGEADO PELO MATOU A PAU...TA



" Saiba mais sobre o homenageado do bloco Matou a Pau...ta! 2014
O corpo franzino não dá pistas do folião animado que é; já o sorriso largo traduz as maiores características deste profissional que foi de repórter de política a presidente de maracatu: a alegria de viver e a simplicidade. A trajetória de Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira é uma história de amor ao folclore e ao cortejo de reis e rainhas africanos.

Jornalista, radialista, folclorista, administrador, professor, ator e produtor cultural. Não o chame de senhor. "Como é que uma pessoa com carteira de ator pode ser tratado com tamanha deferência", disse Paulo Tadeu uma vez ao funcionário do Sindjorce que tratava dos documentos para renovação de sua carteira de jornalista.

Nascido em Palmácia (CE), em 25 de janeiro de 1946, filho da professora Maria Dolores Sampaio Gomes e de Antônio Gomes de Oliveira, auxiliar de enfermagem do Ministério da Saúde, Paulo Tadeu demonstrou seu interesse pelo folclore desde muito cedo. Mais especificamente pelos carnavais, fundando os Maracatus Vozes d'África (1980) e Nação Iracema.

"Eu era repórter de política e via o seu Zé Rainha (um dos nomes mais populares do carnaval de rua de Fortaleza, falecido em 2011) passar e ficava encantado com ele vestido de rainha do maracatu", disse Paulo Tadeu. Foi presidente do Maracatu Az de Ouro (1978/1979) e, nos dias atuais, integra a Associação Cultural e Educacional Maracatu Nação Iracema e a Associação Cultural e Educacional Maracatu Vozes d'África.

Paulo Tadeu foi também pioneiro na abordagem do tema Maracatu na comunidade acadêmica cearense, tendo defendido a monografia de pós-graduação em Turismo intitulada “Marketing Turístico: foco no Maracatu", pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1995, e a dissertação de mestrado em Administração intitulada "Pequena e Média Empresa: Perspectivas Organizacionais para o Maracatu Cearense", também pela UECE, em 1997. "


FONTE: SINDICATO DOS JORNALISTAS DO CEARÁ - SINDJORCE


Nenhum comentário:

Postar um comentário